Escola EB1/JI de Veiga Ferreira (Odivelas)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
6 anos
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa Eco-Escolas, com o objetivo de sensibilizar os alunos para os impactos ambientais associados à produção, utilização e descarte de objetos do dia a dia, como o lápis. Através da abordagem do ciclo de vida do Ecolápis, os alunos exploraram conceitos como a extração de recursos naturais, pegada ecológica, consumo consciente e sustentabilidade, promovendo simultaneamente a expressão criativa e artística.
A primeira fase do projeto consistiu na apresentação de vídeos informativos, nomeadamente sobre as minas de grafite, onde os alunos puderam visualizar e compreender as condições em que este recurso é extraído e os seus efeitos no meio ambiente. Foi também exibido o vídeo da Faber-Castell intitulado “Escute o som da nossa pegada de carbono neutra”, que permitiu aos alunos perceber como uma empresa pode adotar práticas sustentáveis em toda a cadeia de produção.
Posteriormente, foi introduzido o desafio artístico da criação do “Ecolabirinto”, através da qual os alunos aplicaram técnicas de desenho, pintura e composição gráfica, promovendo a criatividade e a sensibilização ambiental. Os trabalhos foram realizados com recurso a lápis de cor, canetas de feltro e aguarelas, permitindo uma diversidade de expressões visuais e reforçando a componente artística do projeto.
O processo de seleção do desenho vencedor foi participativo e desenvolvido em várias etapas. Numa primeira fase, todos os trabalhos realizados foram expostos e sujeitos a votação pelos próprios alunos da turma, resultando na escolha de quatro desenhos finalistas. Estes desenhos foram, posteriormente, apresentados a uma outra turma do 1.º ano, que votou e selecionou dois vencedores. Por fim, os dois trabalhos finalistas foram analisados pelos professores do 1.º ciclo da escola, que elegeram o desenho vencedor do projeto. Este processo permitiu envolver toda a comunidade educativa, promovendo a participação, a valorização do trabalho dos colegas e o espírito democrático.
O projeto foi recebido com entusiasmo pelos alunos, que demonstraram curiosidade, sentido crítico e envolvimento nas várias etapas da atividade. A componente artística, aliada ao conteúdo ambiental, facilitou a interiorização dos conceitos e permitiu a expressão de ideias e valores através da ilustração. A atividade revelou-se também uma excelente oportunidade para promover a participação democrática e a reflexão coletiva.
A iniciativa demonstrou que, mesmo a partir de um objeto tão simples como um lápis, é possível abordar temas complexos e fundamentais para a construção de um futuro mais sustentável.