ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola EB 2,3 General Serpa Pinto - Cinfães (Cinfães)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
Idade da autora: 11 anos

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Projeto: Eco-labirinto para o Eco-lápis descobrir onde se encontra o grafite
Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da educação ambiental e artística, tendo como objetivo a criação de um "Eco-labirinto", onde o personagem principal – o Eco-lápis – embarca numa viagem subterrânea para descobrir a origem do grafite, o material que lhe dá vida.
Investigação e Exploração do Tema
Antes da realização do trabalho artístico, foi feita uma investigação em sala de aula sobre a origem do grafite. Os alunos exploraram de onde vem este mineral, como é extraído da natureza e de que forma chega ao lápis que utilizamos diariamente. Descobrimos que o grafite é um mineral de carbono, que se encontra nas rochas, e é extraído através de processos mineiros. Posteriormente, é processado e colocado dentro dos lápis, muitas vezes misturado com argila para formar a mina.
Durante a pesquisa, os alunos também estudaram o ecossistema subterrâneo. Identificaram possíveis animais que habitam o subsolo, como minhocas, toupeiras, escaravelhos, aranhas, formigas, entre outros. Estes seres vivos foram integrados no labirinto, representando a biodiversidade que o Eco-lápis encontra ao longo do seu percurso até ao grafite.
Os alunos participaram ativamente em todas as fases do projeto: na recolha de informação, na discussão em grupo das ideias para o labirinto, no desenho do percurso e na ilustração final. Cada aluno contribuiu com diferentes elementos visuais – desde túneis, pedras e raízes até aos animais do subsolo – criando um percurso visualmente rico e educativo.
A componente criativa foi fortemente incentivada, promovendo a imaginação e a consciência ambiental, ao mesmo tempo que se trabalhavam competências de expressão plástica e trabalho colaborativo.
Materiais Utilizados: para a realização do "Eco-labirinto", foram utilizados os seguintes materiais:
Folha A3 de papel de desenho, como suporte principal do trabalho;
Lápis de grafite para o esboço inicial do labirinto e dos elementos;
Lápis de cor e marcadores para a pintura e definição dos detalhes visuais;
Régua, borracha e afia para auxiliar na construção e acabamento.