Escola EB1/PE do Lombo dos Canhas (Ponta do Sol)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
10 anos
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
No âmbito do Programa Eco-Escolas, foi feita a apresentação do desafio Faber-Castell «Ecolabirinto», às turmas do terceiro e quarto anos, na Atividade de Enriquecimento do Currículo “Biblioteca”.
As turmas mostraram interesse em participar no projeto, desde a sua apresentação: visualizaram o ciclo de vida do Ecolápis (através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell: brochura do Ecolápis e cartaz com o ciclo do Ecolápis), no site da ABAAE, e refletiram sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos. Constataram e valorizaram a importância do trabalho realizado pela Faber-Castell, numa procura por elementos sustentáveis; para além disso, a partilha de ideias permitiu o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e alteração de comportamentos e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Um dos aspetos que mais cativou os alunos, foi o de se consciencializarem de que, aliando o conhecimento, poderiam desenvolver a sua criatividade.
Num ambiente de entusiasmo, os alunos deram asas à imaginação e idealizaram o «Ecolabirinto»; o processo de seleção dos trabalhos a concurso, envolveu todos os alunos de ambas as turmas a quem o projeto foi apresentado. Posteriormente, foram selecionados os cinco mais votados e, entre estes, os que respondiam com mais clareza, aos objetivos propostos pelo desafio. Assim, neste caso concreto, este “Ecolabirinto” foi elaborado por uma aluna do quarto ano, da turma A, e vê representado, um mineiro Ecolápis a descansar ao sol sobre dois viçosos cogumelos, entre arbustos e a sua casa; podem os visualizar, também, uma robusta árvore com uma porta de acesso ao labirinto, como indica a placa de sinalização. Este labirinto culmina na entrada de uma sombria mina de extração de grafite, matéria-prima essencial na produção de lápis. Para esta ilustração, a discente utilizou os seguintes materiais: folha de papel cavalinho A3, lápis de grafite, borracha, afia, lápis de cor, canetas de feltro, tintas, pincéis, canetas de glitter e giz de cor. O trabalho realizado revela bastante criatividade, na medida em que evidencia uma história subjacente, que implicou a sua apresentação à turma e desenvolvimento da oralidade (O Ecolápis mineiro encontra-se a descansar e a refletir na sua, dura, atividade profissional; construiu uma forma de acesso mais rápida à mina de grafite onde trabalha, para poder descansar e apanhar ar puro, nos seus momentos de pausa, pois adora apreciar a natureza, depois de passar tantas horas debaixo do chão. Conseguiu construir um labirinto, para dificultar quem o quisesse seguir, pois precisa de paz e sossego para pensar em novas formas de poder transformar a sua grafite em elementos sustentáveis para o Planeta! Junto à entrada, o Ecolápis plantou algumas flores e espécies, que possam atrair polinizadores que, por sua vez, possam fazer florir ainda mais estes espaços únicos de comunhão com a natureza!); para além disso, foram aplicadas diversas técnicas e materiais de desenho e pintura para que se pudesse expressar de forma mais assertiva.
Apenas dois trabalhos foram selecionados para o concurso, mas foi uma escolha difícil! Todos os alunos envolvidos estão de parabéns!
Esta foi uma atividade motivadora, que estimulou a criatividade e o sentido crítico e, simultaneamente, permitiu uma maior consciencialização para a necessidade de adoção de comportamentos mais sustentáveis, no nosso dia a dia.