ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola EB/JI Pinheiro d'Além (Gondomar)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
9 anos

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
No âmbito do Programa Eco-Escolas, foi apresentada à turma a proposta do desafio Faber-Castell “ECOLABIRINTO”. A turma demonstrou grande interesse em participar no projeto. Os alunos exploraram o ciclo de vida do Ecolápis, recorrendo ao material disponibilizado pela Faber-Castell — nomeadamente a brochura do Ecolápis e o cartaz com o respetivo ciclo —, disponível no site da ABAAE. Assistiram também ao vídeo “Faber-Castell - Escute o som da nossa pegada de carbono neutra...”, refletindo sobre os impactos associados à compra, utilização e desperdício de produtos, bem como sobre a importância do trabalho realizado pela Faber-Castell.
Paralelamente, foram realizadas pesquisas em contexto de sala de aula, utilizando livros, revistas e a internet, sobre o processo de extração do grafite.
Num ambiente de entusiasmo, os alunos deram asas à imaginação e idealizaram um labirinto subterrâneo. O projeto foi elaborado individualmente e a proposta final foi escolhida por meio de votação.
A autora da proposta selecionada utilizou lápis de cor, explorando a criatividade e aperfeiçoando a técnica da pintura como forma de expressão. Trabalhou sobre uma folha de papel cavalinho A3. Optou por desenhar mãos como símbolo do cuidado da Faber-Castell com o planeta e da responsabilidade ambiental que também cabe a cada um de nós. O desenho teve como base o Planeta Terra, no qual o labirinto percorre o seu interior. Este inicia-se numa árvore (pinheiro) e termina numa mina de grafite. Foram também representadas florestas com árvores de diferentes idades, numa tentativa de expressar o ciclo do Ecolápis.
Esta foi uma atividade altamente motivadora, que estimulou a criatividade e o pensamento crítico, ao mesmo tempo que desenvolveu conhecimentos, competências e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
A Professora
Ana Isabel Mariano