Escola EB 2,3 General Humberto Delgado (Loures)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
										Idade do(s) autor(es):
14 anos
                                    
Digitalização da Ilustração:
										Memória Descritiva:
Tomei conhecimento deste desafio na aula de Ciências Naturais e como achei interessante o tema decidi participar.  
Os materiais utilizados para este desenho foram: lápis grafite e borracha para o esboço e lápis da Faber Castell para colorir, que são os que normalmente utilizo. 
Antes de iniciar o esboço, idealizei o ambiente à volta dos elementos obrigatórios, que tinha de incluir muitas árvores e montanhas, porque normalmente as minas são longe dos centros urbanos, mas não queria uma paisagem morta, apesar da exploração mineira ser necessária é fundamental respeitar as florestas, permitindo o equilíbrio sustentável do ambiente. 
Na parte da criação do labirinto, quis representar as raízes da árvore até à mina subterrânea de grafite e criar esta ligação entre as várias partes que envolvem o ecolápis, uma vez que a madeira também é um constituinte. 
Iniciei a pintura da árvore principal, a casa do ecolápis, com cores mais vibrantes para realçá-la, fazendo movimentos circulares para dar o efeito de folhas. 
Em seguida, pintei o tronco, deixando umas partes mais escuras, para dar o efeito de sombra. Pintei o céu com tons claros, pintei diversas árvores, montanhas, para transportar as pessoas para esta paisagem.  
No labirinto coloquei a palavra ECO, prefixo de Ecoescolas, de forma circular, pois tal como uma rotunda simboliza várias saídas e vertentes da Ecologia. 
Ao pintar a mina de grafite subterrânea utilizei tons escuros que representam a profundidade e sempre imaginei uma mina subterrânea com várias carruagens para transportar o minério.  
Foi um trabalho gratificante, que me deu um enorme gozo fazer, desde imaginar o labirinto do ecolápis, o meio envolvente, conciliar o gosto pelo desenho e envolver-me em projetos que promovem a sustentabilidade e o respeito pelo meio ambiente.
                                    
 
                    
