CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola EB Monte Aventino (Porto)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
- Falta de espaços cobertos
- Intervenção ao nível dos jardins ( renovação do solo)

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
O projeto de melhoria do espaço exterior escolar é essencial para promover um ambiente escolar mais agradável, seguro e propício ao desenvolvimento integral dos alunos. Este projeto visa criar um espaço que atenda às necessidades dos alunos, professores e funcionários, proporcionando áreas de lazer, recreação, convivência e aprendizagem. Este projeto visa transformar e revitalizar os espaços externos da escola, criando áreas mais funcionais e agradáveis. Através da melhoria do ambiente exterior, busca-se também fomentar a sustentabilidade, a interação com a natureza e a promoção de hábitos mais saudáveis, contribuindo para o bem-estar de toda a comunidade escolar. Este projeto não só transformará o espaço, mas também criará memórias e experiências valiosas para os alunos!
O recreio não tem espaços lúdicos para os alunos. Com os jogos passam a ter algo para brincar nos intervalos.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
150

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
50

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
A melhoria do espaço exterior escolar é uma oportunidade de transformação que vai além da estética, criando um ambiente propício ao aprendizado e à convivência. Com o engajamento de toda a comunidade escolar, é possível construir um espaço que reflita os valores e as necessidades dos alunos.
O objetivo passa por reabilitar os recreios no sentido de promover brincadeiras mais saudáveis entre as crianças centradas no respeito entre pares.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção será de caráter permanente, visualmente atraente e de fácil identificação.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
Com os jogos , os alunos têm à sua disposição brincadeiras que podem facilmente ser desenvolvidas com os seus colegas evitando-se também situações de conflito.
Para além disso, todos os jogos terão indicações em inglês, uma vez que se trata de uma escola bilingue.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
A manutenção será feita pelos alunos nas aulas de expressões.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Os pais e outros elementos da comunidade educativa participam ativamente na vida da Escola,
contribuindo de forma muito positiva para a consecução dos seus objetivos. Os alunos e os pais serão convidados a fazer a limpeza e a pintura do recreio, para estreitar os laços entre a comunidade educativa.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
As brincadeiras na natureza proporcionam diversos benefícios na criança, não só a nível da saúde física, mas também do bem-estar.
Alguns benefícios a destacar são: estimula a criatividade, ajuda no sistema imunológico, apura dos
sentidos, ajuda nos vínculos sociais, desenvolve a coordenação motora, proporciona momentos de concentração, diminui problemas de saúde.
-Os alunos passam a ter jogos para se poderem movimentar e não estarem sentados tanto tempo no chão.
-Promove a sustentabilidade através do uso de materiais ecológicos.
-Cria áreas de convivência e recreação.
-Estimula a prática de atividades físicas.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Janeiro a junho.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Doação de tintas e produtos em falta.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
•Recursos materiais : Tintas apropriadas para o chão (tintas à base de água ou específicas para pavimentos).
• Diluente
• Pincéis e rolos
• Fita adesiva para delimitar áreas
• Lona ou plástico para proteger áreas ao redor.
Recursos humanos: Alunos, Pessoal docente e não docente , Associação de Pais, Encarregados de Educação
Recursos financeiros : aproximadamente 1000€

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Questionário de satisfação: alunos e encarregados de educação
- Observação direta
- Registos fotográficos

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
- Condições atmosféricas adversas
- Condições ou possibilidades externas à organização que poderão ameaçar o
cumprimento dos seus objetivos
- Custos envolvidos na concretização do projeto

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: