CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola EB1/JI de Vidigal (Leiria)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
As principais zonas que carecem de intervenção são a zona arenosa onde está atualmente um parque infantil inativo (não tem condições de segurança) e a zona ajardinada adjacente, assinaladas na imagem em anexo com as letras A e B, respetivamente.
Os principais problemas do nosso espaço exterior estão relacionados com falta de sombras e aproveitamento dos espaços verdes.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
O espaço de recreio em frente ao edifício escolar e o espaço do campo de jogos são o essencial para o número de alunos matriculados nesta instituição, com diversas opções de atividades físicas e/ou lúdicas.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
1725 m2

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
300 m2

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Área A: Zona do parque de areia = 160 m2
Restauração do parque infantil para que os alunos o possam voltar a utilizar e colocação de toldos tensionadas para proporcionar mais algumas sombras e proteger as crianças durante o tempo de recreio.
Área B: Zona verde = 140 m2
Criação de um espaço verde organizado em três espaços bem definidos, identificados e organizados: horta pedagógica, zona de leitura e zona de lazer e convívio.
A criação da horta pedagógica permitirá desenvolver o gosto pela alimentação saudável (uma vez que grande parte dos nossos alunos não a tem) e o respeito pela natureza (para aprenderem a respeitar a natureza e mantê-la limpa).
O espaço verde para o lazer permitirá que os alunos experimentem e vivenciem diferentes experiências ao longo das estações, com cheiros, cores e texturas.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Permanente.
As alterações sugeridas serão de carater permanente para que as áreas selecionadas acrescentem valor e felicidade nas vivências dos nossos alunos (a curto e a longo prazo) para que se possa desenvolver o respeito, a capacidade de gestão de conflitos para usufruto dos diferentes espaços e para se construírem consensos.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
Conforme foi supracitado, pretende-se reabilitar os dois espaços para que se possa fazer do recreio um prolongamento da sala de aula e que possibilite aos alunos um desenvolvimento pessoal, intelectual e, principalmente, socio-afetivo.
Possibilitar aos alunos a frequência e exploração de espaços que possam desenvolver a sua responsabilidade individual e de grupo (espaços que promovam aprendizagens individuais e em grupo).

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Na nossa escola está a ser implementado um Plano de Inovação Pedagógica em que os alunos estão distribuídos por equipas de trabalho com carater rotativo. Cada uma das equipas de Grupos de Responsabilidade tem funções diferentes e, entre elas, existe o Grupo dos Guardiões da Natureza que verificam e se certificam que o espaço exterior se mantém limpo.
Temos ainda uma equipa de Voluntários (elementos da comunidade) que nos irão auxiliar com a manutenção da horta pedagógica e do espaço verde de lazer. Trabalharão em parceria com os nossos alunos na manutenção desses espaços.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Os alunos podem recorrer à comunidade para ajudar a semear a relva e, por exemplo, uma vez por semana convidar alguém da comunidade para ir dar um jeitinho no espaço.
Numa fase inicial, os voluntários, a associação de pais e os vizinhos da escola auxiliarão na implementação e construção dos diferentes espaços. Posteriormente, a manutenção ficará ao encargo dos alunos (auxiliados pelos voluntários da comunidade local).

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Transformar o recreio numa zona de bem-estar para todos os que usufruem da escola. Quando à comunidade, espera-se que as cores alegres e os espaços verdes melhorem o estado anímico das pessoas que moram nas redondezas da escola.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
As intervenções previstas iniciarão já no mês de novembro e prevê-se que esteja concluída antes do término do 1.º semestre de avaliação.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Apoio, divulgação, doações

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos financeiros: doação de empresas locais e Associação de Pais.
Recursos humanos: professoras, assistentes operacionais, pais, familiares, vizinhos e voluntários da comunidade local.
Recursos materiais: toldos, pneus, madeiras, tintas, sementes, utensílios de jardinagem e agrícolas.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Satisfação das crianças.
Tempo de permanência nos novos espaços.
Grau de manutenção dos diferentes espaços.

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Dificuldades no financiamento e disponibilidade das empresas.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: