Centro Escolar de Areias (Ferreira do Zêzere)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
1.1 Recanto da escola junto ao refeitório, que já foi utilizado como jardim sensorial. Necessita de reestruturação e cuidados melhorados para se tornar mais útil, bonito e acolhedor.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
1.2 No exterior da escola, é onde estão os espaços onde as crianças criam uma relação direta com o meio e com a natureza. Como tal, deveremos potencializá-los de modo a cativar os alunos para esta relação.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
100
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
30
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
1.5 Pretendemos dar vida a um espaço do pátio da escola que se encontra um pouco descuidado e lá criar um lugar onde as crianças se sintam acolhidas e em contacto direto e interventivo com a natureza, através da plantação, recolha de plantas e observação da biodiversidade presente.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Este tipo de intervenção pretende ser permanente, contando com um trabalho de manutenção vindo de professores, alunos e pessoal não docente.
Explicite:
- Lançamos a proposta de construção de uma estufa, com cerca de 9m², para promoção de atividades ao nível da germinação de espécies no âmbito do projeto Eco-Escolas e a plantação de alguns vegetais para a Cozinha da Escola, participando na promoção de uma alimentação saudável com produtos biológicos. No Cantinho da Natureza, também poderemos dinamizar as nossas aulas de Estudo do Meio, onde vamos aprender com o contacto direto com a Biodiversidade (Animais e Plantas).
A água utilizada para a rega, será obtida através de recolha de águas pluviais que serão armazenadas em reservatórios adaptados para o efeito e também assegurada pela rede pública (último recurso).
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
As principais medidas de manutenção para uma estufa incluem:
Verificação da Estrutura: Inspecionar regularmente a estrutura da estufa para detetar danos ou desgastes.
Limpeza das Superfícies: Manter as superfícies da estufa limpas para garantir a entrada adequada de luz.
Manutenção do Sistema de Recoleção de Águas Pluviais : Verificar e limpar os sistemas de recoleção para evitar obstruções.
Inspeção de Plantas: Verificar a saúde das plantas e identificar sinais de pragas ou doenças.
Controle de Pragas: Implementar medidas de controle biológico.
Os alunos podem ajudar a identificar problemas estruturais, serem responsáveis pela limpeza das superfícies, poderão registar os problemas e procurar possíveis soluções contra as pragas, podem ser encarregues de documentar as ações realizadas e relatar aos professores todo o procedimento.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Serão os alunos que irão tratar do espaço, plantar, semear e colher as diferentes plantas com a ajuda e supervisão dos professores.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
As atividades no exterior são uma mais-valia para o processo de ensino/aprendizagem, pois o contacto com a natureza permite o despertar de estímulos que beneficiam a saúde e bem estar das crianças, através do contacto direto com os diferentes seres vivos (animais ou plantas).
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Início: novembro 2024
Fim: junho 2025
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Os nossos parceiros potenciarão o trabalho e serão uma base de ajuda. Teremos o Município, a Junta de Freguesia e Empresas locais.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
- Estufa -213,88 euros
- Estantes - 2x 41,99= 83,98 euros
- Tela para o chão da estufa - 24,72 euros
- 10 Vasinhos - 19,11 euros
- Sacos de fertilizantes - 13,99 euros
- Trabalho de professores, alunos e pessoal não docente na construção e na manutenção do projeto.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Nº de plantas germinadas .
- Nº de plantas recolhidas e entregues no refeitório da escola.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Não haver quem se comprometa a regar as plantas durante o mês de agosto.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: