CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola Básica Vila d'Este (Vila Nova de Gaia)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
- Falta de espaços lúdicos: Os alunos não dispõem de áreas adequadas para jogos ao ar livre, o que limita as atividades recreativas.
- Espaço não utilizado de forma eficiente: Algumas áreas são subutilizadas e não contribuem para a interatividade social e educativa dos alunos.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
- Localização central: O espaço exterior é de fácil acesso e está situado numa área onde os alunos passam bastante tempo.
- Espaço disponível para intervenção: A área a intervir é considerável (450 m²), permitindo a criação de um ambiente mais natural e diversificado.
- Interesse da comunidade escolar A comunidade escolar mostra interesse em melhorias para o espaço exterior, o que pode facilitar o envolvimento e a participação.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
11000

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
450

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
A principal intervenção será a criação de um espaço multifuncional que incorpore áreas de jogos no chão, duas mesas com bancos incorporados, em madeira. Como existem árvores no local, estas mesas ficarão entre as árvores. Como o terreno tem um declive considerável, será necessário nivelá-lo. Por outro lado, a zona que contem alcatrão terá de ser arranjada, uma vez que tem várias depressões, sendo impossível pintar no chão os jogos. Este projeto só será possível se houver ajuda do Município de Vila Nova de Gaia simultaneamente com a Junta de Freguesia de Vilar do Andorinho.
Este design visa proporcionar atividades recreativas e educativas, promovendo a interação social entre os alunos.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção será permanente, com a inclusão de elementos que não apenas facilitam o uso no dia a dia, mas também contribuem para a sustentabilidade e melhoria do espaço ao longo do tempo.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
- Promover a inclusão: O espaço será acessível a todos, independentemente da idade ou capacidade.
- Melhorar as condições de aprendizagem: Ambientes naturais e interativos favorecem a concentração e o bem-estar psicológico dos alunos.
- Melhorar a qualidade dos tempos livres: Criar um ambiente onde os alunos possam relaxar, socializar e aprender.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
As principais medidas de manutenção incluirão:
- Manutenção dos equipamentos: Rotinas de verificação e limpeza dos jogos e bancos.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
O envolvimento da comunidade escolar ocorrerá através de sessões de brainstorming com a comunidade escolar para explorar ideias e sugestões.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Os benefícios do projeto incluem:
- Saúde física: Promover a atividade física através de jogos e brincadeiras ao ar livre.
- Interação social: O design do espaço fomenta a interação e promove laços sociais entre os alunos.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
A iniciar assim que a escola consiga a verba necessária para a concretização do projeto.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Prevê-se a colaboração do Município de Vila Nova de Gaia, da junta de freguesia de Vilar do Andorinho e das tintas Barbot.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Prevê-se um custo de 600 euros para a colocação das mesas. Para arranjar o asfaltoprevê-se a colaboração da Câmara Municipal.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Poderemos avaliar o sucesso do projeto com a observação dos seguintes fatores: número de horas em que os alunos usufruirão do espaço e retorno direto direto dos alunos e encarregados de educação e envolvimento dos alunos na construção e manutenção que este espaço.

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
- Integração de elementos lúdicos e educativos: A combinação de áreas de jogos com mesas para atividades pedagógicas ao ar livre.
- Envolvimento ativo dos alunos na manutenção: Incentivar uma cultura de responsabilidade e cuidado pelo espaço, promovendo atividades práticas de envolvimento direto na natureza e comunidade. Este projeto estabelece uma base sólida para o desenvolvimento de um espaço escolar mais sustentável, inclusivo e adaptado às necessidades da comunidade, transformando o espaço exterior da escola em um ambiente promotor da educação.
Este projeto estabelece uma base sólida para o desenvolvimento de um espaço escolar mais sustentável, inclusivo e adaptado às necessidades da comunidade, transformando o espaço exterior da escola em um ambiente educativo e social mais acolhedor

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: