CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola Básica Integrada/ JI D. Carlos I (Sintra)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Ausência de espaços para os alunos estarem ao ar livre e/ou também para ensino outdoor, nomeadamente para as disciplinas de ciências naturais, geografia, educação visual e cidadania e desenvolvimento.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Mesas e bancos já existentes no local, flora da escola já identificada.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
60000

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
400

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Dotar o espaço já referido de mais quatro mesas e respetivos bancos corridos, o que permitirá mais espaço para os alunos se sentarem, quer para desfrutar de tempos livres, quer para participar em aulas ao ar livre.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
É de caráter permanente.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
A melhoria das condições de aprendizagem ocorre já que se passará a poder usar com mais frequência e com mais alunos um espaço complementar à sala de aula tradicional, permitindo um ensino mais prático e mais significativo nas disciplinas atrás referidas.
A melhoria da qualidade dos tempos livres ocorre, já que os alunos podem desfrutar de um espaço exterior de qualidade, fortemente arborizado, para convívio, para estudo e para atividades lúdicas.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Limpeza do espaço pelas brigadas ecolimpa.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
A participação em aulas ao ar livre, envolvendo diferentes professores e diferentes alunos.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Mais atividades e presença ao ar livre.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
13 de janeiro; 21 de março

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
A Câmara Municipal de Sintra, que poderá providenciar operários para proceder à montagem do equipamento.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Cada mesa e banco corrido custa cerca de 200 euros, pelo que são necessários cerca de 800 euros. Os recursos humanos serão os assistentes operacionais e eventualmente, operários da CMS.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Aumento da frequência do espaço por alunos, nos seus tempos livres;
- Aumento da frequência do espaço por alunos, em atividades lúdicas;
- Aumento da frequência do espaço para realização de atividades letivas.

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Falta de financiamento

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: