Escola EB 2,3 Gomes Eanes de Azurara (Mangualde)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
entre os 12 e os 14
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Memória descritiva
Eco-labirinto
O tema desta obra era criar um labirinto que incluísse elementos naturais e também industriais, com destaque para a mina de grafite, com o objetivo de mostrar como a grafite — um material muito utilizado em trabalhos artísticos — é extraído.
O labirinto começa com uma grande árvore, representando a natureza, e termina numa mina de grafite. Todo o percurso é feito através de linhas férreas, onde circulam carros de minério. No primeiro desses carros está a mascote eco-lápis, como foi solicitdo no trabalho. Também incluí pedras de minério/grafite de onde se extrai o grafite.
Começámos o trabalho desenhando a estrutura do labirinto e definindo os caminhos. Em seguida, incluímos os elementos solicitados, como o eco-lápis, a mina de grafite, a árvore no início do percurso, as pedras de grafite e outros elementos naturais e industriais. Para isso, fizemos alguma pesquisa de imagens para inspiraração.
De seguida, acrescentámos pequenos detalhes que deram mais vida ao trabalho, como lanternas nas paredes do labirinto, para iluminação, um baloiço, um banco, janelas nas paredes, animais e uma fonte de água.
O desenho foi pintado inteiramente com lápis de cor. Começámos por fazer o esboço com lápis de grafite e, de seguida, pintámos com lápis de cor, de forma leve e uniforme, aplicando efeitos de luz e sombra (claro-escuro). Na água da fonte, trabalhámos uma textura mais marcada, para destacar as transparências.
Achámos este trabalho muito interessante e divertido de desenvolver.