Escola EB 2,3 Cardoso Lopes (Amadora)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
A área destinada à Horta Pedagógica da Escola é o espaço onde se pretende intervir, de modo aprofundar as suas potencialidades enquanto ferramenta pedagógica e Didática, visando conferir um sentido prático e significativo à transmissão dos conteúdos teóricos de diferentes disciplinas, durante o processo de ensino e de aprendizagem. Ou seja, dotar o referido espaço num local de aprendizagem complementar ao que é feito em sala de aula, numa perspetiva de Domínio de Articulação Curricular, envolvendo disciplinas como: TIC, Matemáticas, Ciências Naturais Educação Visual, Educação Tecnológica, Cidadania, entre outras.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Os pontos fortes são o espaço do pomar; a sala de aula ao ar livre; e a parte do jardim.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
400m2
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
200 m2
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Pretende-se aumentar a sala ao ar livre que já se encontra no local, para permitir acolher as turmas maiores (20 a 30 alunos); Objetiva-se dotar a área do pomar de mesas e cadeiras de exterior de modo a constituir um segundo espaço de aprendizagem; Intui-se afixar plantas de longa duração de modo a facilitar a manutenção do espaço a médio longo prazo.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção é de caráter permanente, uma vez que o objetivo é ser usado como uma ferramenta que potencie o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos. A sala de aula não é o único sítio onde os alunos aprendem.
Explicite:
O espaço promove a biodiversidade devido ás árvores de fruto que se encontram no local, bem como as plantas hortícolas que se afixam anualmente. O impacto nas alterações climáticas justifica-se por se tratar de um espaço verde, tal como nas potencialidade que revela enquanto ferramenta para formar indivíduos focados na sustentabilidade ambiental. O eficiente uso da água é destacado pelo sistema de rega automática que existe no local e o qual precisa de ser otimizado: A melhoria da qualidade do ar é concretizada pelas plantas que existem no local, por contribuírem para a renovação da qualidade do ar. O ruído já foi minimizado por via de barreiras de som em acrílico. A economia circular será fomentada através: da venda do que se produz no local, recorrendo à venda de produtos à comunidade educativa; da compostagem de resíduos vegetais, provenientes da cantina da escola e da manutenção do espaço; da utilização dos resíduos vegetais em bom estado para alimentar os animais que existem na escola. No aproveitamento das sementes obtidas das plantas cultivadas para os anos seguintes. Em termos de inclusão trata-se de um local para todos, tal como preconizado pelo Decerto de Lei 54/2018. Melhoras as aprendizagens, uma vez que pode ser utilizado como um espaço complementar ao que é efetuado em sala de aula, num vertente mais prática, desafiadora e significativa. Melhora a qualidade dos tempos livres, uma vez que pode ser usado como um local social.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
A manutenção do espaço será feita pelos alunos, no que diz respeito a monda e instalação de plantas.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Na venda de produtos hortícolas, frutícolas e durante o processo de ensino e de aprendizagem, bem como na dinamização do existente Clube da Horta.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Criação de um espaço inovador de aprendizagem, mas também de socialização, envolvendo alunos, encarregados de educação, professores, assistentes operacionais, entre outros.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
O processo de intervenção já foi iniciado no início do ano letivo e pretende-se terminar no fim dos mês de fevereiro.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Pretende-se envolver as equipas do Eco-Espaço e dos Espaços-Verdes, da Câmara Municipal da Amadora. No primeiro caso para implementar atividades no enquadramento do Programa Educação Ambiental. No segundo para obter plantas para afixar no local.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Em termos financeiros será preciso, aproximadamente, 2 a 3 mil euros; No que respeita a recursos humanos serão suficientes os professores, alunos e alguns assistentes operacionais; relativamente a materiais, será preciso alargar a sala de aula ao ar livre e obter mesas e cadeiras de exterior para o pomar.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Envolvência da comunidade educativa;
- Impacto na formação dos alunos;
- Concretização dos objetivos.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Falta de financiamento
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: