Escola Básica nº1 de Elvas (Elvas)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Existe necessidade de melhorar a estética dos espaços exteriores previstos para jardinagem. Estes espaços, em alguns casos, são de difícil acesso com declive acentuado do terreno, e sem vegetação e sem sistema de rega automatizada.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Um dos espaços exteriores da escola por comportar uma área que sugere um anfiteatro natural poderá ser uma mais-valia, permitindo várias utilizações, como convívio, projeção de cinema, pequenos espetáculos, aliados a um jardim sustentável.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
Foi solicitado à autarquia
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
Entre os 50 metros quadrados e os 100 metros quadrados
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
A criação do Jardim dos Desejos caracteriza-se por promover aprendizagens colaborativas, estéticas, artísticas, de empreendedorismo, de troca de experiências, de construção de atitudes ambientais conscientes e sustentáveis e de capacitação para a autossuficiência, através do melhoramento de um terreno vegetal que se encontra no espaço exterior da escola e da sua transformação num jardim.
Com a sua implementação prevê-se contribuir também para a definição de um possível futuro profissional com viabilidade, de acordo com a importância das artes e ofícios no contexto atual, procurando dar resposta à falta de mão de obra especializada, à necessidade de fixação de jovens no seu território e continuidade dos saberes patrimoniais.
Com esta candidatura pretendemos iniciar uma pequena parte do projeto “O Jardim Dos Desejos”, priorizando as seguintes etapas:
• “limpeza” do terreno (deixando matéria orgânica para os canteiros permanentes), organização espacial, movimentação de terras.
• colocação de torneira com grande mangueira, na parte inferior do jardim;
• correção e melhoramento do terreno onde se irão plantar árvores/arbustos;
• elaboração de 2 pequenos canteiros permanentes, um na encosta do terreno e outro horizontal;
• plantação de árvores/arbustos;
• instalação de 2 bidons grandes para recolha das águas pluviais;
• aquisição de material de jardinagem.
• Paletes
• Programador e painéis solares
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Uma intervenção desta natureza deverá ser permanente, contando necessariamente com um trabalho de manutenção vindo de professores, alunos e pessoal não docente, em articulação com programas, clubes e grupos disciplinares.
Especificar:
Atividades artísticas; horta experimental
Explicite:
Promoção do trabalho experimental e despertar a curiosidade dos alunos por questões ambientais.
Pretende-se promover atividades de plantação de espécies vegetais autóctones no âmbito do projeto Eco Escolas permitindo aumentar a quantidade de plantas no ambiente, melhorando a estética e qualidade do ar uma vez que promove e sensibiliza para a preservação das espécies quer animais quer vegetais, nomeadamente com a construção de hotel de insetos.
Prevenção da erosão do terreno da encosta.
A água utilizada na rega poderá ser obtida por um ou mais bidões de acumulação de águas pluviais, através de mangueira ou com o apoio de regador.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Rega, remoção de ervas daninhas, limpeza do espaço envolvente através de um sistema de escalonamento por turmas.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Os alunos e docentes envolvidos no projeto terão de ter um papel interventivo, participando nos espaços a intervencionar durante a sua execução e manutenção.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Melhoria do desempenho ambiental da escola, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações.
A criação deste espaço permite purificar e melhorar a qualidade do ar das áreas circundantes.
A valorização deste espaço permite a sua utilização por parte das várias disciplinas, clubes e projetos de modo a diversificar as estratégias de ensino promovendo a interdisciplinaridade, a inclusão e o bem-estar.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Por falta de verbas, o projeto só terá início se for contemplado pela ABAAE neste concurso.
Apenas a plantação de vegetação autóctone será feita em parceria com o ICNF em novembro de 2024.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
O Plano Cultural de Escola (vide projeto em anexo) do nosso agrupamento nos últimos anos, tem se debruçado sobre todos os aspetos referidos anteriormente. O percurso que temos feito tem-se relacionado intimamente com tudo aquilo que a natureza faz por nós e nós por ela, sensibilizando os alunos para atitudes sustentáveis como a bioconstrução, a permacultura e atitudes ecocompatíveis, assim como o bem estar, a cooperação e o estar com o outro.
Assim o MAE, museu de arqueologia e etnografia de Elvas, tem convidado os alunos a percorrerem historicamente desde a pré história, todas as atitudes ecológicas que o homem tem tido, desde as antas, à casa romana à arquitetura tradicional. Posteriormente e na Quinta dos Nabais, aprendem técnicas sustentáveis de arquitetura, como a realização de adobes e construções recorrendo ao barro e à palha.
A nossa verdadeira intenção seria juntamente com estes, com o Happy Gardens e o APPCDM, propor aos nossos alunos, uma série de sessões/workshops ao longo de três anos, onde nos propomos a transformar aquele espaço em terreno vegetal ao ar livre, dotado de um natural anfiteatro, num jardim de alimentos, dotado de equipamento lúdico e artístico, num espaço aprazível, com sombras e equipamento de modo a propor de forma informal momentos de aprendizagem significativos e de rica interação interpessoal e com a natureza. Para além disso seria uma oportunidade para estes alunos pois estas sessões também teriam um caráter profissionalizante nestas áreas.
O ICNF, como parceiro, ajudará na escolha e plantação de espécies vegetais autóctones, de modo a criar um espaço que permita a construção de um hotel de insetos.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
• Palestra introdutória sobre jardinagem/agricultura sustentável (empresa de jardinagem e Clube de Ciência Viva na Escola) direcionado às turmas envolvidas e alunos do Clube de Ciência Viva e Eco escolas no auditório da escola – professores, coordenadora intermunicipal do Plano Nacional das Artes, sem custos
• “Limpeza” do terreno (deixando matéria orgânica para os canteiros permanentes) organização espacial, movimentação de terras para dispor árvores e arbustos – sem custos
• Correção e melhoramento do terreno onde se irão plantar árvores/arbustos – Substrato universal 10 sacos de de 70l – 79,90€, docentes e alunos
• Plantação de 4 árvores e 8 arbustos de pequeno porte – cedidas pelo ICNF, colaborador do ICNF, professores e alunos do clube de ciência e Eco escolas, sem custos
• Instalação de 2 bidons grandes, com torneira e proteção contra transbordamento, para recolha das águas pluviais – 85,98€
• Colocação de torneira com grande mangueira, na parte inferior do jardim –
Canalização – ligação à existente e colocação da torneira – 48€
• Para o “canteiro/horta vertical” permanente de 25m2 (aprox.) na encosta do terreno serão necessários 6 unidades de bordadura de madeira 74,34 €
• aquisição de material de jardinagem (sachos, enxadas, ancinhos, pás,
tesouras de poda, luvas) 200€
• Programador de rega 49,69€
• Painéis solar de 30W 12V, para alimentar bomba de água 100€
• Melhorar/arranjar o sistema de rega existente (recursos humanos da autarquia) sem custos
• Material para hotel de insetos, clube de ciência viva, sem custos
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Número de alunos envolvidos;
- Número de plantas germinadas;
- Limpeza e arrumação do espaço.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Falta de rega de automatizada.
Dificuldades de rega nos meses de verão por não haver quem se comprometa a regar as plantas.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: