ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola Sec. Alfredo dos Reis Silveira (Seixal)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
14 anos

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Seguindo a Metodologia de Projeto, a realização do trabalho passou por várias fases:
1- Definição do problema/tarefa
Consulta do regulamento do concurso para compreensão do desafio e da solução que se pretendia
encontrar.
2- Recolha de dados/pesquisa:
Visualização do vídeo da Faber-Castell e consulta da Brochura, seguida de pesquisa de elementos
visuais relacionados com o tema. Cruzamento e análise dos apontamentos recolhidos por cada
elemento do grupo.
3- Desenvolvimento de ideias:
Realização de esboços/desenhos diversos com criatividade, combinando as informações
anteriormente recolhidas e analisadas.
4 - Seleção de uma ideia:
Depois de analisar as várias ideias desenvolvidas, o estudo de cores e materiais a utilizar, os alunos
foram eliminando as menos viáveis até chegar à ideia que parecia ser mais adequada, de acordo
com a sua criatividade, sensibilidade estética, juízo crítico e capacidade de síntese.
5 - Execução:
Nesta fase, com atenção aos detalhes, as alunas realizaram a composição final, executando todas as tarefas necessárias, distribuídas entre todos os elementos do grupo.
6 - Experimentação/verificação:
Na fase de finalização, verificaram se o trabalho criado, respondia aos critérios de avaliação e se
estava encontrada a solução para o problema.
7 - Solução:
Problema resolvido! Após a análise crítica realizada na fase anterior, os alunos concluíram ter
encontrado uma boa resposta, original, para o desafio, na criação de uma boa base de desenho, com os elementos obrigatórios no regulamento e ainda alguma vida animal, tal como mencionado no
vídeo da Faber Castell.
MATERIAIS E TÉCNICAS:
- Desenho a lápis de grafite, pintura a lápis de cor e caneta de ponta fina preta.
ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS:
Foi criado um grupo de trabalho de 2 alunas. Após o primeiro contacto com o desafio, as alunas, revelaram desde logo, interesse pela atividade, apresentando diversas propostas. O trabalho desenvolveu-se ao longo de cerca de 3 a 4 aulas de 100 minutos, tendo a motivação inicial das alunas persistido ao longo das várias sessões de trabalho.