ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola EB1/PE do Lombo dos Canhas (Ponta do Sol)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
9 anos

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
No âmbito do Programa Eco-Escolas, foi feita a apresentação do desafio Faber-Castell «Ecolabirinto», às turmas do terceiro e quarto anos, na Atividade de Enriquecimento do Currículo “Biblioteca”.
As turmas mostraram interesse em participar no projeto, desde a sua apresentação: visualizaram o ciclo de vida do Ecolápis (através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell: brochura do Ecolápis e cartaz com o ciclo do Ecolápis), no site da ABAAE, e refletiram sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos. Constataram e valorizaram a importância do trabalho realizado pela Faber-Castell, numa procura por elementos sustentáveis, nomeadamente na promoção de atitudes mais conscientes na utilização de materiais escolares; para além disso, a partilha de ideias permitiu o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e alteração de comportamentos e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Um dos aspetos que mais cativou os alunos, foi o de se consciencializarem de que, aliando o conhecimento, poderiam desenvolver a sua criatividade.
Num ambiente de entusiasmo, os alunos deram asas à imaginação e idealizaram o «Ecolabirinto»; foi feita uma pesquisa, na internet, de alguns formatos de labirinto e de imagens de minas de grafite e, finalmente, foi criado um esboço do labirinto e dos restantes elementos necessários para a ilustração. O processo de seleção dos trabalhos a concurso, envolveu todos os alunos de ambas as turmas a quem o projeto foi apresentado. Posteriormente, foram selecionados os cinco mais votados e, entre estes, os que respondiam com mais clareza, aos objetivos propostos pelo desafio. Assim, neste caso concreto, este “Ecolabirinto” foi elaborado por um aluno do quarto ano, da turma A, e vê representado, com especial realce, uma árvore, cuja porta dá acesso direto ao labirinto subterrâneo, que se prolonga até uma mina de grafite. No exterior, o sol brilha e o Ecolápis diverte-se no baloiço suspenso num dos ramos da citada árvore, a sua casa na floresta. Para a criação do desenho, o discente usou uma folha de papel cavalinho A3, lápis de grafite, lápis de cor, borracha, apara-lápis, canetas de feltro e giz azul. O trabalho realizado revela bastante criatividade, na medida em que evidencia uma história subjacente, que implicou a sua apresentação à turma e desenvolvimento da oralidade (O Ecolápis adora brincadeiras que envolvam o ar livre; construiu um baloiço na sua árvore preferida, a sua casa – assim, é só sair de casa para aproveitar logo o tempo para brincar, antes de ir trabalhar na mina de grafite. Aproveitou redes de pesca antigas de um amigo seu pescador e fez o suporte no braço da árvore; para se sentar e se embalar, utilizou uma parte de uma palete de madeira em fim de vida, que o seu amigo que trabalha no supermercado, lhe arranjou – como não é muito pesado, resultou na perfeição! E porque a vida não é só brincadeira, para se poder deslocar mais rapidamente para a mina, idealizou e começou a trabalhar na construção de um caminho de acesso – para impedir intrusos, construiu esse acesso em forma de labirinto. Assim, pode aproveitar o embalo do baloiço para pensar quais as plantas que vai colocar à volta da sua casa, para tornar tudo mais bonito e atrativo para outras espécies, desenvolvendo um ecossistema bem mais colorido, do que aquele que existe no subsolo, na mina de grafite!); para além disso, foram aplicadas diversas técnicas e materiais de desenho e pintura para que se pudesse expressar de forma mais assertiva.
Apenas dois trabalhos foram selecionados para o concurso, mas foi uma escolha difícil! Todos os alunos envolvidos estão de parabéns!
Esta foi uma atividade motivadora, que estimulou a criatividade e o sentido crítico e, simultaneamente, permitiu uma maior consciencialização para a necessidade de adoção de comportamentos mais sustentáveis, no nosso dia a dia.