Escola EB 2,3 Carlos Paredes (Odivelas)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Algumas zonas do nosso pátio da escola está com uma baixa de manutenção.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Bastantes árvores e arbustos existentes.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
2500
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
10
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Construção de um jardim sensorial.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Permanente. O protejo é a sua recuperação.
Explicite:
A construção do jardim sensorial, pressupõe diversas zonas, uma zona de plantas aromática, outra de flores, outra de exposição de trabalhos de alunos.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Colocação de cerca à volta da zona do jardim colocação de acrílicos para fechar o telheiro existente e depois a colocação de pisos diferentes, colocação de flores e ervas aromáticas.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Inicialmente a colocação do gradeamento e acrílicos terá de ser por profissionais.
A colocação de plantas e flores bem como a decoração do espaço irá ser feita pelos alunos do clube eco-escolas.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Servirá para despertar todos os sentidos dos alunos.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Até janeiro colocação da vedação.
Na primavera a colocação das plantas.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Iremos pedir colaboração da Junta de freguesia local.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
perto de 100€ para a colocação das vedações.
Acrílico 100€ para 4 painéis.
50€ para colocação dos pisos e plantas.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Utilização do espaço pelos alunos da unidade de ensino especial e pelos os restantes alunos, desde o 1º ciclo até ao 3º ciclo.
Local de exposição de trabalhos de alunos.
Arranjo de um canteiro abandonado.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
A manutenção do espaço.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: