Escola Básica e Secundária D. Sancho II Alijó (Alijó)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
As paredes/muros das escolas são espaços, que muitas vezes são espaços "abandonados" . Poucos reparam, mas quando representam algo diferente, toda identifica a diferença
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Os aspetos a serem mantidos é mesmo a vida em todo o espaço escolar, podendo mesmo ser as próprias paredes/muros da escola
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
1800
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
250
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
pretendemos abordar as questões ambientais de uma
forma objetiva, procurando desenvolver trabalhos de âmbito artístico,
com a utilização de materiais recicláveis e onde a comunidade escolar e
local possa participar ativamente e contribuir de forma inequívoca para
a resolução destes problemas. No âmbito deste clube e de outros projetos da escola, cada participante
será mais ou menos envolvido (consoante as idades e níveis de ensino),
no processo de criação artística dos projetos a desenvolver.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
O projeto e carácter permanente, uma vez que se pretende
Dar continuidade à decoração dos espaços exteriores da escola e espaço
público será também um dos pressupostos deste projeto
Explicite:
Abordar a Arte Contemporânea como processo interativo e
criativo, na qual as preocupações ecológicas são uma constante
demanda da nossa sociedade.
É também algo que as escolas devem
tratar de uma forma consciente e pedagógica, capacitando cada vez
mais os alunos para formas de intervenção social, com vista a uma
maior consciência sobre a questões ambientais e ecológicas que afetam
o nosso planeta e que urge alertar e corrigir.
Compreender a Arte Contemporânea como meio de expressão plástica e
comunicação visual por excelência, catalisadora de emoções e de
formas de agir na sociedade atual.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
A intervenção na manutenção dos espaços exteriores irá decorrer com a aplicação de materiais que se forem degradando/saindo, recorrendo sempre a material reciclável que os alunos vão trazendo para a escola, e através do aproveitamento da recolha seletiva do lixo, que é feita semanalmente pelas diferentes turmas de todos os níveis de ensino na escola.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
O projeto promove semanalmente/diariamente o envolvimento de todos os alunos. Uma vez que todas as semanas, uma turma por semana, faz a recolha seletiva do lixo da escola, e a respetiva reciclagem do mesmo. A partir desta recolha seletiva são feitas seleções de materiais, para que os mesmo sejam aplicados neste tipo de projetos/ ou em outros projetos das mais variadas disciplinas
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
A inovação do projeto começa mesmo pela recolha seletiva do lixo ser feita pelas turmas e a seleção dos lixo ser feita com objetivos/ideias que permitem aos alunos sugerir, intervir e participar desde a ideia até a realização final.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
16/9/2024 e o fim será aproximadamente Maio de 2025, embora seja um projeto onde existe uma continuidade uma vez que exige manutenção
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Programa ERASMUS +; Escola em Movimento;
Município de Alijó; Escola Eletrão; EcoEscola;
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recolha de vários tipos de lixo urbano; tintas de exterior e
rolos para pintar; Fatos de macaco descartáveis; parafusos e buchas
metálicas; Máquina de perfurar e cortar; Sprays de várias cores e
metalizadas (de boa qualidade, para exterior); Vários tipos de
ferramenta (martelos, alicates, chaves de fendas, etc).
Os custos são difíceis de quantificar, neste momento, uma vez que o projeto ainda está a decorrer
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- preocupações ecológicas são uma constante demanda da nossa sociedade
- capacitar cada vez mais os alunos para formas de intervenção social, com vista a uma
maior consciência sobre a questões ambientais e ecológicas que afetam o nosso planeta e que urge alertar e corrigir
- promover arte ecológica
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
- Os grandes riscos são poucos, apenas o facto de os objetos sofrerem desgaste ou alguma degradação.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: