Escola Secundária da Lixa (Felgueiras)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
O caso da Escola Secundária da Lixa é um exemplo da necessidade e importância da preservação / reabilitação da biodiversidade vegetal e, nesse sentido, criamos um projeto denominado por Mão Terra, o embrião de uma experiência mais vasta.
Por um lado, trata-se de intervir a nível ecológico, sanando feridas deixadas na flora espontânea, obliterada dos espaços verdes escolares por desmatamentos sem critério, e por uma crescente ocupação daqueles por relvados plantados. Por outro lado, promovemos a necessidade de uma política pedagógica séria que recaia sobre a importância desta componente ambiental (solo – biodiversidade).
Ou seja, o projeto apresenta-se com uma dupla faceta, a primeira de cariz pratico e técnico, onde se promove a transmissão e implementação de boas práticas ecológicas, e a segunda, de âmbito pedagógico e sensibilizador. Assim, consideramos que os seguintes aspetos carecem de melhorias:
1 - Os jardins e espaços verdes possuem potencial, mas são pouco aproveitados para lazer e pedagogia;
2 - Os canteiros relvados, altamente consumidores de água, são pobres do ponto de vista de diversidade ambiental;
3 - Há sinais de degradação e vandalismo;
4 - Falta de bancos exteriores;
5 - Há pobreza de solos dada a limpeza do material orgânico considerado como lixo orgânico.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
- O decano e valioso património arbóreo e arbustivo dos jardins;
- Os recantos arquitetónicos conseguidos pela intervenção da Parque Escolar aquando da renovação do edifício da ESL;
- Os amplos espaços / canteiros e prados que permitem ações pedagógicas e ambientalmente sustentáveis, o usufruto e lazer.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
16000
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
1400+800
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Trata-se de potenciar um projeto embrionário, o Mão Terra, em desenvolvimento na Escola Secundária da Lixa.
Ações concretas:
1) Construir hotéis de insetos (em elaboração);
2) Construir um compostor de matéria orgânica de grande capacidade;
3) Reflorestar canteiros;
4) Construir uma pequena estufa que permita uma série de ações:
a) Promover a atividade “Uma planta por sala”;
b) Reabilitar canteiros;
c) Promover a apropriação dos espaços por parte dos alunos e comunidade em geral;
d) Promover a compatibilização dos espaços verdes com o seu usufruto, sem fazer perigar os primeiros, dotando-os de equipamento de conforto: bancos, toldos, murais pintados, som ambiente, acesso à internet, espaços de almoço, entre outros.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A nossa intervenção tem um caráter estrutural, isto é, pretende mudar mentalidades e modos de agir, incluindo uma abordagem pedagógica, na Escola Secundária da Lixa. É, neste sentido, permanente.
Explicite:
Trata-se da essência deste MãoTerra que, entre outras ideias e iniciativas já no terreno, pretende:
1 - Construir hotéis de insetos (em elaboração);
2 - Construir um compostor de matéria orgânica de grande capacidade, que é um belo exemplo de uma espécie de “economia” natural, e forçosamente circular.
3 - Reflorestar canteiros;
4 - Construir uma pequena estufa que permita uma série de ações:
a) Promover a ideia em esboço: “Uma planta por sala”;
b) Reabilitar canteiros;
c) A criação de plantas para embelezamento, feiras e reabilitação de canteiros;
5 - Promover a apropriação dos espaços por parte dos alunos e comunidade em geral, através de concursos multiprojeto como:
a) Apps for Good na escola, que foi desafiado a criar apps para telemóvel que, em jeito de concurso, ensine e sensibilize sobre a flora e avifauna dos jardins da ESL;
b) no final de cada período, e dado o potencial dos jardins da escola, promover atividades “scavengerhunt” (algo já levado à prática);
6 - Estabelecer sombras e equipamentos para sentar / deitar / jogar cartas, entre outros, com o empréstimo de almofadas de jardim;
7 - Promover de tertúlias semanais (algo em prática);
8 - Música temática nos jardins;
9 – Promover a compatibilização dos espaços verdes com o seu usufruto, sem fazer perigar os primeiros, dotando-os de equipamento de conforto: bancos, toldos, murais pintados, som ambiente, acesso à internet, espaços de almoço, entre outros;
10 - Incentivar a reabilitação da flora autóctone, recuperando canteiros relvados e altamente consumidores de água, estamos a contribuir para a mitigação dos impactos das alterações climáticas;
11 - A criação de sombras, que são também um modo de diminuir a temperatura nos meses quentes, atenuando uma pequena ilha de calor que todo o edifício escolar constitui;
12 – Com a aquisição um conjunto de sensores de humidade do solo, os alunos MãoTerra poderão monitorizar a quantidade de humidade do solo, evitando regas desnecessárias;
13 - Substituir os relvados monotemáticos, ávidos de água, por canteiros com espécies espontâneas, autóctones, adaptadas à carência de água no estio;
14 - Deixar crescer a flora espontânea, reduzindo o seu corte a uma única vez, promove-se o habitat de insetos e da humidade do solo;
15 - Em aliança com App for Good, desenvolver uma app de “coleção” de chilreares de pássaros e sons de insetos dos jardins da ESL; tal requer silêncio dos utilizadores;
16 - Nas ações tomadas preconiza-se a experiência de familiares séniores, que em dias específicos, podem ajudar os alunos em ações de campo (jardins da ESL), tais como reabilitação de um canteiro, envasamento de plantas, cuidados e podas, entre outros;
17 - Os jardins e o espaço criado, pode promover uma série de habilidades nos alunos:
a) Um espaço para música ao vivo;
b) Oficinas exteriores de artes plásticas.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Dada a natureza do projeto MãoTerra e os seus objetivos de promover a biodiversidade e a sustentabilidade, consideramos as seguintes medidas e o papel dos alunos:
1 - Os alunos podem participar na manutenção dos hotéis de insetos, garantindo que estejam limpos e com material adequado para os insetos;
2 - Os alunos podem aprender a identificar as espécies de plantas e insetos presentes nos jardins, registando as suas observações e contribuindo para a avaliação do impacto do projeto;
3 - Os alunos podem auxiliar na gestão do compostor, adicionando material orgânico, controlando a humidade e temperatura, e utilizando o composto produzido para fertilizar os jardins;
4 - Os alunos podem participar na rega dos canteiros, remoção de ervas daninhas e controlo de pragas, utilizando métodos ecológicos e sustentáveis;
5 - Os alunos podem contribuir para a limpeza e conservação dos espaços intervencionados, recolhendo lixo, cuidando dos bancos e mobiliário, e reportando eventuais problemas.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Fase 1: pedagogia, onde os alunos e toda a comunidade escolar aprendem sobre a importância dos insetos polinizadores, ciclos de vida das espécies, flora autóctone e boas práticas ecológicas.
Fase 2: transmissão, pretende que os alunos se tornem agentes pedagógicos, transmitindo o conhecimento adquirido a funcionários, familiares e outras entidades, promovendo a consciencialização e boas práticas.
Fase 3: intervenção, pretende que a comunidade participe em atividades práticas como a construção de hotéis de insetos, plantação de espécies autóctones e instalação de alimentadores para insetos.
Fase 4: eventos e atividades, pretende-se promover workshops, palestras, concursos e outras atividades abertas à comunidade escolar, promovendo a participação e o interesse pelo projeto.
Fase 5: utilização dos espaços, que serão utilizados para atividades pedagógicas, lúdicas e de lazer, convidando a comunidade escolar a usufruir dos benefícios do projeto.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
O projeto MãoTerra, ao promover a biodiversidade e a sustentabilidade nos espaços exteriores da escola, contribui para a saúde e bem-estar da comunidade:
1 - A melhoria da qualidade do ar, pois o aumento da vegetação contribui para a purificação do ar, removendo poluentes e produzindo oxigénio;
2 - A redução do ruído, vista a presença de áreas verdes que ajudam a absorver o ruído, criando um ambiente mais tranquilo e propício à concentração;
3 - A promoção da atividade física: os espaços revitalizados incentivam a prática de atividades ao ar livre, como caminhadas, jogos e exercícios, contribuindo para a saúde física;
4 - A redução do stress pelo contacto com a natureza, que tem efeitos comprovados na redução do stress e ansiedade, promovendo o bem-estar psicológico;
5 - A estimulação da criatividade e aprendizagem: os espaços exteriores revitalizados proporcionam um ambiente estimulante para a aprendizagem, a criatividade e a interação social.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
O projeto foi iniciado no final do ano passado, aproveitando o mês de junho e julho, quando os alunos do ensino básico encontram-se mais disponíveis.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Os nossos potenciais parceiros e os seus papéis são:
- O Apps for Good (da ESL), que poderá desenvolver apps para ensinar e sensibilizar sobre a flora e fauna dos jardins da escola. No "Pátios", poderiam continuar a desenvolver apps ou material digital educativo relacionado aos objetivos do projeto;
- A comunidade escolar, alunos, professores, funcionários e pais podem participar em diversas atividades, como construção de mais hotéis para insetos, reflorestação de canteiros, manutenção do compostor e organização de eventos;
- As entidades ambientais locais / agentes económicos: organizações não-governamentais, empresas de jardinagem sustentável ou viveiros locais podem fornecer apoio técnico, materiais ou workshops sobre práticas ecológicas;
- A Câmara Municipal pode colaborar com a doação de plantas, disponibilização de recursos para a construção da estufa ou apoio na gestão de resíduos orgânicos.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos humanos:
- professores, como coordenadores das várias facetas do projeto, responsáveis pelas atividades pedagógicas e sensibilização;
- alunos, como participantes ativos nas atividades práticas, como construção, plantação e monitorização;
- funcionários da escola, no apoio logístico, manutenção dos espaços e gestão de recursos;
- voluntários da comunidade, com a eventual participação em atividades específicas, como workshops ou construção de estruturas.
Recursos materiais:
- madeira, redes, telas impermeabilizantes, silicone, tintas: para a construção / manutenção dos hotéis de insetos / compostor;
- sementes e plantas para reflorestar canteiros e implementar o projeto "uma planta por sala";
- material para estufa – estrutura metálica, cobertura, sistema de rega, ferramentas de jardinagem;
- equipamento tecnológico, tal como sensores para monitorização da biodiversidade;
- material de divulgação, tal como cartazes, panfletos, website para comunicar o projeto à comunidade.
Recursos financeiros:
- cerca de 2000 euros.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
De encontro aos nossos, podemos definir os seguintes indicadores para avaliar o impacto do projeto:
1 - Análise do aumento da biodiversidade - quantificar o número de espécies de plantas e insetos presentes nos jardins antes e depois da intervenção, utilizando a aplicação "PictureThis" para identificação e registo;
2 - Redução do consumo de água - monitorizar o consumo de água para rega dos espaços verdes antes e depois da substituição de relvados por canteiros com plantas autóctones;
3 - Envolvimento da comunidade escolar, avaliando o número de alunos, professores, funcionários e pais envolvidos nas atividades do projeto, via registos de participação, questionários e feedback.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Dificuldades:
1 - Disponibilidade de tempo - a carga horária dos alunos e professores pode limitar o tempo dedicado às atividades práticas;
2 - Resistência à mudança: alguns funcionários da escola podem ser resistentes às boas práticas ambientais, dificultando a implementação do projeto;
3 - Falta de espaço e infraestrutura, dada a inexistência de um espaço adequado para guardar materiais e para trabalho colaborativo pode ser um obstáculo;
4 - Apoio institucional, vista a política ambiental da escola e o apoio da administração são cruciais para o sucesso do projeto;
5 – A aquisição de materiais: a burocracia na compra de materiais e a demora na entrega podem atrasar a implementação do projeto.
Como forma de mitigação:
1 - Planear as atividades considerando a disponibilidade de tempo dos participantes;
2 - Promover ações de sensibilização para o corpo docente e funcionários, incentivando a participação e o apoio ao projeto;
3 - Negociar com a Direção da escola a cedência de um espaço adequado para o projeto;
4 - Garantir o apoio institucional através da apresentação do projeto à direção e obtenção de aprovações necessárias;
5 - Antecipar a compra de materiais e buscar alternativas locais para evitar atrasos.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: