Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
- Limpeza periódica de todo o espaço do pátio identificado;
- Cuidado dos espaços de lazer, tornando-os mais agradáveis para o convívio (nº6);
- Plantação de flores nos canteiros (nº 4);
- Criação do Cantinho das Aromáticas, para (nº5);
- Limpeza e restauração dos canteiros (nº7).
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
- Manter a Sala de Aula Exterior, fazendo as manutenções necessárias, para a lecionação de aulas diversas (nº1);
- Aproveitar o Anfiteatro ao ar livre para possíveis aulas, palestras, exposições ou outras atividades da escola;
- Manter a zona de lazer de alunos, professores e funcionários (nº6);
- Aproveitar os Jogos Tradicionais (nº 2 e 3), mas restaurando-os;
- Usufruir do espaço do Pátio da Alegria e corredores que lhe dão acesso para pequenos festejos, como sejam: desfile do Halloween, desfile de Carnaval, Festa de final de ano letivo, Dia Eco-Escolas e outras atividades de âmbito disciplinar;
- Conservar as 4 árvores existentes nos canteiros localizados no Pátio da Alegria, fazendo a sua limpeza e colocando ninhos, comedouros e bebedouros para as aves ali existentes.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
43 000 m2
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
2 690 m2
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
- A principal intervenção será a criação do Cantinho da Aromáticas num dos canteiros e a limpeza e restauração dos restantes canteiros. Com esta intervenção, pretendemos melhorar o estado de limpeza de todo o Pátio e corredores ao ar livre em seu redor, bem como dar-lhe uma nova vida, plantando flores diversas, cultivando algumas aromáticas que sejam utilizadas na cantina da escola e bar dos alunos (sala de alunos). Desta forma, iremos proporcionar um ambiente mais agradável ao estudo e ao lazer e, ainda beneficiar a biodiversidade vegetal e animal da escola.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Será de carater permanente, uma vez que vai ser dar continuidade nos anos posteriores.
Explicite:
- Conservando e regenerando os canteiros existentes, colocando ninhos, comedouros e bebedouros para atrair mais aves locais, colocando o hotel de insetos construído no ano anterior e plantando espécies vegetais para atrair as abelhas.
- Melhorando e promovendo os espaços de convívio entre os alunos estrangeiros (cerca de 30% do total de alunos) e os alunos portugueses, proporcionando atividades/jogos tradicionais/dinâmicas para aumentar a prática inclusiva. Criação de bancas solidárias, envolvendo a partilha de objetos entre os alunos.
- Com a sala de aula ao ar livre, dá a alunos e professores a possibilidade de terem aulas em contextos diferentes, aplicando métodos e estratégias pedagógicas diversificadas. O uso do anfiteatro no exterior permite reunir várias turmas em simultâneo, para assistirem a palestras, exposições/apresentações diversas, cerimónias, entre outras atividades lúdico-pedagógicas.
- Proporcionando novos espaços de partilha, convívio e comunicação, nomeadamente entre os alunos, prevenindo o bullying e promovendo as atividades lúdicas, com a criação de jogos coletivos ou outras atividades de lazer saudáveis (espaço para leitura, escrita e desenho), ou até mesmo a realização de pequenos projetos disciplinares ou TPC.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
- Limpeza regular dos vários espaços do Eco-Pátio pelos alunos do Clube do Ambiente ou outras turmas previamente definidas; verificação das mesas e cadeiras da sala de aula exterior e sua reparação, quando necessário.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
O envolvimento dos alunos será ao longo do ano letivo, com serviços de limpeza, conservação e regeneração de canteiros, recolha de lixo do chão em todo o Eco-Pátio e acondicionamento de alguns materiais de jogos tradicionais. O envolvimento da comunidade escolar será em momentos mais específicos de reparações de materiais, pinturas ou corte de árvores.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Os benefícios do projeto serão sempre em prol da saúde e bem-estar de todos os elementos da comunidade escolar e também do ambiente. A existência destes espaços exteriores cria ambientes propícios a uma boa integração de outros alunos, proporcionam uma melhor interação em atividades mais lúdicas, mas também pedagógicas, além de conduzirem a uma maior sociabilização. Alguns aspetos mais diferenciadores, poderão ser a implementação de ações de voluntariado para a conservação do ambiente por parte de turmas ou brigadas da escola. Ações inovadoras do projeto poderão passar por mais ações de sensibilização, no que diz respeito à separação e reciclagem dos resíduos produzidos, atividades promotoras da boa convivência prevenindo a violência na escola, atividades de Escape Room e outras, promovendo novas formas de aprendizagem e ainda, atividades de relaxamento, como ioga, mindfulness ou meditação.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Os primeiros trabalhos de intervenção já tiveram início na segunda quinzena de outubro e deverão estar concluídos em abril/maio.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Os parceiros para o desenvolvimento deste projeto poderão ser algumas lojas de produtos hortícolas próximas da escola para fornecimento de plantas; o Leroy Merlin, com tintas ou utensílios de jardinagem; a Junta de Freguesia, com terra fértil para os canteiros, Escola Superior Agrária de Santarém, com fertilizantes orgânicos dos animais; Escola Superior de Educação, com apresentações de várias temáticas, como a sustentabilidade e desperdício alimentar e, pais e encarregados de educação, no trabalho de plantação e manutenção de alguns espaços e pequenos workshops.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Os recursos humanos serão os alunos, professores envolvidos, assistentes operacionais e Direção da Escola. Os recursos materiais necessários serão terra fértil, fertilizante orgânico, plantas (aromáticas e florícolas), etiquetas de identificação, casca de pinheiro, tintas, dez estacas de madeira, duas tesouras de podar, sacos de tamanhos diversos, luvas, um regador e um balde, martelo, pregos, vassoura de jardim e um compostor. Os recursos financeiros no momento não são muito fáceis de contabilizar, irão depender do preço dos materiais a adquirir, mas rondará os 350 euros.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Nº de aulas dadas na sala exterior, num dado período de tempo;
- Quantidade e qualidade de lixo recolhido no início e no final do projeto (evolução).
- Nº de plantas existentes no final do projeto no Cantinho das Aromáticas.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
As principais dificuldades ou obstáculos que poderão surgir ao longo do decorrer do projeto, pode ser a falta de tempo para a realização de determinadas atividades com as turmas, a falta do material necessário à realização dos trabalhos propostos, a burocracia em concretizar determinadas atividades e ainda a falta de envolvência por parte de professores, assistentes e outros parceiros.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: