Escola EB Ferreira de Castro (Sintra)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
13 anos
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Neste ano letivo, foi lançado aos alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, em Sintra, o desafio “ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell 2024-25”. Desenvolvido no segundo semestre, no âmbito da disciplina de Educação Visual, este projeto revelou-se bastante aliciante para os alunos, tendo como principais objetivos promover a consciencialização ambiental, despertar o interesse pela preservação do meio ambiente e incentivar a adoção de práticas sustentáveis.
No contexto dos conteúdos programáticos da disciplina, o projeto passou por várias etapas: investigação sobre o tema, apresentação e debate de ideias, realização prática do trabalho e envolvimento ativo dos alunos. Foi proposto aos alunos criarem um labirinto subterrâneo, com uma árvore como ponto de partida e, como ponto de chegada, uma mina de grafite, um dos materiais essenciais para a produção de lápis. Foi dado a conhecer o ciclo de vida do Ecolápis, destacando os seus objetivos, bem como a sua relação com o meio ambiente e com a sustentabilidade. O envolvimento dos alunos foi fundamental para o sucesso do projeto. Foram incentivados a partilhar ideias, opiniões e soluções através de atividades práticas e criativas, expressando diferentes perspetivas sobre a temática e colaborando ativamente no desenvolvimento do trabalho.
Os materiais utilizados foram lápis de grafite, lápis de cor e pastéis de óleo sobre papel cavalinho A3. Ao longo do processo, os alunos demonstraram grande motivação e empenho, o que lhes permitiu alcançar excelentes resultados. Este projeto revelou-se uma excelente iniciativa para promover a educação ambiental, contribuindo para o desenvolvimento de múltiplas aprendizagens e para a formação de uma consciência ecológica.
Breve descrição dos elementos escolhidos para o “Ecolabirinto” e respetiva justificação:
Esta ilustração colorida e criativa representa um mundo subterrâneo labiríntico, escondido sob uma grande árvore verdejante. À superfície, surge o Ecolápis, acenando de forma simpática, como se convidasse o observador a explorar o universo que se estende debaixo da terra. No subsolo, desenvolve-se o “Ecolabirinto”, um emaranhado de caminhos subterrâneos com compartimentos diversos e espaços criativos. Entre os elementos visuais podemos destacar: um recipiente com cobertura em espiral, representando o ponto de recarregamento de ideias, onde está a essência e a cor dos lápis; um cogumelo, que é a ligação à natureza e aos seres vivos; um curso de água que representa a importância dos recursos naturais e um poço, que é o caminho para a mina de grafite. Mais abaixo, na própria mina, vemos um vagão com rodas transportando um Ecolápis cinzento, ainda sem cor, pois não passou pelo dispensador de tinta. Este Ecolápis dirige-se para a pedra de grafite, que se encontra à sua frente. O Ecolabirinto simboliza a nossa relação com o planeta, guiando-nos por um percurso onde cada escolha pode e deve ser mais ecológica e criativa.
O trabalho selecionado foi realizado pelo aluno Rafael Dias, do 7.º ano, grupo B3, sob a orientação da professora Susana Rodrigues.