Escola EB/S de Rebordosa (Paredes)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
• Não existência de um espaço de convívio no espaço exterior na escola;
• Não existência de um espaço tranquilo ao ar livre, que poderia ser aproveitado para momentos de convívio, leitura com um ambiente mais agradável e sustentável;
• Espaços de estudo ao ar livre onde os alunos possam estudar ou conviver, favorecendo um ambiente de aprendizagem distinto;
• Falta de bebedouros onde os alunos possam beber ou encher as suas garrafas reutilizáveis com água.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
• Os espaços verdes, as árvores e áreas de vegetação que existem na escola, promovendo a biodiversidade e oferecendo um ambiente mais saudável, potencializando os jardins;
• As áreas de recreio, as zonas de lazer e campo desportivo, são fundamentais para o desenvolvimento físico e social dos alunos.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
20 813 m2
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
56,95 m2
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
• Criar um espaço para promover o bem-estar emocional, social e físico dos alunos, podendo ser uma área de relaxamento, promovendo um ambiente escolar mais saudável e inclusivo.
• Também que os alunos do CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem), consigam usufruir deste espaço, em contexto de terapia ocupacional e lúdica, onde realizariam jogos e outras atividades e pudessem sair da sua sala e espaço habitual de trabalho.
• Seria também um cantinho de leitura, de troca de livros e poderíamos articular com a Biblioteca.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção é de carater permanente, permitindo aos alunos o usufruto de um novo espaço, mais agradável, tranquilo e de complemento ao polivalente, cantina e biblioteca.
Explicite:
- Melhorar a qualidade dos tempos livres. Os alunos poderão usufruir de um espaço exterior construído e projetado de acordo com as suas necessidades e espetativas de apoio ao espaço interior e contacto com o expaço ajardinado, nos seus tempos livres.
- Incentivar a partilha de experiências e entreajuda, entre alunos dos diversos níveis de ensino e dar apoio aos colegas da unidade CAA, desenvolver a cooperação, a interajuda e empreendedorismo como atitudes favoráveis à aprendizagem.
- Criar/projetar espaços sustentáveis no recreio da escola recorrendo a materiais reutilizáveis numa perspetiva de economia circular, envolvendo toda a comunidade educativa, alunos, assistentes, pais e empresas e entidades parceiras.
- Desenvolver práticas que promovam a autonomia, a criatividade, e responsabilização dos alunos na sua aprendizagem. Promover uma cultura participativa e aberta à comunidade, alicerçada nos valores humanistas e na educação para a cidadania.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Inspeções regulares do espaço;
Manutenção da infraestrutura;
Limpeza e conservação para garantir higiene e segurança;
Verificação de mobiliário, inspeção e reparo de mesas, cadeiras e outros, assegurando que estejam em boas condições;
Sensibilização dos alunos envolvidos em campanhas de consciencialização sobre a importância da conservação do espaço, aprender a cuidar do espaço e desenvolver o sentido de responsabilidade.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Fases do Projeto e Envolvimento da Comunidade Escolar:
• Fase de Planeamento
Reunião com alunos e Coordenador da escola para auscultar as necessidades e interesses dos alunos e Associação de Pais, no envolvimento e construção do projeto, indo ao encontro das expetativas dos alunos.
• Elaboração do Projeto
Criar grupos de trabalho compostos por alunos para desenvolver o projeto, pois garante um senso de propriedade, empreendedorismo e participação ativa desde o seu início.
• Fase de Implementação
Organizar equipas de trabalho com os alunos para desenvolver o projeto, desde a angariação dos materiais à sua elaboração/concretização.
Nesta etapa inicial, envolver a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia no desterro e alisamento do espaço; a Associação de Pais para cimentar o espaço, pedindo a colaboração de encarregados de educação ligados à construção civil; compra da tenda; recolha por parte dos alunos, de diversos materiais reutilizáveis, como pneus, bobines de madeira, paletes de madeira, garrafas pet, caixotes de madeira, etc. para pintar ou envernizar. Utilização de garrafas PET para vasos suspensos, os pneus e pallets para a construção de sofás e as bobinas de madeira como base para a construção de mesas, sempre com o objetivo da reutilização de materiais.
• Fase de Acompanhamento
Feedback contínuo sobre as atividades realizadas e as que serão necessárias executar e sugerir melhorias.
O envolvimento ativo de alunos e da comunidade nas várias fases do projeto, vai garantir que o mesmo acompanhe as necessidades, desejos e espetativas dos envolvidos.
• Fase de Avaliação e Manutenção
Apresentar os resultados à comunidade escolar, mostrando como a participação de todos pode fazer a diferença.
Agradecer a todos os que participaram e ajudaram na projeção e concretização do projeto.
Campanhas de sensibilização no sentido da preservação deste espaço.
Auscultação da comunidade sobre a implementação, uso e concretização do novo espaço projetado.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
• Benefício a nível de saúde mental pois a socialização ajuda a reduzir níveis de stresse e ansiedade, promovendo um ambiente mais saudável e emocional;
• Integração social, pois o projeto pode promover a inclusão e a convivência entre alunos de diferentes origens, níveis de ensino e capacidades, fortalecendo laços comunitários;
• Este espaço pode oferecer Atividades Multidisciplinares (leitura, jogos, etc.) que atendam a diferentes interesses dos alunos.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
A data prevista para o início do projeto seria no mês de dezembro com término no mês de junho.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
• Câmara Municipal e Junta de Freguesia – com o desterro e alisamento do espaço;
• Associação de Pais - cimentar o espaço e patrocínio económico face a algumas despesas;
• Associação de estudantes e os alunos envolvidos no projeto – colocação e pintura dos bancos, mesas colocação de vasos com plantas;
• Outras entidades como indústrias (tecidos e enchimento para as almofadas).
• Biblioteca no empréstimo dos livros e jogos.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Para a colocação da tenda – 500 euros
Para o cimento, brita, malha e areia – 700 euros
Tintas e vernizes – 30 euros
Os restantes materiais com patrocínios das indústrias e entidades locais e recolha de materiais que já não façam falta e possam ser reaproveitados e reutilizados.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
• Análise de indicadores como:
- A frequência do espaço;
- Satisfação dos alunos;
- Preservação do espaço.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
• A falta de recursos financeiros ou falta de materiais podem comprometer a execução do projeto;
• Atrasos no cronograma podem ocorrer devido a imprevistos, como problemas técnicos ou falta de coordenação entre todos os envolvidos e comprometer a execução do mesmo no tempo previsto.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: