ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola Básica de Palhais (Barreiro)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
O aluno frequenta o 2.º ano e tem 8 anos.

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
No âmbito do Desafio Eco lápis 2024/25, a Escola Básica de Palhais participou com entusiasmo e empenho através do envolvimento das suas quatro turmas do 1.º ciclo. A atividade proposta foi integrada no plano de trabalho de Educação Ambiental e Artes Visuais, tendo sido trabalhada de forma interdisciplinar ao longo de várias sessões em sala de aula.
A metodologia adotada começou com a apresentação do regulamento do concurso e a visualização de exemplos de trabalhos de edições anteriores, o que permitiu aos alunos compreenderem o objetivo da atividade – a criação de um “Ecolabrinto” que ilustrasse o ciclo de vida do lápis, desde a árvore até à extração do grafite. Um dos momentos mais marcantes foi a visualização de um vídeo, da Faber-Castell, sobre o processo de extração do grafite e a sua transformação em lápis. Este recurso despertou grande curiosidade nos alunos, que ficaram surpreendidos com os vários passos envolvidos na produção de um simples lápis, desde a recolha da madeira e do grafite até à montagem final. Muitos dos alunos desconheciam por completo a origem do grafite, o que tornou esta experiência particularmente enriquecedora. Houve expressões de espanto e interesse ao descobrirem que o grafite é um recurso natural retirado da terra, o que contribuiu para aumentar a sua consciência ambiental.
Após a exploração teórica, os alunos observaram imagens de labirintos, árvores e da personagem “Ecolápis”, como ponto de partida para a criação artística. Realizaram vários esboços com lápis de grafite, explorando composições e trajetos possíveis para o labirinto. Numa fase seguinte, utilizaram lápis de cor e marcadores para desenvolver os elementos visuais, culminando na pintura final com aguarelas sobre papel cavalinho A3. Esta última fase permitiu um maior aprofundamento das técnicas de pintura e uma expressão mais livre e criativa.
O envolvimento dos alunos foi notável ao longo de todo o processo. Participaram com interesse, colocaram questões pertinentes e partilharam ideias entre si. Demonstraram grande sentido de responsabilidade e vontade de fazer parte de algo maior, refletindo sobre a importância da preservação do ambiente e do uso consciente dos recursos naturais. A escolha de um único trabalho para representar a escola foi um desafio, dada a qualidade e criatividade evidenciadas por todos os participantes. Como forma de valorizar o esforço coletivo, decidiu-se organizar uma exposição interna na escola com todos os trabalhos realizados.