CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola Básica de Abrigada (Alenquer)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Reabilitação de um anfiteatro no recreio da escola. Este espaço encontra-se em mau estado. Apresenta poucas sombras, bancadas e pórticos por pintar, apresenta um espaço abandonado.
Depois de requalificado poderá vir a ser utilizado como sala de aula ao ar livre, tendo como paisagem envolvente a Serra de Montejunto. O anfiteatro também poderá ser utilizado pelo Clube de Teatro, disciplina de artes dramáticas e outras para representação de peças de teatro para a comunidade escolar e local (Encarregados de Educação, Centro Social de Ventosa, Associação de Apoio a Idosos e Jovens da Freguesia de Meca, e outras instituições de apoio a crianças, jovens e idosos). Poderá ser aproveitado pelo Clube de Música para apresentar concertos; o Clube das Artes também poderá realizar atividades que promovam o meio envolvente; também poderá ser utilizado na ocupação de tempos livres (alunos, docentes, pessoal não docente), local de convívios da comunidade escolar e outras atividades que envolvam contacto com a Natureza. Também pretendemos, à posteriori, intervencionar o espaço envolvente ao anfiteatro parece fique mais agradável e aprazível para a realização das diferentes atividades.
As áreas circundantes encontram-se pouco aproveitadas pelos alunos, docentes, pessoal não docente e restante comunidade escolar. No verão, existem poucos zonas de sombra para a realização de atividades de convívio.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Os espaços que rodeiam a escola apresentam grandes áreas com diversos espaços verdes, uma zona onde vivem animais domésticos (patos, galinhas, perus e porcos vietnamitas, uma zona agrícola com estufa, entre outros. Estas zonas são uma mais-valia, permitindo uma panóplia de atividades, entre elas, convívio, usufruto dos espaços verdes, contacto com os animais e plantas. De salientar que o espaço dos animais é da responsabilidade dos alunos da Educação Especial que usufruem de medidas adicionais. .

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
16 000

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
275

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Pretende-se recuperar um espaço subaproveitado/devoluto, um anfiteatro antigo e dar-lhe uma nova vida, o espaço encontra-se totalmente ao abandono.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção é de caráter permanente, uma vez que o objetivo é ser utilizado como espaço privilegiado para os alunos conviverem e realizarem jogos de carácter lúdicos (por exemplo: jogos tradicionais de dinâmica de grupo e mitigar a utilização excessiva dos telemóveis nos intervalos, hora de almoço, e restantes tempos livres), ou local de convívio, leitura. A ocupação do tempo livre dos alunos com as atividades, com o intuito promover a adoção de comportamentos que promovam a saúde e o bem-estar.
O anfiteatro natural poderá também ser um espaço para promover o contacto com a natureza. Lecionação de aulas ao ar livre com o intuito de desenvolver diferentes competências e consequentemente os alunos adquirirem múltiplas literacias. Também poderá ser utilizado pelo Clube de Artes, Clube de Teatro e Clube de Música da escola e finalmente pelos alunos do Projeto Incluirte (alunos da educação especial).

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

Especificar:
Utilizado pelos clubes de artes, teatro, música, Inluirte para desenvolver diferentes atividades. Pequenos eventos para a comunidade local (crianças, jovens e idosos) de carácter cultural e pedagógicas.

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
Promover o bem-estar e a saúde (física e mental) de toda a comunidade escolar.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Requalificar a escadaria e o espaço do anfiteatro, assim como criar sombras. A requalificação será realizada pelos alunos, com dinâmicas que têm o intuito de: promover o sentido de responsabilidade; desenvolver a consciência e responsabilidade ambiental e social dos alunos; promover o trabalho colaborativo entre docentes, alunos e pessoal não docente para o bem comum em prol da construção de um ambiente mais sustentável.
O trabalho e empenho dos alunos será valorizado pelo reconhecimento da comunidade escolar dada a importância da requalificação e manutenção do espaço.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Toda a requalificação do espaço será realizada na íntegra pelos alunos: da Educação Especial, alunos da turma de PIEF, alunos voluntários de todas as turmas, e encarregados de educação que queiram colaborar, sob a orientação dos professores da Educação Especial. Com a colaboração de pessoal docente, pessoal não docente e encarregados de educação (voluntários).

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
A valorização do espaço será um recurso para o desenvolvimento das competências dos alunos, que poderá ser utilizado pelos professores de todas as disciplinas, Clubes e pequenas atividades para a comunidade escolar no geral.
Em consonância com o preconizado na dinamização do “Dia de aulas ao Ar Livre”, iniciativa promovida pela Direção Geral de Educação, considera-se que este projeto permite a aprendizagem realizada ao ar livre, que fomenta aprendizagens diferenciadoras e perduráveis que: potenciam o bem-estar e saúde dos intervenientes; reduzem os níveis de stress; promovem diversos estímulos sensoriais; estimulam o cuidado com o meio ambiente.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
25 de novembro de 2024 e fim previstas para a intervenção (30 de maio de 2024).

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
A Câmara Municipal de Alenquer comparticipará o projeto no valor de 500 €. Os alunos da Educação Especial apresentaram a ideia da requalificação do espaço no concurso de Orçamento Participativo no ano letivo anterior.
Rolhas de cortiça (pedido de colaboração e recolha nos restaurantes no Concelho de Alenquer).

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos financeiros é necessário, aproximadamente, 2 a 3 mil euros. No que diz respeito a recursos humanos, a equipa de requalificação será composta por docentes, alunos e encarregados de educação voluntários. Os materiais para a execução da requalificação são: madeira para os assentos dos degraus; tintas; rolhas de cortiça (recolha nos restaurantes no Concelho de Alenquer); madeira; lona (Velas para sombra); 2 pilares de madeira; azinheiras; pinheiros mansos; trepadeiras; estrutura para as trepadeiras.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
-Envolvência da comunidade escolar;
- Impacto nas aprendizagens dos alunos;
- Atividades desenvolvidas no Anfiteatro.

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Falta de recursos financeiros.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: