CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola EB da Alumieira (Aveiro)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
- Recreios com pouca manutenção;
- Horta com pouco manutenção;
- Canteiros a necessitar de manutenção;
- Manutenção da caixa de areia;
- Pouco espaço coberto de recreio;

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
- Árvore de grande porte;
- Espaços com terra batida;
- espaço exterior de dimensões razoáveis;

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
1995

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
1995

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
A principal intervenção relaciona-se com o espaço da horta e canteiros. Também pretendemos uma reorganização do espaço de recreio escolar, de modo a fomentar atividades mais diversificadas. Neste sentido, pretendemos com a colaboração da comunidade renovar os espaços, tornando-os aprazíveis.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção será de carácter permanente, no entanto a manutenção será sempre necessária.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
Na horta pretendemos criar um espaço de ervas aromáticas e um espaço de legumes e hortaliças. Nos canteiros vamos realizar a manutenção e cultivar flores caraterísticas da zona.
Recurso a plantas com pouca necessidade de água. Recolha de água da chuva num recipiente para a rega das plantas.
Rentabilizar as ervas aromáticas oriundas da horta.
Participação de todos os alunos do estabelecimento e agregados familiares disponíveis.
Promover aulas no exterior. Alargar conhecimentos relacionados com as plantas do nosso espaço escolar.
Definição de espaços (jogos tradicionais, xadrez, bicicletas, espaço de materiais que proporcionem o desenvolvimento motor, arcos, cordas, ; zonas de leitura exterior; espaço de artes, ...).

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Os alunos terão uma participação ativa em todos os processos de melhoria do espaço escolar, desde a pintura, o cultivo das plantas, identificação das mesmas e organização dos espaços.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Primeira fase: Assembleia de escola para apresentar o projeto e definir com os alunos os locais e objetivos com cada espaço do recreio escolar (já realizada).
Segunda fase: preparar o espaço definido para a horta para cultivo e os canteiros (com a colaboração dos pais).
Terceira fase: Pintura e arranjo dos espaços (com a colaboração dos pais e devida autorização da Câmara Municipal de Aveiro).
Quarta fase: Arranjar os jogos e materiais necessários para os espaços.
Quinta fase: Criar equipas de manutenção do exterior do espaço escolar (com possibilidade da colaboração dos pais) .

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Este projeto pretende promover o desenvolvimento social, cognitivo e físico das crianças. Assim, com os diversos espaços pretendemos incentivar a leitura por prazer, a prática de jogos tradicionais, o pensamento estratégico (zonas de prática de xadrez), a criatividade, a prática desportiva e a consciência ambiental.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
A iniciar no mês de outubro com a Assembleia Escolar e terminar no final de junho.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
A Associação de Pais da EB da Alumieira será um parceiro ao longo de todo o projeto.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos financeiros: compra de ervas aromáticas - 40 €
Compra de flores - 20€
Tintas e outros materiais - 100€
Materiais de desenvolvimento de motor - 100€
Materiais para o espaço de leitura - 100€
Material da casa da árvore - 300€

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- A utilização livre e diversa dos espaços.
- A satisfação na utilização dos espaços.
- O tempo de atividade física das crianças.

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Inviabilidade por falta de recursos financeiros.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: