Escola EB da Bela Vista (Loures)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
O espaço exterior da escola apresenta algumas áreas degradadas e pouco funcionais, necessitando de melhorias nos seguintes pontos:
- Solo compacto e com pouca permeabilidade, resultando em acúmulo de água e erosão.
- Escassez de vegetação nativa, o que limita a biodiversidade local.
- Falta de áreas sombreadas, tornando o espaço desconfortável em dias de calor.
- Falta de acessibilidades para utentes com mobilidade reduzida, no que diz respeito ao acesso ao Monobloco.
- Falta de espaços cobertos adequados para atividades pedagógicas e lúdicas, limitando assim o uso dinâmico do pátio.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
- As árvores maduras existentes oferecem sombra e um ambiente natural já estabelecido.
- As áreas abertas podem ser otimizadas para atividades ao ar livre.
- Existe o interesse da comunidade escolar em participar no projeto e transformar o espaço, tornando-o mais acolhedor.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
117
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
90
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
A principal intervenção consiste em requalificar a área para criar espaços multifuncionais que podem ser utilizados tanto para atividades pedagógicas quanto lúdicas. O objetivo é melhorar a sustentabilidade ambiental e o bem-estar dos utilizadores, por meio da introdução de elementos que aumentam a biodiversidade, como jardins de plantas nativas, áreas de sombra, espaços de ensino ao ar livre, e zonas de lazer.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção será permanente, com o objetivo de proporcionar melhorias de longo prazo para a comunidade escolar e o meio ambiente.
Explicite:
- Promover a biodiversidade: A introdução de espécies nativas e a criação de um jardim pedagógico, um hotel para insetos e um ninho, que proporcionarão um habitat para insetos e aves.
- Minimizar os impactos das alterações climáticas: Através do plantio de árvores e arbustos, para aumentar a sombra, reduzir as temperaturas e absorver CO2.
- Uso eficiente da água: Instalação de sistemas de captação de água da chuva e do sistema de rega para regar o jardim e a horta pedagógica.
- Melhorar a qualidade do ar: As plantas ajudarão a filtrar partículas e aumentar o oxigénio disponível.
- Promover a inclusão: Criação de espaços acessíveis a todos, inclusive para alunos e adultos, com mobilidade reduzida.
- Melhorar as condições de aprendizagem: Aulas ao ar livre e um ambiente mais agradável e inspirador para os alunos.
- Melhorar a qualidade dos tempos livres: Espaços lúdicos e de convivência para estimular o descanso e a interação.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
A manutenção será feita regularmente, com a participação dos alunos em atividades de cuidado do jardim e horta, como irrigação, limpeza e pequenos reparos, integrando-os em projetos de educação ambiental.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Desde a fase de planeamento, os alunos e a comunidade escolar foram consultados e terão a oportunidade de contribuir com ideias e participar de workshops de plantio e sustentabilidade. A comunidade escolar participará em reuniões para a implementação do projeto.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
O projeto promoverá um ambiente mais saudável, com áreas sombreadas, vegetação e espaços para atividades físicas e recreativas, melhorando o bem-estar físico e mental dos alunos e de toda a comunidade escolar.
- Uso de tecnologias sustentáveis, como a captação de água da chuva e plantio de vegetação nativa.
- A integração de espaços educativos e recreativos num ambiente natural.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
O projeto está previsto para iniciar em 3 de março de 2025 e concluir em 3 de novembro de 2025.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
- Câmara Municipal e União de Freguesias: Apoio técnico para a implementação do projeto.
- Associações de Pais e locais de sustentabilidade: Consultoria sobre espécies nativas e técnicas sustentáveis.
- Empresas locais: Doação de materiais e serviços.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
- Recursos Financeiros: 2000€ para materiais e infraestruturas.
- Recursos Humanos: Equipa de professores, alunos, comunidade local, Associação de Pais e voluntários.
- Materiais: Plantas nativas, sistemas de irrigação, mobiliário ao ar livre, ferramentas, Pérgula modular com a dimensão de 400x 300, pneus.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Aumento da biodiversidade (número de espécies plantadas e avistadas no local).
- Redução de áreas sem sombra e diminuição da temperatura do pátio em dias quentes.
- Participação da comunidade escolar (número de alunos e professores envolvidos).
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
- Clima: Períodos de seca que podem dificultar o desenvolvimento da vegetação.
- Custos imprevistos: Flutuações nos preços dos materiais.
- Manutenção contínua: Risco de falta de apoios a longo prazo para manter o espaço.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: