Escola Básica de Santa Iria da Azóia (Loures)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Os alunos manifestam regularmente a sua vontade em realizar atividades ao ar livre. A ausência de instalações adequadas no espaço exterior também já foi referida pelos alunos no decorrer da Auditoria Ambiental realizada anualmente no âmbito do Programa Eco-Escolas.
Este foi o ponto de partida para a elaboração do projeto "Sala de aula/atividades e lazer exterior".
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
A escolha do espaço para a implementação deste projeto foi estratégica. O local selecionado está em contacto direto com a Natureza. Á sua esquerda, encontra-se a horta da escola e, à sua direita, existem algumas árvores de grande porte que irão fornecer sombra, De forma a valorizar a Natureza envolvente e respeitar o conceito de sala de aula/atividades e lazer “limpa”, propõe-se a colocação de um mobiliário de madeira e de um solo natural, o que irá permitir uma total integração da sala a nível paisagístico.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
Cerca de 17500..
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
Cerca de 85.
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Pretende-se resolver a falta de uma sala de aula e sala de atividades/lazer ao ar livre assim como ir ao encontro do interesse demonstrado pelos alunos em usufruir mais do espaço exterior.
Em simultâneo, pretende-se responder às necessidades da escola do século XXI, ao priorizar a saúde mental dos alunos, consciencializar a comunidade educativa para as questões ambientais e proporcionar atividades num espaço inovador e motivador.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção é de caráter permanente. A sala de aula/ atividades e lazer destina-se a diversas funções e poderá ser utilizada por todos os elementos da comunidade escolar. Ao longo do tempo, poderá ainda ser enriquecida com novos elementos.
Explicite:
- colocação de plantas autóctones e diversificação da vegetação existente.
- colocação no solo de terra batida de um pavimento natural de gravilha branca; utilização da sombra das árvores e de pérgulas; plantação de arbustos e criação de novos canteiros para aumentar a vegetação.
- reutilização de livros/jogos de tabuleiro doados pelos vários membros da comunidade escolar e recuperação de uma antiga estufa para a criação de uma Eco-biblioteca; recuperação de paletes para a criação de mesas baixas.
- proporcionar um espaço agradável onde possam ser realizadas: as sessões de tutorias (entre docentes tutores e alunos sinalizados); as sessões de acompanhamento aos alunos com necessidades educativas especiais; as sessões de mentoria entre pares ou ainda as sessões dinamizadas pelo Serviço de Psicologia e Orientação.
- aulas e dinamização de atividades num espaço exterior, rodeado pela Natureza.
- proporcionar a todos os membros da comunidade escolar um local onde almoçar e conviver ao ar livre.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Prevê-se a necessidade de manutenção anual do mobiliário de madeira, podendo a mesma ser realizada por alunos voluntários, alunos de Educação Especial, delegados ambientais, alunos do clube de pintura, entre outros. A plantação de trepadeiras e de arbustos assim como a manutenção do canteiro e do jardim vertical poderá ser realizada por voluntários da comunidade educativa ou ainda membros do Projeto “Sou um agricultor em semente” e do Programa Eco-Escolas.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
A 1ª fase do projeto (colocação do solo e de algum mobiliário) contou com o apoio monetário da Câmara Municipal de Loures, no seguimento da participação da escola no Projeto Socioeducativo “Sala de Aula Exterior” e posterior seleção do projeto apresentado. Também contou com a colaboração da União das Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela, na colocação da gravilha.
A concretização da 2ª fase do projeto irá envolver diretamente os alunos, através da doação e reutilização de livros e jogos de tabuleiros, da recuperação de uma estufa para dar vida à Eco-biblioteca e da colocação de alguma vegetação (arbustos e plantas no canteiro). Será necessário envolver os parceiros já solicitados na 1ª fase para a colocação da pérgula e de algum mobiliário.
Quanto à 3ª fase do projeto (colocação da segunda pérgula, criação do jardim vertical e iluminação do espaço com recurso a candeeiros solares), prevê-se o envolvimento de todos os intervenientes das fases 1 e 2 do projeto.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Ao equipar a escola com um ambiente de aprendizagem e lazer inovador, o qual proporciona um maior contacto com a Natureza, o projeto permite ir ao encontro: das recomendações do Relatório do Estudo "Observatório Escolar: Monitorização e Ação - Saúde Psicológica e Bem-Estar" da Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (maio de 2022), nomeadamente na promoção das escolas enquanto locais de aprendizagem e trabalho saudáveis; das observações que constam no documento "Evidência da Ciência Psicológica e Desafios Societais - A importância dos Espaços Verdes para a Saúde Psicológica e o Bem-Estar" da Ordem dos Psicólogos Portugueses (dezembro de 2021); de alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente os objetivos 3 - Saúde de Qualidade, 4 - Educação de Qualidade e 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis.
Este projeto permite aliar o ensino formal ao ensino não formal e cumpre uma das características importantes nos contextos de aprendizagem não-formal, a saber a possibilidade de utilização de um local diferente daquele que o ensino formal costuma usar. Proporciona ainda uma dinâmica de ensino/aprendizagem diferente da tradicional (ambiente prazeroso, próximo da Natureza e que apela ao uso de ferramentas didáticas atrativas).
Este projeto irá contribuir também para um maior sucesso educativo, já que novos cenários de ensino e ambientes motivadores de aprendizagem funcionam como elementos que motivam os alunos para as atividades escolares no geral. Proporcionar à comunidade escolar um maior contacto com a Natureza irá promover a importância da biodiversidade e reforçar a necessidade de tomada de atitudes pró-ambientais. O espaço criado irá funcionar ainda como promotor da Saúde Psicológica e do Bem-Estar, constituindo um espaço privilegiado para a realização das sessões de tutoria aluno/professor, sessões de mentoria entre pares, sessões dinamizadas pelo serviço de Psicologia e Orientação, sessões de leitura ao ar livre promovidas pela biblioteca escolar, Eco-biblioteca, entre outras. Poderá ainda ser utilizado pelos diferentes departamentos curriculares e clubes existentes na escola, entre outros.
Em suma, um espaço inovador, de todos e para todos.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Início: novembro (2022)
Fim: junho (2025) para a 2ª fase do projeto
Posteriormente, prevê-se, consoante as verbas que for possível angariar, concretizar a última fase do projeto.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
- Câmara Municipal de Loures e União de Freguesias de Santa Iria de Azóia, Bobadela e São João da Talha: colaboração na colocação dos suportes para o jardim vertical e pérgulas;
- Associação de Defesa do Património Ambiental e Cultural de Santa Iria de Azóia (ADPAC): colaboração na seleção de plantas autóctones;
- Associação de Pais e Encarregados de Educação: oferta de tintas e tratamentos para manutenção do mobiliário de madeira exterior.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
No que concerne aos recursos financeiros, estima-se para esta 2ª fase do projeto a necessidade da aquisição de: uma pérgula de madeira (cerca de 550 euros); uma mesa com bancos de madeira (cerca de 250 euros); 2 poufs para o exterior e um canteiro de madeira (200 euros).
Quanto aos recursos humanos, será necessário a colaboração dos parceiros referidos na questão anterior, assim como dos diferentes membros da comunidade educativa.
Será necessário adquirir os seguintes materiais: 1 pérgula de madeira; 1 mesa com bancos de madeira; 2 poufs para o exterior; 1 canteiro de madeira. A Eco-biblioteca será construída reaproveitando uma estufa. Prevê-se continuar a reutilizar algumas paletes para a obtenção de algum mobiliário de pequenas dimensões (mesas baixas).
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Frequência da utilização do eco-pátio para a concretização das diferentes atividades. (Criação na drive de um documento para o registo do número de aulas e atividades desenvolvidas neste espaço)
- Frequência da utilização do eco-pátio na utilização de tempos livres. (Observação da utilização do espaço para momentos de leitura, convívio em torno de jogos de tabuleiro e almoços)
- Aplicação de um questionário online de satisfação aos diferentes elementos da comunidade educativa.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
- Dimensão do projeto e consequente necessidade de concretizar o mesmo em várias fases.
- Necessidade de adquirir alguns equipamentos com custo significativo (mesas com bancos e pérgulas).
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: