CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola EB/JI de Lousado (Vila Nova de Famalicão)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
O projeto “área multissensorial” insere-se num projeto de total transformação do recreio da escola que visa a intervenção em diferentes áreas. Conforme refletido na citação de João Santos, "a criança precisa de ter Espaço para criar Tempo. Tempo para brincar, tempo que seja Todo Tempo Inteiro. Para sentir, aprender, pensar…nas coisas sérias da vida…no brincar. Para que possa ler na Natureza, nas Pessoas e nas Coisas.". No entanto, o ambiente escolar atual limita essa liberdade.
A falta de áreas adequadas ao ar livre impede que as crianças tenham o tempo necessário para explorar, brincar e conectar-se com a natureza, elementos essenciais para o desenvolvimento integral.
As crianças precisam de espaços que permitam experiências significativas e espontâneas para aprender e desenvolver-se em contato com o mundo natural, promovendo competências motoras, cognitivas e emocionais.
Na área específica onde incide este projeto, denotamos que:
• Carece de elementos que promovam a diversidade sensorial e ambiental.
• Pouca vegetação, resultando em baixa biodiversidade e escassa sombra.
• Ausência de espaços estimulantes para atividades pedagógicas e lúdicas ao ar livre.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
A área de recreio da escola é grande e tem um espaço amplo e com potencial para integrar novas funções. O espaço a transformar está próximo das salas de aula, facilitando o uso pedagógico.
Este é um espaço de excelência para o desenvolvimento de Competências em Crianças com Necessidade de Terapia com integração sensorial, uma vez que possibilitará experiências que estimulam os sentidos e ajudam no desenvolvimento de habilidades cruciais para interação com o mundo.
A inclusão de elementos sensoriais no projeto irá beneficiar não apenas as crianças com necessidades específicas, mas também a comunidade escolar em geral, promovendo um ambiente inclusivo e terapêutico. À medida que a integração sensorial se torna mais eficiente, a criança vai obter inúmeros benefícios, como por exemplo, vai-se concentrar mais e conseguir terminar uma atividade sem se distrair com barulhos externos.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
2000

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
100

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
• Criar um espaço multissensorial para estimular os sentidos (tato, olfato, audição, visão) e promover a interação com a natureza. A ideia é solucionar a carência de espaços dinâmicos e educativos ao ar livre, favorecendo o bem-estar e a aprendizagem. Nesse espaço terá ainda o “Espaço da Calma”, sugerido pelos alunos como um ambiente tranquilo onde poderão reduzir a agitação e a ansiedade, proporcionando um momento de pausa. Nesse espaço/casa haverá colunas de som com músicas de relaxamento, meditações guiadas e sons da natureza. Haverá também um espaço com plantas aromáticas de interior que proporcionem aromas calmantes e relaxantes. Nas paredes haverá canas de bambu e no chão terá almofadas e colchões.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Permanente, com infraestrutura durável e plantas perenes.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
• Promover a biodiversidade: O espaço incluirá uma variedade de plantas nativas e adaptadas para atrair polinizadores.
• Minimizar os impactos das alterações climáticas: O aumento da vegetação ajuda a reduzir o aquecimento local.
• Uso eficiente da água: Utilização de técnicas de irrigação sustentável, utilização de depósitos para o reaproveitamento de água das chuvas e plantação de espécies que necessitam de pouca água.
• Melhorar a qualidade do ar: A plantação de árvores e arbustos contribui para a filtragem do ar.
• Promover a inclusão: Espaço acessível a alunos com necessidades especiais, com áreas adaptadas.
• Melhorar as condições de aprendizagem: Criação de um ambiente estimulante para aulas interativas. Proporcionar um local onde os alunos podem relaxar e recuperar as energias, para se manterem mais atentos e concentrados nas aulas.
• Melhorar a qualidade dos tempos livres: Um local atraente para recreio e momentos de pausa.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
• Manutenção semanal feita pelos alunos (jardinagem leve, limpeza), com apoio de funcionários.
• Revisão mensal das infraestruturas por técnicos.
• Criação de um clube de jardinagem e limpeza escolar para monitorar o desenvolvimento das plantas e zelar pela manutenção dos equipamentos

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
• Fase de Planeamento: Participação de alunos, professores, associação de pais, junta de freguesia e autarquia na escolha das plantas e design.
• Fase de Implementação: Voluntários, equipas da autarquia e junta de freguesia e empresas especializadas na área.
• Fase de Manutenção: Alunos assumem tarefas regulares de cuidado e a autarquia e junta de freguesia asseguram a manutenção dos equipamentos e espaços.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
• Promove relaxamento e redução do stress.
• Estimula o desenvolvimento sensorial e motor.
• Incentiva atividades físicas e o contato com a natureza.
• Diferenciação/Inovação:
o Design inclusivo, com diferentes texturas, sons e aromas para estimular todos os sentidos.
o Utilização de materiais reciclados para elementos decorativos e funcionais.
o Estações sensoriais temáticas (jardim de ervas aromáticas, parede e chão de texturas).
Proposta de Valor:
• Esta transformação vai devolver o brincar aos nossos alunos, promovendo a criatividade e a consciência corporal, na liberdade da brincadeira, correndo riscos e tomando decisões individualmente e em equipa.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Início em novembro de 2024 e conclusão em fevereiro de 2025.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
• Câmara Municipal (apoio logístico e plantas).
• Empresas locais (materiais de construção e reciclagem).
• Voluntários (pais e comunidade).

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
• Financeiros:
o Custo total estimado: 1000 euros
 Inclui materiais para a construção
 A instalação de elementos sensoriais, vegetação e mão de obra serão voluntários
 A vegetação será fornecida pela Câmara Municipal
• Humanos:
o Equipa de coordenação do projeto (1-2 pessoas): professores e coordenadores para supervisionar o processo.
o Equipa de construção (2-4 pessoas voluntários ou da junta de freguesia): profissionais para instalação dos elementos sensoriais e paisagístico.
o Voluntários (5-10 pessoas): membros da comunidade escolar para apoiar na plantação e preparação de algumas áreas.
o Especialistas em terapia ocupacional ou integração sensorial (1-2 pessoas – técnicos do agrupamento de escolas de Ribeirão): para fornecer orientações sobre os elementos mais adequados.
• Materiais:
o Elementos sensoriais: superfícies táteis, diferentes tipos de piso (relva sintética, rolhas, tampinhas, texturas variadas…), materiais naturais (areia, cascalho, madeira, folhas, pedras, canas de bambu, ), colchões, almofadas
o Plantas: vegetação autóctone, plantas aromáticas, árvores de pequeno porte.
o Estruturas de suporte: bases e suportes para instalação dos painéis sensoriais.
o Equipamentos: ferramentas de jardinagem, materiais de construção (cimento, madeira, tinta).
o Manutenção: regadores, produtos de limpeza para os elementos táteis.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
• Número de atividades pedagógicas realizadas no espaço.
• Diversidade de espécies de plantas e insetos observados após 6 meses.
• Grau de satisfação da comunidade escolar (questionários).

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
• Adaptação das plantas ao solo.
• Manutenção contínua por parte dos alunos.
• Sustentabilidade financeira para manutenção a longo prazo.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: