Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Faro)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Idade do(s) autor(es):
15 anos
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
A professora de Desenho A, Lucy Cruz, propôs aos alunos da turma A do 10º ano do Curso Científico - Humanístico de Artes Visuais, a participação no Desafio “Ecolápis”, mostrando, quer o vídeo de apresentação, que mostra o processo de como os "Ecolápis" são feitos, quer uma apresentação PowerPoint elaborada no âmbito do estudo das rochas e minerais na disciplina de Biologia e Geologia do 11º Ano.
Após o desafio ser aceite com entusiasmo pelos colegas, analisámos e estudámos o mineral grafite e a espécie Pinus pinea (pinheiro-manso), e colocámos mãos ao trabalho.
A obra que realizei para o desafio do "ECOLABIRINTO" representa o Ecolápis situado no interior de uma mina de grafite subterrânea que é, na verdade, um labirinto com múltiplos caminhos, que se interligam com uma floresta vibrante.
A caverna combinada com o personagem carregando um bloco do mineral grafite e o seu chapéu de mineiro, representam a exploração humana dos recursos naturais. No entanto, a transição visual para a floresta brilhante demonstra uma mudança de perspetiva, uma celebração das maravilhas naturais que necessitam ser preservadas. Desta forma, a ilustração convida-nos a refletir sobre a tensão entre curiosidade/benefícios socioeconómicos e preservação ambiental, destacando a importância de uma exploração consciente que respeite o equilíbrio dos ecossistemas.
Considerei interessante, que esta ilustração refletisse a ideia do Ecolápis permanecer no meio subterrâneo, sendo possível, ao mesmo tempo, observar em perspetiva a floresta localizada no plano superior.
Portanto, concebi um teto invisível que separasse a superfície da terra do interior da mina de grafite, possibilitando a observação da base dos troncos das árvores de maiores dimensões e mais visíveis, à medida que se aproximam da nossa vista. Os dois principais caminhos que ilustrei, ao serem delineados pela visão do espetador até o final do túnel, possibilitam observar o centro, que divide todas as trajetórias partindo da origem de uma árvore.
A participação neste concurso ajudou-me imenso, não só para o desenvolvimento de competências técnicas com os materiais, mas principalmente, a desafiar-me no processo criativo de um projeto, a partir de regras pré-estabelecidas (regulamento do concurso).
Os materiais que utilizei para este projeto foram: lápis de cor e marcadores.
Nome do Aluno: Paulo Amaro