Escola EB1 da Ponte (Oliveira de Azeméis)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
A zona a intervencionar encontra-se sem utilidade, uma vez que se apresenta sem aproveitamento quer para atividades lúdicas ou didáticas, o que leva à necessidade de intervenção de forma a harmonizar o espaço e potenciar o mesmo. Atualmente, verifica-se que o espaço está subaproveitado face à utilização que se poderia dar, dado haver uma inexistência de infraestruturas ou espaço verde aprazível e seguro para poder ser utilizado pelos alunos na sua plenitude.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
O espaço que se pretende valorizar faz parte do espaço que envolve a escola, correspondendo à zona limítrofe da mesma, mas sem grandes zonas verdes ou possibilidade de aproveitamento, a não ser para que os alunos possam correr. Desta forma, pretende-se manter as árvores já existentes e reformar o espaço a partir das mesmas. Para promover o espaço existem já na escola uma horta vertical que necessita de reparação, assim como algumas casinhas de pássaros, as quais, com o tratamento adequado poderão promover o espaço e a biodiversidade.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
1580
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
100
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Com o projeto pretende-se desenvolver um espaço harmonioso em que as crianças possam realizar as mais diversas atividades. Pretende-se que este seja um espaço lúdico, mas também didático, em que possam ser desenvolvidas atividades variadas, quer individualmente (leitura, meditação), quer em grupo (aulas ao ar livre, momentos mindfullness).
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervença o sera de cara ter permanente, atrave s da escolha de materiais duradouros.
Explicite:
O desenvolvimento do espaço podera ser aproveitado para a realizaça o de atividades pedago gicas, nomeadamente, realizaça o de aulas ao ar livre. Sera ainda usado para a realizaça o de va rias atividades lu dicas, tais como momentos de leitura, pequenos piqueniques, realizaça o de jogos, meditaça o. De acrescentar que pretende ser um espaço para os alunos, primordialmente de lazer, que seja harmonioso e conforta vel e sobretudo que atenda a s necessidades e caraterí sticas especí ficas dos alunos que pertencem a esta comunidade escolar. O espaço sera destinado ao conví vio dos alunos e da comunidade escolar em si. Com o desenvolvimento do espaço pretende-se promover a biodiversidade com a colocaça o de va rias casas para pa ssaros, assim como locais para semear ou plantar diferentes tipos de plantas. Atendendo a s caraterí sticas da nossa comunidade escolar e fundamental a criaça o e existe ncia de um espaço harmonioso e inclusivo, onde todas as crianças possam participar e realizar diferentes atividades que desenvolvam o seu bem-estar fí sico, emocional e mental. Com o desenvolvimento do espaço pretende-se que a escola seja ainda mais inclusiva, potenciando os alunos de compete ncias sociais e, consequentemente melhorar significativamente as condiço es de aprendizagem, assim como melhoria dos tempos livres, promovendo o bem-estar e a socializaça o.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Para o desenvolvimento do projeto preve -se a construça o de uma plataforma/estrutura em madeira onde sera implantada uma casa de madeira. Neste espaço, tanto interior como exterior, devera o estar pufes para que os alunos possam desenvolver as va rias atividades, assim como sera o colocadas as casinhas dos pa ssaros e uma horta vertical. Inicialmente, os alunos ajudara o na limpeza do espaço e, posteriormente, o espaço estara ao cuidado dos alunos com supervisa o por parte do adulto. Sera o ainda os alunos a cuidar da horta e do restante espaço envolvente.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
O envolvimento da comunidade escolar e dos alunos sera ira ocorrer desde a fase 0, isto e , na fase de desenvolvimento do projeto. Os alunos participara o nas atividades de construça o sempre que possí vel e seguro e a comunidade escolar participara nas deciso es para a construça o do projeto, apoiando o mesmo com recursos fí sicos e humanos.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
O projeto visa contribuir significativamente para o bem-estar da comunidade escolar, proporcionando um espaço de brincadeira, rodeado de espaços verde. Este espaço sera harmonioso e sauda vel, o qual ira promover a pra tica de atividades ao ar livre e o contacto com a natureza, para ale m de que potenciara a pra tica letiva/pedago gica, mas tambe m e, essencialmente a parte lu dica. Com o desenvolvimento deste espaço pretendem-se desenvolver pra ticas mais sauda veis, promovendo-se o bem-estar fí sico e mental dos nossos alunos.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Data de início: logo que seja adquirida alguma verba ou encontrado algum parceiro.
Data de conclusão: final do ano letivo.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Sa o parceiros a Ca mara Municipal, Junta de Freguesia, Empresas Locais e a Comunidade Local, os quais desempenham pape is fundamentais para o desenvolvimento, com sucesso do projeto. Cada parceiro contribui com recursos, com conhecimento ou apoio logí stico, num espí rito de trabalho colaborativo, promovendo um ambiente escolar sustenta vel, inovador e sauda vel para todos. O envolvimento desses e um exemplo de boas pra ticas sociais, ambientais e educacionais na comunidade escolar. A colaboraça o de todos os intervenientes e fundamental na criaça o de um projeto deste ge nero, na o so pelos motivos escolares, mas tambe m pela parte este tica que sera desenvolvida na escola.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Os recursos financeiros estimados podem variar tendo em conta os materiais escolhidos para o seu desenvolvimento, dependendo tambe m de possí veis ofertas de parcerias encontradas. Contudo, e possí vel identificar as principais despesas, as quias respeitam aos elementos para os quais necessitamos de material. A saber: - Plataforma de madeira, cujo valor esta ainda por orçamentar, uma vez que podera o existir parcerias para o efeito.
- Pufes, com valor de aquisiça o estimado entre os €200 e €300. - Casa de madeira, com valor estimado para compra que se situa entre os €700 e €1000. - Materiais para recuperaça o de horta e casas de pa ssaros, com valor estimado de €50. - Plantas, que sera o facultadas por parcerias encontradas.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Diversa(Mente) - Aumento do envolvimento e participaça o dos alunos, professores e membros da comunidade local nas atividades de manutença o e uso do espaço e desenvolvimento constante dos espaços verdes.
- Desenvolvimento de pra ticas de uma vida sauda vel, assim como pra ticas sociais positivas. - Utilizaça o do espaço na realizaça o de diferentes atividades (lu dicas/dida ticas). - Melhoria da biodiversidade e desenvolvimento de uma conscie ncia de sustentabilidade. - Utilizaça o do espaço como refu gio/porto de abrigo em situaço es de “desconforto emocional”.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Não preencheu
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: