Escola Básica Integrada de Santa Cruz da Trapa (São Pedro do Sul)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Falta de áreas verdes e de espaços adequados para atividades ao ar livre na escola.
Ausência de infraestrutura para cuidados com os animais.
Espaços mal conservados que não incentivam a interação e a partilha de momentos lúdicos dos alunos.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Presença de árvores e vegetação que proporcionam sombra e um ambiente natural.
Espaços amplos que podem ser utilizados para atividades pedagógicas.
Comunidade escolar com vontade de se envolver em projetos de educação ambiental e cuidado com o meio ambiente.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
2000 m²
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
100 m²
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Construção de um galinheiro pedagógico e de uma horta pedagógica para promover a educação ambiental, melhorar o envolvimento dos alunos com a natureza e desenvolver competências práticas de cuidado com os animais e com o meio envolvente, reconhecendo e respeitando a natureza.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
O galinheiro pedagógico será construído na escola, com uma instalação duradoura, que pode ser utilizada por todos. A manutenção da horta pedagógica também será para manter, independentemente do professor responsável pelo projeto.
Serão dois espaços criados para toda a comunidade escolar.
Explicite:
O galinheiro será um recurso didático, promovendo a aprendizagem prática e a relação com o meio ambiente, enquanto proporciona momentos de lazer para os alunos. No presente ano letivo, irão ser realizadas diversas atividades no âmbito do clube do ambiente, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento e de Geografia, entre outras. Na execução dos trabalhos, também, iremos convidar pais e famílias a colaborar no projeto.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Limpeza regular do galinheiro.
Alimentação das galinhas.
Monitorização da saúde dos animais.
Os alunos participarão ativamente nessas tarefas, desenvolvendo um sentido de responsabilidade.
Plantação de alimentos na horta, cuidado da terra e compostagem.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Durante a fase de construção, os alunos e a comunidade poderão participar nas atividades de preparação e organização do espaço. Após a instalação, haverá oficinas e outras atividades regulares que envolvem todos os alunos, incentivando a aprendizagem e a participação comunitária.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
A interação com os animais pode reduzir o stress e promover a saúde mental e o bem-estar na escola.
Aumentar o sentido de pertença e promover um ambiente saudável entre os alunos.
O projeto é inovador por integrar práticas educativas de forma prática e sustentável, promovendo a consciência ambiental entre os alunos e as famílias.
Aumentar o envolvimento da comunidade na vida da escola.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
1 de outubro de 2024 a 30 de junho de 2025.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Parcerias com agricultores locais (famílias) para fornecer orientação sobre cuidados com as galinhas e práticas sustentáveis.
Colaboração com associações ambientais para desenvolver atividades educativas.
Envolvimento com a junta de freguesia e Câmara Municipal de São Pedro do Sul.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos financeiros: 1000 €.
Recursos humanos: professores, alunos e voluntários da comunidade.
Recursos materiais: materiais de construção para o galinheiro, ração e utensílios de cuidado animal.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Número de alunos envolvidos nas atividades do galinheiro e na horta pedagógica.
Avaliação da aprendizagem através de questionários antes e depois das atividades.
Observação do bem-estar animal e da qualidade do espaço.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Possíveis problemas de saúde das galinhas.
Resistência da comunidade em adotar novas práticas.
Necessidade de financiamento adicional para manutenção a longo prazo.
Falta de tempo para trabalhar nas atividades.
Dificuldade em manter a alimentação dos animais durante o período de férias letivas.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: