Escola Básica de Gavião (Gavião)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
Turma mista - 6 aos 10 anos
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
A Aventura de Construir um Eco-Labirinto: Aprender com as Mãos e com o Coração
Na turma de AEC dos pequenos criadores de Empreendedorismo do 2º ano, foi proposto um desafio: construir um labirinto, o que rapidamente se transformou numa jornada de descoberta, cooperação e criatividade. Desde os primeiros esboços até o labirinto final, cada etapa foi vivida com entusiasmo e dedicação por todos. Foram 18 alunos com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos que se envolveram e desenvolveram este eco-labirinto.
A metodologia utilizada foi centrada na aprendizagem ativa e no trabalho em grupo. Na AEC Empre discutiram-se as regras de participação, conheceram-se vários tipos de labirintos e estudou-se o cartaz do Ciclo do Eco-Lápis, o que levou a uma aula rica sobre sustentabilidade e respeito pelos materiais que usamos. Decidiram que queriam incorporar animais que viviam debaixo da terra no seu projeto (e também um cogumelo!). De seguida, na AEC de TIC pesquisaram sobre esses animais e escolheram desenhos que eles achavam que conseguiam reproduzir, ou servir de inspiração para o que queriam fazer. Divididos em equipas, todos participaram da idealização do traçado (que foi feito e refeito várias vezes), testaram caminhos e ajustaram percursos. Quiseram acrescentar uma casa na árvore. Decidiram que queriam pintar com lápis de cor e lápis de cera. Foi entregue uma cópia a cada um que pintou de acordo com a sua imaginação. Depois, a observar o resultado de cada um, foram elaborando um mapa de cores para o trabalho final. De seguida, as crianças pintaram à vez, uma parte do labirinto. Cada decisão foi tomada em conjunto, respeitando as ideias de todos e aprendendo a negociar com empatia. Foi uma verdadeira experiência de escuta, argumentação e ação coletiva. O empenho dos alunos foi admirável, e mais do que uma construção física, esta atividade representou a construção de valores como responsabilidade, respeito mútuo e sentimento de pertença.
O labirinto não foi apenas um produto, mas o resultado vivo de um processo de aprendizagem significativo. E o lápis de carvão, com suas marcas e apagões, tornou-se testemunha daquilo que é essencial na educação: a participação ativa, o trabalho com propósito e o envolvimento sincero de cada criança.