Escola EB 2,3 Integrada de Pedras Salgadas (Vila Pouca de Aguiar)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
A escola tem uma grande área impermeabilizada que se torna muito quente quando está calor. A biodiversidade é muito reduzida uma vez que existem apenas algumas árvores. Carece de zonas de sombra e de locais aprazíveis ao ar livre para os alunos brincarem e aprenderem (a escola tem alunos do pré-escolar até ao nono ano).
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Existe uma grande área de solo que pode ser intervencionada e transformada em jardim.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
12200
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
2700
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Os alunos foram envolvidos no projeto e, em conjunto com os educadores e professores, sugeriram as seguintes propostas: colocar bancos de jardim; pintar um mural nas paredes do balneário (edifício junto das mesas de ping-pong); reabilitar as mesas de ping-pong, que se encontram num estado degradado, e que assim permitiriam aos alunos usufruir delas; plantar arbustos em todos os canteiros, para as abelhas e outros insetos; plantar novas árvores; fazer sementeiras de árvores em vaso para transplantar; criar canteiros com plantas aromáticas como o alecrim e o rosmaninho e construir e instalar ninhos e bebedouros para as aves. Este projeto tornará a escola num espaço mais acolhedor, com maior biodiversidade, com mais sombras, com espaços aprazíveis para as brincadeiras e ótimos locais de aprendizagem.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção é permanente.
Explicite:
O recinto escolar ficará mais acolhedor, rico em biodiversidade, apresentará sombras e locais de aprendizagem bem como espaços para os jogos e as brincadeiras. Será um ótimo local para todos os alunos desenvolverem inúmeras competências.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Os alunos vão colaborar na manutenção dos canteiros.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Será solicitada a colaboração dos alunos, educadores, professores e pessoal não docente: na escolha das espécies a serem plantadas; na sementeira de árvores; na pintura do mural (será feito um concurso para a escolha do tema); na construção e instalação de bebedouros e ninhos para as aves.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Toda a comunidade será beneficiada uma vez que serão criados espaços verdes ricos em biodiversidade, com sombras e locais de aprendizagem bem como lugares para os jogos e as brincadeiras. Será um ótimo local para todos os alunos desenvolverem inúmeras competências. Este projeto torna-se muito especial por ser planificado e implementado com a colaboração dos alunos.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Início- março de 2025.
Fim- novembro de 2025
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar- Apoio técnico para a implementação do projeto e aquisição de árvores.
Associação de Pais- Aquisição de plantas arbustivas.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos financeiros: 3000 euros.
Recursos humanos: Técnicos da Câmara Municipal e toda a comunidade escolar.
Materiais: Árvores e arbustos; bancos de jardim; materiais para construir bebedouros e ninhos e reparar as mesas de ping-pong.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Aumento da biodiversidade.
Aumento das áreas de sombra e diminuição da temperatura nos dias mais quentes.
Aprendizagens dos alunos.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Falta de recursos financeiros.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: