Escola Básica dos Castanheiros (Odivelas)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Os canteiros.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Espaços lúdicos com jogos(xadrez, macaca).
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
38°48'41.9"N 9°13'42.1"W Restaurantes Hotéis Coisas a fazer Transportes públicos Estacionamento Farmácias Multibancos 38°48'41.9"N 9°13'42.1"W
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
4x 16m2
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Colocar canteiros de flores e /ou ervas aromáticas e garrafões com o mesmo objetivo.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Os canteiros serão definitivos. os garrafões terão caráter temporário devido ao desgaste.
Os jogos terão um caráter definitivo.
Explicite:
Uma vez que o uso do telemóvel não é permitido os alunos terão que se ocupar com outras atividades.
Este projeto integrasse num outro criado pelos coordenadores do 6ºano e com a participação dos
professores desse ano e terá duas vertentes a da recuperação de espaços lúdicos jogo da macaca, xadrez ... e os canteiros/jardins com flores e /ou ervas aromáticas .
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Os alunos irão contruir pequenos canteiros com recurso a garrafões e nas aulas aprender como e quando cultivar os canteiros/jardins com flores e /ou ervas aromáticas .
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
A primeira fase prense-se com estudo do como e quando cultivar os canteiros/jardins com flores e /ou ervas aromáticas .
A segunda resulta da parceria com os pais e encarregados de educação e associação pais e encarregados de educação, para a aquisição/doação de terra e sementes.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Para além da aprendizagem inerente dos alunos destaca-se o facto de estes poderem levarem flores e /ou ervas aromáticas para , no caso das aromáticas, substituírem o sal. Contribuirá ainda para um ambiente mais saudável e colorido.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Início: novembro
Fim ???
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Iremos pedira colaboração dos os pais e encarregados de educação e associação pais e encarregados de educação, para a aquisição/doação de terra e sementes e eventualmente da junta de freguesia.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Alunos, professores pais e encarregados de educação e associação pais e encarregados de educação,
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Número de alunos participantes.
Número de pais e encarregados de educação.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Alterações climáticas (demasiada chuva/ muita seca. Férias escolares.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: