Escola Básica de Bom Nome (Santo Tirso)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
9/ 10 anos
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
A turma do 4.º G da escola Básica de Bom Nome participou ativamente no Desafio “Ecolabirinto”, promovido pelo Programa Eco-Escolas, com o objetivo de aliar a expressão artística à educação ambiental. O trabalho teve início com a apresentação dos objetivos e regulamento da atividade, possibilitando aos alunos compreenderem a proposta de forma clara e consciente. Tiveram ainda a oportunidade de explorar os trabalhos de edições anteriores disponíveis na página oficial do Eco-Escolas, o que lhes serviu de inspiração para as suas próprias criações.
Processo Criativo e Metodologia
As representações gráficas foram realizadas de forma autónoma, respeitando a liberdade criativa de cada aluno, mas obedecendo aos elementos obrigatórios definidos pelo desafio:
Uma árvore (símbolo da natureza e da sustentabilidade)
A personagem Ecolápis
Um labirinto (representando o percurso ecológico)
A mina de grafite (referência ao material natural e artístico)
Os trabalhos foram desenvolvidos em papel A3, utilizando diversos materiais artísticos, como lápis de grafite, lápis de cor, marcadores, lápis de cera e aguarelas, permitindo a experimentação de técnicas mistas e a valorização de diferentes formas de expressão visual.
Foi promovido um concurso interno na escola para seleção da obra representante no concurso nacional. A escolha foi feita por um júri composto por docentes e membros da comunidade escolar, com base em critérios como criatividade, cumprimento dos elementos obrigatórios, qualidade técnica e mensagem ecológica.
Objetivos Pedagógicos do Projeto
Desenvolvimento da expressão plástica e visual, promovendo a sensibilidade estética e a liberdade criativa dos alunos.
Estimular a perceção visual e a observação crítica da natureza, através da representação gráfica de elementos naturais e simbólicos.
Consciencialização ambiental, por meio do uso de materiais sustentáveis e da reflexão sobre o ciclo de vida dos recursos naturais (ex: mina de grafite).
Valorização do trabalho individual e coletivo, com momentos de partilha, avaliação e seleção democrática das obras.
Promoção da coordenação motora fina e do domínio técnico, através do uso de diferentes materiais como grafite, aguarela, lápis de cor, lápis de cera e marcadores.
Envolvimento dos Alunos
Durante todo o processo, os alunos revelaram motivação, empenho e prazer na execução dos trabalhos. Demonstraram autonomia criativa, interesse pelas questões ambientais e capacidade de expressão através da arte. A atividade permitiu ainda o desenvolvimento do espírito crítico, da colaboração entre pares e do orgulho pelo trabalho realizado.