CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Associação de Assistência de Eixo (Aveiro)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Criação de estruturas de apoio ao brincar no exterior que promovam o movimento, exploração de sons e o jogo simbólico, priorizando materiais naturais e de desperdício.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Área cimentada estimulando e desafiando as crianças à aprendizagem de andar de triciclo/ bicicleta, saltar à corda, percursos de movimento com estruturas de equilíbrio e arcos e/ou andar de andas.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
1200

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
900

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Considerando que dispomos de uma boa área de gramão, mas pouco desafiante (temos atualmente um escorrega e um castelo), pretendemos criar estruturas que promovam o equilíbrio e transposição de obstáculos; conceber um espaço promotor do jogo simbólico (cozinha de lama); construir uma parede com utensílios de jardinagem (regadores, carrinhos de mão e outros) e ainda criar um espaço musical com objetos de fazer barulho.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Para este projeto pretendemos criar estruturas de caráter permanente.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

Especificar:
Apoio às atividades descritas no Plano Anual de Atividades

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
Estimular o brincar livre e o apoio às atividades de sala, assim como o contacto com a natureza (p.e. animais)

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Uma vez que iremos considerar a construção das estruturas ao nível das crianças, iremos sensibilizar as crianças para que no momento de arrumar a criança executa o ciclo “encontra-brinca-arruma”.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Uma vez que integrámos no nosso Projeto Educativo o Programa Eco-Escolas, na área de intervenção da sustentabilidade ambiental, considerámos a intervenção acima descrita relevante e necessária para que a nossa ação vá ao encontro dos nossos princípios, contribuindo para o desenvolvimento integral e bem-estar das crianças e jovens favorecendo quer o projeto quer o programa. Iniciámos já com a colocação de estruturas naturais no relvado, que será o nosso pano de fundo.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Atualmente, as crianças passam grande parte do dia em espaços fechados. Importa garantir que as crianças tenham experiências de descoberta, desafios e aprendizagens, num espaço onde livremente decidem e escolhem o que fazer, onde, como e com quem, de acordo inteiramente com os seus interesses.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Já iniciámos em Agosto as elevações no relvado na área de exterior que vai ser intervencionada – última quinzena correspondente ao período em que a instituição esteve encerrada para férias.
O términus preve-se para o final de 2025.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Parceria com os alunos da EPA (Escola Professional de Aveiro) na recolha de interesses e na criação das estruturas na área a intervencionar.
Projeto com a colaboração da Câmara Municipal.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Projeto com a colaboração da Câmara Municipal.
Os materiais a utilizar serão sustentáveis, tais como paletes de madeira, pneus, cordas (e outros que no decorrer do projeto se verifiquem necessários.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Envolvimento das crianças na utilização das estruturas criadas;
- Se as estruturas vão potenciar o desenvolvimento motor e as relações sociais entre os pares.

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
- Dificuldade na concretização do projeto até ao final do ano letivo.
- As diretrizes da Segurança Social não autorizarem a concretização do projeto.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: