Escola EB 2,3 de Rio Tinto (Gondomar)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Seriam dois espaços:
1- uma área mais pequena, que pretendemos intervencionar para melhorar a biodiversidade, onde na parede já existe um pequeno jardim vertical, principalmente com suculentas, na parede. Nesta zona pretendíamos retirar os arbustos e transplantá-los para outra zona, junto das grades e construir um pequeno lago( com plantas aquáticas e rãs) e acrescentar no terreno ao lado, plantas com flor, plantas aromáticas e junto à parede onde há mais sol, colocar plantas suculentas e cactos, fazendo uma transição de uma zona mais quente com plantas mais resistentes, como cactos e suculentas, para outra mais sombria onde estariam plantas com mais necessidade em água e mais sombra, ficando o lago ou charco também nesta zona.Também se instalariam casinhas para insetos e um pequeno borboletário.
2- no segundo espaço, pátio central, pretendíamos plantar mais algumas árvores no recreio, para ganhar mais verde e sombras.Entre as árvores seriam criados espaços para plantas com flor e zonas de lazer e de descanso para os alunos com mobiliário de madeira ou plástico reciclado.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
--> Devem ser mantidas as árvores e as plantas que já existem no local;
--> Potenciar a área existente, utilizando um substrato adequado e complementando com mais espécies de suculentas resistentes;
--> a integrar práticas sustentáveis, como a captação de água da chuva, compostagem;
--> Sensibilização Contínua: Manter campanhas de sensibilização sobre a importância da natureza e da conservação, eventos comunitários e utilização de painéis amovíveis.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
Espaço 1- 3000 m2/ espaço 2- 68 m2 -
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
68 m2 + 80 m2
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Intervenções: Espaço 1 - construir um pequeno lago ou charco e plantar plantas com flor e aromáticas; arranjar uma zona para a colocação do borboletário.
Espaço 2 - Plantar 3 ou 4 árvores de grande porte, introduzir plantas com flor e mobiliário de exterior, por exemplo em plástico reciclado, para efeitos lúdicos mas também pedagógicos.
- Criação de zonas de estar, como bancos e áreas de descanso, junto às plantas floridas e árvores, da a dimensão do espaço e reduzidas áreas de estar e lúdicas.
A construção do charco, juntamente com a criação de um espaço verde diversificado, aborda múltiplos problemas relacionados à biodiversidade, qualidade do ar, falta de espaços de lazer, desconhecimento ambiental e desertificação. Essa intervenção integrada não só melhora o ambiente físico, mas também fomenta uma cultura de respeito e cuidado pelo meio ambiente dentro da comunidade.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Sim, é permanente no caso do mobiliário de exterior, deve estar fixo, pode estar à volta de uma árvore ou noutras zonas.
Explicite:
Estes espaços têm como objetivo melhorar a qualidade dos tempos livres dos alunos com locais à sombra, para estar ou descansar, mas também com objetivos pedagógicos, mostrando a biodiversidade e observar possíveis interações bióticas
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
- Os alunos serão responsáveis por supervisionar os espaços: relatando algum estrago que possa ocorrer, retirando o lixo desse espaços, fazendo a rega das plantas e sensibilizando os colegas para manter os espaços limpos e não causar danos nos equipamentos.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
- Um grupo de alunos esteve envolvido na elaboração do projeto e para a concretização será solicitada a ação e colaboração da associação de pais, da Junta de Freguesia de Rio Tinto e da Câmara Municipal de Gondomar.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
- Redução do Stress: A presença de espaços verdes tem um efeito comprovado na redução do stress e da ansiedade. Ambientes naturais contribuem para o relaxamento e para a melhoria do bem-estar mental.
Atividade Física - A promoção de jogos e atividades ao ar livre é crucial para o desenvolvimento físico das crianças e para a saúde da comunidade em geral.
Socialização e Coesão Comunitária - as áreas verdes bem projetadas funcionam como pontos de encontro, promovendo a interação social e a coesão comunitária. Isso é especialmente importante para o desenvolvimento social e emocional das crianças.
Biodiversidade e Educação Ambiental: O aumento da biodiversidade não só melhora o ecossistema local, mas também oferece oportunidades educativas. As crianças e jovens, podem aprender sobre diferentes espécies, a importância da conservação e o papel que cada um desempenha no meio ambiente.
A remodelação dos espaços será projetada para ser acessível a todos, incluindo crianças com mobilidade reduzida. Isso assegura que todos possam usufruir dos benefícios da natureza.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Datas de início - novembro
Datas finais previstas - março
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Os parceiros deverão ajudar na remoção e transplantação dos arbustos; na escavação de covas para colocação das árvores e fornecimento do composto para o solo, bem como de vedações numa fase inicial.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos humanos:
- professores dos projetos ambientais e clube do ambiente;
- Alunos de várias turmas;
- encarregados de Educação
Recursos materiais - materiais de jardinagem; composto, plantas, árvores, lona geotextil impermeável, pedras para a borda do charco e caminhos e zona dos cactos e suculentas mobiliário de exterior
Recursos financeiros : +/-1000 €
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- nº de alunos que usaram o espaço;
- inquérito a um número considerável de alunos sobre a importância as intervenções realizadas;
- Nº de aulas em que foram usados esses espaços.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
- Disponibilidade das pessoas para a execução do projeto;
- Custo do mobiliário exterior e árvores;
- Celeridade na resposta das entidades locais (Junta de freguesia e Câmara Municipal de Gondomar)
- Financiamento: A obtenção de fundos suficientes para a implementação do projeto pode ser um desafio.
-Manutenção Sustentada: A manutenção dos espaços verdes requer um compromisso a longo prazo. A falta de recursos humanos e financeiros para a manutenção pode comprometer a viabilidade do projeto e a qualidade dos espaços ao longo do tempo.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: