CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola Básica de Aver-o-Mar (Póvoa de Varzim)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
- O espaço atual pode não oferecer recursos ou instalações que incentivem a educação ambiental e a aprendizagem prática ao ar livre.
- Falta de áreas de convivência que estimulem o relacionamento social em zonas de contacto mais próximo com a natureza e com árvores de porte robusto que proporcionem zonas de sombra.
- Falta de zonas de lazer utilizáveis junto dos jardins escolares e/ou da estufa.
- O espaço exterior pode ser visualmente pouco atraente, com áreas cinzentas e sem diversidade de cores e texturas, o que pode desestimular a exploração e o lazer.
- Ausência de áreas confortáveis para que os alunos relaxem, convivam e socializem durante os intervalos, pode impactar o seu bem-estar.
Estas intervenções visam transformar o espaço exterior da escola num ambiente mais acolhedor, educativo e sustentável, promovendo o bem-estar dos alunos e a integração da natureza no quotidiano escolar.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
- A existência de áreas abertas e zonas de recreio proporciona espaço suficiente para os alunos se movimentarem, brincarem e interagirem socialmente. Assim, melhorando essas áreas, salvaguarda-se que sejam bem conservadas e incentivado o uso ativo, como a organização de ações de lazer e atividades desportivas.
- Estruturas já existentes, como campos de desporto, bancos e áreas de estar, devem ser mantidas em bom estado para o uso diário ou até melhoradas.
- Os caminhos existentes que facilitam o acesso a diferentes áreas do espaço exterior são importantes para a segurança e mobilidade dos alunos.
- A cultura de envolvimento dos alunos e da comunidade em atividades no espaço exterior, como jardinagem e eventos, é um dos pontos fortes e que deve ser mantido.
- A existência de iniciativas de educação ambiental ou projetos relacionados devem ser mantidas e ampliadas;
- O uso atual do espaço exterior como extensão das salas de aula, onde atividades práticas e experimentais podem ser realizadas, é um aspeto positivo a ser potenciado.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
Anexo

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
Anexo

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
A principal intervenção a realizar é a criação de um lago natural de pequena profundidade e com áreas suficientes para a inserção de plantas aquáticas, com margens em relva junto com flores coloridas e criação de passagens para o lago feita com pedaços retangulares de granito, o aumento da vegetação (árvores, arbustos e plantas aquáticas) em torno do lago, ou nas proximidades, e a construção de um auditório/anfiteatro natural.
Esta intervenção visa resolver alguns problemas que a escola enfrenta:
- Aumentar as áreas verdes, com vegetação diversificada, e a criação do lago irão atrair várias espécies de fauna (aves, insetos, anfíbios) e flora, promovendo um ecossistema diversificado no espaço escolar. Isso permitirá que os alunos observem diretamente a vida selvagem e compreendam a importância da preservação ambiental.
- O ambiente de aprendizagem da escola está restrito a espaços fechados, o que pode ser limitador em termos de inovação pedagógica e de ensino ao ar livre. Assim, o auditório oferece um espaço alternativo para as aulas e atividades pedagógicas, permitindo um ensino mais dinâmico e integrado com a natureza. Isso melhora a experiência de aprendizagem e incentiva uma pedagogia mais ativa e envolvente.
- A construção do lago e o aumento da vegetação desempenharão um papel muito importante na regulação da temperatura, criando áreas de sombra e refrescando o ambiente. Além disso, o lago pode funcionar como um reservatório para a recolha de águas pluviais, contribuindo para um uso mais eficiente da água e mitigando o impacto de períodos de seca.
- A criação do lago e das áreas verdes, junto com o auditório natural, proporcionará um espaço de convívio, descanso e lazer, melhorando a qualidade de vida da comunidade escolar e oferecendo um ambiente propício à reflexão e ao bem-estar emocional.
- A criação de um espaço, lúdico e educativo, adequado, com acesso fácil e que não interfira na estrutura da escola.
Resumindo, esta intervenção central resolve questões ambientais, pedagógicas e de bem-estar, criando um espaço sustentável, multifuncional e enriquecedor para todos os que utilizam a escola.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção é de caráter permanente. O projeto inclui a criação de um lago natural, o aumento da vegetação e a construção de um auditório natural, todos pensados para serem estruturas duradouras que irão beneficiar a escola e a comunidade a longo prazo. Assim:
A) Lago e vegetação: Estas são intervenções permanentes, uma vez que o lago será um ecossistema estável que, com a vegetação adjacente, deverá crescer e se desenvolver ao longo do tempo, proporcionando um impacto contínuo na biodiversidade e na sustentabilidade do ambiente escolar.
B) Auditório natural: Também será uma instalação de uso prolongado, feita com materiais duráveis e integrada na paisagem natural da escola, projetada para resistir ao desgaste e ser utilizada regularmente em atividades pedagógicas e comunitárias.
Essas intervenções foram concebidas para serem sustentáveis e mantidas pela comunidade escolar, assegurando o seu uso a longo prazo.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

Especificar:
A) Atividades pedagógicas:
- A proximidade com o lago e a vegetação permitirá que os alunos realizem observações diretas da natureza, explorando temas como biodiversidade, ecossistemas e sustentabilidade.
- Realizar aulas de ciências sobre ecossistemas aquáticos.
- Realizar a coleta de amostras de água e a medição de diversos parâmetros como o PH, temperatura nas aulas de Físico-Química.
- Ensinar métodos científicos, assim como adquirir conhecimentos sobre a importância da qualidade da água e de zonas de sombra para a saúde dos ecossistemas contribuindo para a preservação do Planeta Terra.
- Facilitar a compreensão de conceitos científicos de maneira prática e visual.
- O auditório natural será utilizado para aulas em várias disciplinas, como ciências, geografia, artes (ex: música) e educação física.
- Criação de projetos interdisciplinares em que o espaço servirá como um laboratório ao ar livre para projetos escolares, como a monitorização da qualidade da água do lago, estudos sobre as plantas e a fauna, e atividades de reflorestação e jardinagem.
- Desenvolver atividades de sensibilização ambiental, como a observação de aves e fauna aquática, promovendo a compreensão prática dos alunos sobre a importância da conservação.
B) Atividades lúdicas:
- Promover projetos artísticos inspirados no lago.
- Promover zonas de lazer e de convívio.
- Promover a atividade física e o trabalho em equipa de forma divertida.
- Explorar de forma lúdica e segura a natureza, interagindo com o lago, a vegetação e os elementos naturais, promovendo o desenvolvimento sensorial e cognitivo.
- O auditório natural e as áreas verdes podem ser utilizados para jogos e atividades recreativas que incentivam o movimento, promovendo a atividade física e o bem-estar.
C) Espaço de utilização livre:
- Promover a prática de exercício físico.
- Promover atividades em prol da preservação do meio ambiente.
- Utilizar o espaço como área de descanso ou socialização durante os intervalos e tempos livres, aproveitando o ambiente natural para relaxar e interagir.
- O auditório e as áreas ajardinadas poderão ser usados como espaço alternativo para estudo, onde os alunos podem rever conteúdos, trabalhar em projetos ou realizar leituras num ambiente tranquilo.
D) Outras utilizações:
Além do já referido a zona intervencionada pode servir para:
- Realização de eventos escolares e comunitários: O auditório natural poderá ser usado para eventos escolares, como apresentações, pequenas peças de teatro, concertos de música, atividades físicas, palestras e encontros com a comunidade local, fortalecendo os laços entre a escola e a comunidade.
- Realização de Workshops ambientais e formações práticas sobre jardinagem, compostagem, reciclagem e preservação ambiental, tanto para os alunos quanto para a comunidade local, promovendo o envolvimento direto em práticas de sustentabilidade.
- O espaço pode ser aproveitado para projetos em parceria com organizações ambientais, promovendo iniciativas de conservação e educação ambiental mais amplas.
Este uso diversificado do espaço assegura que ele não só promova o bem-estar e a aprendizagem dos alunos, mas também ofereça à comunidade escolar e local um local de encontro, educação e lazer, conectado com a natureza.

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
A) Promover a biodiversidade:
– Aumento do número de espécies numa zona aquática e de árvores de porte robusto. A criação de um lago e o aumento da vegetação (árvores, arbustos e plantas aquáticas) proporciona novos habitats para espécies de flora e fauna, promovendo a diversidade de vida na escola. Um lago pode atrair anfíbios, aves e insetos, enquanto as plantas diversificadas ajudam a criar um ecossistema mais robusto.
B) Minimizar os impactos das alterações climáticas:
– Criação de zonas de sombra para minimizar os efeitos do aumento da temperatura. A vegetação tem um papel importante na captura de dióxido de carbono, ajudando a mitigar os efeitos das alterações climáticas. Além disso, as árvores e arbustos podem contribuir para regular a temperatura local através da sombra e evapotranspiração.
C) Um uso mais eficiente da água:
– O lago alimentar-se-á de forma natural, por exemplo através da água das chuvas. O lago pode servir como um reservatório natural para captar e armazenar água da chuva, o que reduz a necessidade de rega de outras áreas verdes. Plantas aquáticas e zonas húmidas também ajudam na filtragem e retenção de água.
D) Melhorar a qualidade do ar:
– O aumento do número de árvores permite a produção de maiores quantidades de oxigénio e o consumo de dióxido de carbono, um dos gases responsáveis pelo aumento do efeito de estufa. A vegetação também pode capturar partículas poluentes do ar, reduzindo a poluição atmosférica no ambiente escolar.
E) Minimizar o ruído:
- Convívio dos alunos em zonas a céu aberto, minimiza o ruído. O aumento da vegetação, especialmente árvores e arbustos, atua como uma barreira natural ao som, ajudando a reduzir o ruído ambiente, criando um ambiente mais tranquilo para aprendizagem e atividades ao ar livre.
F) Promover a economia circular:
– Implementar sistemas de aproveitamento e utilização das águas da chuva; utilizar espécies autóctones; sensibilizar a comunidade sobre os benefícios da economia circular, por exemplo promovendo workshop; utilizar práticas de cultivo que respeitem o meio ambiente; estabelecer colaborações com empresas locais para promover a troca de materiais e produtos; incentivar o uso de materiais reciclados ou biodegradáveis.
G) Promover a inclusão:
– Garantir que as áreas ao redor do lago possuam caminhos de fácil acesso; criar atividades recreativas que atendam a diferentes interesses e habilidades, por exemplo espaços para a atividades como a arte e yoga; desenvolver áreas de lazer com bancos, mesas e sombra, promovendo encontros e socialização entre diferentes grupos; colaborar com grupos comunitários que trabalham com populações vulneráveis. O auditório natural pode ser um espaço de convivência que promove a integração de todos os alunos, independentemente das suas condições físicas, permitindo a realização de atividades acessíveis e inclusivas ao ar livre.
H) Melhorar as condições de aprendizagem:
– Criação de espaços de convivência, perto do lago, com mesas e bancos e até espaços para aulas ao ar livre, de forma a estimular a aprendizagem em contato com a natureza; Desenvolver temas como a ecologia, biodiversidade e sustentabilidade, utilizando o lago como um laboratório vivo; recolha de água do lago para observação da sua biodiversidade microscópica ao MOC em aulas de Ciências Naturais; monitorização da qualidade da água nas aulas de Físico-Química; utilizar tecnologia, como aplicativos existentes, para identificação de seres vivos. A criação de um auditório natural ao ar livre oferece um espaço de aprendizagem alternativa, onde os alunos podem ter aulas em contato com a natureza, o que é conhecido por melhorar a concentração, bem-estar e retenção de conhecimento.
I) Melhorar a qualidade dos tempos livres:
– Criar caminhos e áreas de lazer acessíveis a todos, incluindo pessoas com mobilidade reduzida, de forma a garantir que todos possam desfrutar do espaço; instalar bancos, mesas e áreas sombreadas que permitam momentos de relaxamento, socialização e realização de atividades em grupo; manter e melhorar áreas verdes; os espaços naturais e o lago criam um ambiente agradável e relaxante para que os alunos possam passar o tempo livre de forma saudável e em contato com a natureza, promovendo o bem-estar físico e emocional.
J) Outras contribuições:
- A estética da escola será significativamente melhorada, o que pode aumentar o orgulho dos alunos e da comunidade. Além disso, o projeto pode funcionar como um exemplo prático de educação ambiental, inspirando outras iniciativas semelhantes.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Para garantir a sustentabilidade e a boa conservação do espaço intervencionado com o lago, vegetação e o auditório natural, será essencial implementar um plano de manutenção. A participação dos alunos pode ser crucial tanto na execução das tarefas como na sua valorização educativa.
Principais medidas de manutenção previstas:
A) Manutenção do Lago:
- Limpeza periódica: Remoção de folhas e detritos que possam acumular-se no lago, garantindo a qualidade da água.
- Controlo da qualidade da água: Monitorizar o pH e a oxigenação, para assegurar um ambiente saudável para plantas aquáticas e fauna.
- Manutenção de bombas ou filtros (se aplicável): Se forem usados sistemas de circulação de água, os alunos podem ajudar na verificação da funcionalidade.
- Função dos alunos: Participação em campanhas de monitorização da qualidade da água, através de projetos curriculares ligados à biologia e química, e participação em atividades de limpeza.
B) Cuidado com a Vegetação (Árvores, Arbustos, Plantas Aquáticas):
- Rega regular: Sobretudo em períodos de seca. A rega pode ser feita de forma eficiente, reutilizando a água do lago ou utilizando técnicas de rega sustentável.
- Poda e manutenção das plantas: Para controlar o crescimento de árvores e arbustos e garantir a saúde das plantas.
- Controlo de pragas: Observação da presença de pragas e aplicação de métodos naturais de controlo.
- Função dos alunos: Os alunos podem ser responsáveis por pequenos cuidados, como a rega, a recolha de folhas secas e o controlo de pragas, como parte de atividades de jardinagem ou de ciência ambiental.
C) Manutenção do Auditório Natural:
- Conservação dos assentos e estruturas naturais: Inspeção regular das áreas de uso, assegurando que os materiais (troncos, pedras, etc.) estejam em boas condições e seguros.
- Remoção de ervas daninhas: Manter as áreas limpas de vegetação invasora que possa prejudicar o ambiente do auditório.
- Função dos alunos: Os alunos podem colaborar na manutenção do espaço do auditório, ajudando na limpeza e organização, e garantindo que o local esteja sempre preparado para as atividades.
D) Monitorização da Biodiversidade:
- Observação de espécies: Registo regular das espécies de flora e fauna que aparecem no espaço intervencionado, com o intuito de monitorizar a biodiversidade.
- Função dos alunos: Os alunos podem participar em atividades de observação e registo da biodiversidade como parte de projetos científicos, criando relatórios e monitorizando a evolução da fauna e flora.
E) Gestão de Resíduos:
- Compostagem: Utilizar os resíduos orgânicos (folhas, galhos, etc.) para compostagem, promovendo a fertilidade do solo de forma natural.
- Função dos alunos: Participação na recolha de resíduos e na criação de compostos, promovendo a aprendizagem sobre a economia circular e a gestão sustentável de recursos.
F) Educação e Sensibilização:
- Atividades de sensibilização ambiental: Organizar workshops e atividades regulares sobre a importância da manutenção do espaço natural e o papel de cada um na sua conservação.
- Função dos alunos: Participação ativa em campanhas de sensibilização, criação de cartazes informativos e partilha de boas práticas com a comunidade escolar.
G) Colaboração Comunitária:
- Envolver a comunidade escolar e local: Para garantir uma manutenção colaborativa e partilhada, pode-se promover eventos como "dias de voluntariado", em que os alunos, pais e professores cuidam do espaço.
- Função dos alunos: Organização de eventos de participação comunitária e sensibilização de outros alunos sobre a importância da preservação.
Estas medidas de manutenção, aliadas à participação ativa dos alunos, permitirão que o projeto seja sustentável ao longo do tempo, ao mesmo tempo que criam oportunidades de aprendizagem prática e de responsabilidade ambiental.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
O projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em várias fases.
- Durante a fase de planeamento do projeto a comunidade escolar pode expressar as suas ideias, no que diz respeito ao design e aos usos a dar ao espaço, podendo dar sugestões sobre a seleção de espécies para o lago e vegetação.
- Na fase de construção, os alunos podem participar de atividades práticas, como o plantio de espécies autóctones, bem como na organização do auditório. Serão incentivados a colaborar em eventos comunitários, como dias de voluntariado, envolvendo professores, pais e outros membros da comunidade escolar.
- A longo prazo, os alunos terão um papel central na manutenção do espaço, cuidando da vegetação, monitorizando a qualidade da água do lago, e contribuindo para a conservação e monitorização da biodiversidade. Este envolvimento prático promove o sentido de responsabilidade e aprendizagem contínua.
- Ao longo do projeto, os alunos e toda a comunidade escolar farão parte de ações de sensibilização, tanto dentro como fora da escola, partilhando o impacto positivo do projeto e promovendo boas práticas ambientais entre os colegas e a comunidade.
- Após a construção, o lago pode servir como um laboratório vivo, onde os alunos podem melhorar e aprofundar as suas aprendizagens. Organizar eventos, como dias de limpeza ou festas comunitárias, como forma de desenvolver e aumentar a consciencialização para a preservação do meio ambiente.
Esse envolvimento direto em todas as fases garante que os alunos e toda a comunidade escolar se sintam parte integrante do projeto e aprendam na prática a importância da sustentabilidade e preservação ambiental.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
O projeto oferece vários benefícios para a saúde e o bem-estar da comunidade escolar.
A) Benefícios para a Saúde e Bem-estar:
- O contato com a natureza, como o lago e as áreas verdes, proporciona um ambiente relaxante que pode reduzir o stress e melhorar o humor. Estudos mostram que ambientes naturais ajudam a aliviar a ansiedade e a promover o bem-estar mental.
- O auditório natural, como espaço ao ar livre para atividades diversas e aulas, cria uma atmosfera mais tranquila e envolvente para aprender e socializar, diminuindo a pressão associada aos espaços fechados.
- O projeto incentiva o movimento, uma vez que áreas verdes convidam à exploração e caminhada. Os alunos podem participar ativamente nas tarefas de manutenção, que envolvem esforço físico, promovendo um estilo de vida mais ativo.
- O aumento da vegetação contribui para a purificação do ar, captando poluentes e aumentando a produção de oxigénio. Um ar mais limpo tem um impacto direto na saúde respiratória, reduzindo o risco de alergias e problemas respiratórios, tanto para os alunos quanto para o restante da comunidade.
- A vegetação densa ajuda a absorver o ruído ambiente, criando uma barreira natural contra sons externos. Isso promove um ambiente mais silencioso e favorável à concentração, o que é benéfico para a saúde mental e para o conforto da comunidade escolar.
B) Aspetos diferenciadores e inovadores:
- A criação de um auditório natural é inovadora ao combinar o ambiente natural com o espaço educativo. Ao invés de confinar a aprendizagem a salas fechadas, os alunos terão a oportunidade de aprender em um espaço ao ar livre, em contato direto com a natureza, o que promove uma abordagem pedagógica holística.
- A utilização do lago como reservatório de água natural, com potencial para captar água da chuva e reutilizá-la na rega da vegetação, é uma solução inovadora que promove o uso eficiente da água e pode servir de exemplo prático de sustentabilidade.
- O envolvimento contínuo dos alunos na manutenção do espaço, como a monitorização da biodiversidade e o cuidado com a vegetação, é um aspeto inovador que transforma a escola num laboratório vivo de educação ambiental. Os alunos aprendem através da prática, desenvolvendo consciência ecológica.
- O projeto cria um espaço natural que não apenas melhora o ambiente físico, mas também promove a inclusão social, ao proporcionar áreas onde todos, independentemente das suas capacidades, podem desfrutar e participar ativamente. O auditório natural torna-se um ponto de encontro e convivência para a comunidade.
Este projeto não só melhora o ambiente físico da escola, como também promove a saúde, o bem-estar e a educação de uma forma inovadora, integrando a sustentabilidade e a inclusão como pilares centrais.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
A fase de estudo e planificação está em fase de conclusão. A execução iniciará assim que exista verba para a concretização deste projeto e das devidas aprovações.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Obtenção de aprovações legais e financiamento por parte do município e de órgãos de gestão escolar. Promover workshops com entidades externas e mobilizar a comunidade escolar para participar no projeto. Promover parcerias com empresas locais como forma de aquisição de material necessário. Garantir a sustentabilidade ambiental do projeto.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Para a concretização do projeto, será necessário mobilizar recursos financeiros, humanos e materiais. Abaixo estão as principais estimativas para cada categoria:
A) Recursos financeiros:
- Aquisição de plantas e árvores: Dependendo das espécies escolhidas, os custos podem variar. Estima-se um valor aproximado de 1000€ a 2.500€ para cobrir a compra de árvores, arbustos e plantas aquáticas.
- Construção do lago: Inclui escavação, impermeabilização (com manta geotêxtil ou argila), eventuais sistemas de filtragem e bombas. O custo pode variar entre 2.000€ a 3.500€, dependendo da dimensão e complexidade.
- Criação do auditório natural: Custo para a disposição de assentos naturais (troncos, pedras), além de preparação do terreno. Estima-se um valor de 1000€ a 1.500€.
- Sistema de rega sustentável: Se for instalado um sistema de recolha de água da chuva ou rega automática, o custo pode oscilar entre 1500€ a 2500€.
- Materiais de manutenção: Ferramentas de jardinagem, redes de proteção e outros materiais de manutenção. Estima-se 200€ a 500€.
Total estimado: Entre 6.000€ e 9.000€, dependendo da escala e materiais escolhidos.
B) Recursos Humanos:
- A participação dos alunos será essencial, tanto na fase de implementação (plantação, organização do auditório natural) quanto na manutenção (rega, monitorização do lago, controlo de pragas, limpeza). A mobilização dos alunos será contínua e integrada no currículo escolar, sem custos adicionais.
- Professores das áreas de ciências e o coordenador do projeto irão supervisionar as atividades, integrar o projeto no plano pedagógico e envolver a comunidade. Esta contribuição será feita dentro das responsabilidades regulares da equipa docente.
- Pais e outros membros da comunidade podem ser convidados para apoiar a plantação e organização do espaço em ações de voluntariado.
- Para a construção do lago e eventual instalação de sistemas de rega ou filtragem, poderá ser necessário contratar profissionais especializados (jardineiros, técnicos ambientais). Estima-se um custo de 500€ a 1.000€ para assistência técnica, se for necessário.
C) Recursos Materiais:
- Ferramentas de jardinagem (Pás, ancinhos, tesouras de poda, baldes e regadores para a plantação e manutenção das áreas verdes). Se não houver materiais suficientes na escola, estima-se a necessidade de aquisição de mais ferramentas. Custo aproximado de 100€ a 300€.
- Para a construção do lago serão necessários materiais como: Manta geotêxtil ou argila para impermeabilizar o lago, plantas aquáticas, pedras decorativas e sistemas de filtragem (se necessário). Estes materiais variam conforme o tamanho do lago.
- Relativamente aos assentos para o auditório necessitar-se-á de troncos de árvores reciclados, pedras grandes ou outro material natural que permita a criação de bancos. Se houver a possibilidade de reaproveitamento de materiais locais, isso poderá reduzir os custos.
- Quanto às plantas e árvores, a escolha de espécies nativas e adequadas ao clima local pode reduzir custos de manutenção a longo prazo, além de contribuir para a biodiversidade.
Resumo de estimativa:
- Recursos Financeiros: 6000€ a 9000€
- Recursos Humanos: 500€ a 1500€
- Recursos Materiais: 1000€ a 1500€
Com o envolvimento ativo da comunidade escolar e a possível colaboração com parceiros externos (como câmaras municipais ou associações ambientais), parte dos recursos pode ser adquirida através de doações ou parcerias.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
1) Aumento da Biodiversidade:
- Número de espécies diferentes de fauna e flora observadas no espaço intervencionado (lago, vegetação, áreas envolventes). Para isso, realizar monitorizações periódicas da biodiversidade, registando as novas espécies que surgem ao longo do tempo, como aves, insetos, anfíbios e plantas nativas.
2) Participação e Envolvimento da Comunidade Escolar:
- Percentagem de alunos, professores e membros da comunidade envolvidos nas atividades de implementação e manutenção. Para isso, registar o número de participantes em atividades como plantação, manutenção do lago e auditório natural, e em eventos educativos, medindo o nível de envolvimento ao longo das várias fases do projeto.
3) Melhoria do Ambiente Escolar e Qualidade de Vida:
- Grau de satisfação da comunidade escolar em relação ao novo espaço (auditório natural, lago e áreas verdes). Para isso, aplicar questionários de satisfação aos alunos, professores e pais sobre a utilização dos novos espaços e a perceção de melhorias no ambiente escolar e no bem-estar geral.
Esses indicadores permitem uma análise quantitativa e qualitativa do sucesso do projeto, medindo a biodiversidade, o nível de participação e o impacto no bem-estar da comunidade.

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Como principais dificuldades, numeramos as seguintes:
- Falta de envolvimento contínuo dos alunos e da comunidade escolar na manutenção do lago, vegetação e auditório natural.
- O desgaste natural do auditório ao ar livre (assentos naturais) e a deterioração da vegetação ou do lago devido a condições climáticas adversas ou falta de cuidados.
- Dificuldade em garantir financiamento suficiente para a execução total do projeto e sua manutenção a longo prazo.
- Desinteresse por parte da comunidade escolar ou vandalismo que possa danificar o espaço e comprometer o projeto.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: