ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola Básica de Cruz de Argola (Guimarães)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
8/9

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Uma vez que é urgente tomar decisões e atitudes mais sustentáveis, a preocupação pelo meio
meio ambiente cresce e é incentivado no âmbito escolar a partir de diversas iniciativas, como é o
caso deste desafio. Querendo envolver os alunos em projectos que promovam a reflexão sobre
temas como este e envolvendo o elemento lápis de cor, que é uma das ferramentas de desenho
mais utilizada no contexto escolar, decidimos desafiar os alunos dos 3. e 4. anos a participar.
Apresentado o enunciado da proposta do desafio ECOLABIRINTO, foi analisado todo o material
informativo fornecido pela Faber-Castell. A projecção do filme ‘Faber-Castell Escute o som da
nossa pegada de carbono neutra…’ e a brochura foram o ponto de partida para a descoberta dos
projectos sustentáveis que estão associados ao projecto EcoLápis. Procurou-se mais informação
sobre o mineral grafite, como é, onde surge, como é extraído, para que pode ser usado e como.
Este filme, levou também os alunos a reflectir sobre o impacto que a industria tem no ambiente e
de que forma é que a Faber-Castell consegue, de forma consciente, progredir e criar o Ecolápis
ao mesmo tempo que protege e cuida o território. Assim, ficamos a conhecer as diferentes
etapas do processo de fabricação dos eco-lápis, desde a sua localização geográfica, passando
pela espécie de árvore que é semeada até à forma como é extraída a grafite.
Seguindo os objectivos deste projecto, os alunos procuraram aprofundar alguns dos conceitos
abordados no video através da pesquisa, reflexão e debates sobre a importância de reverter o
impacto da industria no meio ambiente e de que formas podemos contribuir para uma sociedade
mais sustentável, onde há consciência ecológica, respeito e proteção do meio ambiente como
um principio fundamental para o equilíbrio de todos.
Na fase seguinte, os alunos começaram a praticar e a explorar formas e técnicas de pintura
passando depois do esboço da composição desejada para o formato e dimensões finais das
ilustrações apresentadas..
Material: lápis de grafite, lápis de cor, aparas de lápis de cor azul, parede da sala de aula.
Nesta ilustração, foram utilizadas várias técnicas. Uma delas foi o efeito
esfumado com recurso a aparas de lápis de cor e a ponta do dedo. A intensão de usar esta
técnica surge durante a fase de reflexão sobre o desperdício de material provocado pela industria
e é aqui utilizada para transmitir leveza ao elemento representado, o céu. Outra técnica aplicada
foi a frottage. Aqui, a parede da sala de aula foi a superfície escolhida para trazer irregularidade e
textura ao elemento terra.
Nesta ilustração podemos encontrar elementos vegetais e animais representativos do território
florestal onde se localiza a fábrica da Faber-Castell, em Minas Gerais. Podemos encontrar
árvores (mais especificamente pinheiros Pinus Carebea) que formam longas raizes. São estas
raizes que dão origem a um labirinto extenso, que se cruza com o percurso de um mineiro. No
final, podemos encontrar o ponto de entrada da mina de onde se extrai a pedra de grafite para a fabricação dos EcoLápis. É de notar também que algumas das espécies animais desenhados
foram cuidadosamente escolhidos de modo a representarem as espécies protegidas pelo
Projecto Animalis.