CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola EBI do Carregado (Alenquer)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
A área frontal da escola, atualmente caracterizada por vegetação que cresce de forma aleatória e descontrolada, carece de intervenção para maximizar o seu potencial como espaço de convívio e exploração pedagógica. Esta área não só apresenta pouca organização, como também não é suficientemente atrativa para atividades lúdicas ou didáticas. A falta de estrutura impede que o espaço seja aproveitado para o lazer e para o ensino ao ar livre, o que representa uma oportunidade perdida.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
A escola conta com uma vasta área exterior de cerca de 30.600 m², composta por zonas verdes que oferecem um excelente ambiente para brincadeiras, jogos e atividades ao ar livre. A potencialização desse espaço, mantendo o seu carácter natural, é um ponto a valorizar e reforçar.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
30 600

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
1000

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
O projeto pretende valorizar a área frontal da escola através da plantação de árvores autóctones, resolvendo o problema de desorganização da vegetação atual. A criação de uma mini-floresta áutoctone permitirá transformar este espaço num ambiente mais harmonioso, organizado e que promova a biodiversidade.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção será de caráter permanente, com a introdução de árvores autóctones que farão parte da paisagem da escola durante muitos anos.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
Atividades pedagógicas: exploração dos ecossistemas mediterrânicos e estudo in situ nas aulas de Ciências Naturais, Cidadania e Empreendedorismo.
Atividades lúdicas: piqueniques, caminhadas e jogos tradicionais.
Espaço de utilização livre: destinado ao convívio dos alunos e da comunidade escolar.
Promoção da biodiversidade: plantação de 10 espécies autóctones de árvores.
Uso eficiente da água: instalação de um sistema de rega gota-a-gota.
Melhoria da qualidade do ar: aumento da produção de oxigénio (O2) e redução do dióxido de carbono (CO2), além de uma maior humidificação do ambiente.
Promoção da inclusão: a criação de um espaço acessível e inclusivo, onde toda a comunidade escolar pode participar e beneficiar.
Melhoria das condições de aprendizagem: o espaço será um laboratório vivo para estudo de ecossistemas e biodiversidade.
Qualidade dos tempos livres: com a criação de áreas para caminhadas, piqueniques e jogos, melhorando o bem-estar e a socialização.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
A manutenção será realizada em sinergia entre as Ecobrigadas de alunos (delegados ambientais e embaixadores do projeto Escola Azul), funcionários da escola e com apoio dos docentes. A poda e rega seguirão o calendário agrícola e escolar.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
O envolvimento da comunidade escolar, em especial dos alunos, será promovido em dias comemorativos ligados ao ambiente, com atividades práticas como plantação e manutenção das árvores.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
O projeto irá contribuir significativamente para o bem-estar da comunidade escolar, proporcionando um espaço verde e saudável, que promove a prática de atividades ao ar livre e o contato com a natureza. Um dos aspetos diferenciadores e inovadores do projeto é a integração de práticas sustentáveis, como o sistema de rega eficiente e a plantação de espécies autóctones.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
O projeto terá início assim que o Município de Alenquer, parceiro da escola, der início aos trabalhos de preparação do terreno, previsto para o final do 1º período, com conclusão até ao final do ano letivo.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Município de Alenquer: responsável pela preparação do terreno.
Equipa Eco-Escolas e Escola Azul: coordenação do projeto.
Alunos e professores: participação ativa na manutenção e utilização do espaço.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Financeiros: estimativa de 7 500€ para aquisição de árvores, sistema de rega e outros materiais.
Humanos: professores, funcionários, alunos e técnicos do município.
Materiais: árvores autóctones, materiais de jardinagem, sistema de rega e equipamentos para manutenção.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Número de árvores plantadas e a sua sobrevivência após um ano.
Utilização do espaço em atividades pedagógicas e lúdicas.
Melhoria na biodiversidade (avistamento de novas espécies).

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Uma das principais dificuldades será a manutenção durante as férias escolares, quando a disponibilidade de recursos humanos poderá ser limitada.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: