ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola Básica de Aradas (Aveiro)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
12 anos

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Memória descritiva do Eco - Labirinto
Este ano letivo de 2024-2025 a ABAAE, em parceria com a Faber - Castell lançou um desafio às escolas. Este desafio foi divulgado na disciplina de Educação Visual (EV) e Educação Tecnológica (ET) à turma do 6ºC com o objetivo de promover a aprendizagem de forma criativa e sustentável.
O desafio consistiu na criação de um labirinto cujo ponto de partida fosse uma árvore e o ponto de chegada uma mina de grafite (subterrânea), uma vez que este é um dos materiais necessários para o fabrico dos lápis. Nesta atividade de interdisciplinaridade entre EV, ET, Ciências Naturais e Eco - Escolas os principais objetivos foram os seguintes:
a. Tomar conhecimento do processo de extração da grafite: Os alunos exploraram e perceberam
como a grafite é obtida, desde a sua origem na mina até ao produto final, valorizando a
importância do recurso natural.
b. Conhecer o ciclo de vida do Ecolápis: Através do estudo de materiais fornecidos pela Faber-
Castell, como a brochura do Ecolápis e o cartaz do ciclo de vida, os alunos aprenderam sobre a
sustentabilidade e o percurso ecológico do lápis.
c. Promover a reflexão sobre os impactos ambientais: Refletiu-se acerca dos efeitos da compra,
utilização e desperdício de produtos, fomentando uma postura mais consciente e responsável.
d. Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes na área da Educação Ambiental para a
Sustentabilidade: Os alunos foram estimulados a pensar de forma crítica e a agir de modo
sustentável, promovendo atitudes ecológicas no seu dia a dia, em casa e na escola.
e. Fomentar a criatividade: A elaboração do labirinto permitiu aos alunos expressar a sua
imaginação, combinando elementos visuais e simbólicos de forma original.
f. Aplicar técnicas e materiais de desenho e pintura: Para concretizar o projeto, os alunos
utilizaram diversas técnicas artísticas, aperfeiçoando as suas competências manuais e
estéticas.
Os conteúdos programáticos foram introduzidos ao longo de todo o processo, recorrendo à
Metodologia de Projeto:
1. Motivação dos alunos através da apresentação e exploração de vídeos e materiais, como
anteriormente referido, nos objetivos da alínea a) e b);
2. Foram fornecidas orientações para a representação do esboço (ideias).
O aluno Asafe Souza Fausto do 6º C manifestou o seu interesse na elaboração individual do
trabalho e iniciou a realização de um esboço (estudo) a lápis de grafite 2HB;
3. Posteriormente, o trabalho foi realizado numa folha de papel cavalinho A3, onde foram
aplicadas técnicas mistas, combinando desenho, pintura e colagem, com recurso a lápis de cor
(com mina grossa e suave e minas solúveis em água) e marcadores da Faber-Castell, lápis de
grafite, guaches e caneta de ponta fina.
4. No trabalho constam os elementos obrigatórios, tais como, a personagem Ecolápis, árvores e
uma pedra de grafite. Contudo, foram acrescentados elementos adicionais e criativos, tendo em
conta os conhecimentos adquiridos sobre o tema. Assim, foram representados graficamente:
• o eco-lápis, por desenho de observação, dando-lhe movimento e determinação na ação,
segurando a bandeira do Eco-Escolas (impressa e colada);
• no tronco da árvore foi desenhado o símbolo FSC (gestão florestal responsável;
• torres eólicas, dando preferência ao uso de energias renováveis;
• uma cascata e tratamento de água (da Faber -Castell);
• o crescimento de novos eco-lápis nos ramos da árvore a partir do uso da madeira sustentável
para a sua produção;
• abelhas, tendo em consideração a comemoração do Dia da Abelha realizado no passado dia 20
de maio, pelo que são essenciais para a natureza devido à sua função como polinizadoras, que
garante a manutenção da biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas;
• raposa, pássaros, borboletas, minhocas e abelhas, representando o projeto animalis;
• mudas, representando o projeto arboris e a preservação da flora local;
• raízes subterrâneas para construção do labirinto até ao processo de extração da grafite;
• pedra de grafite tridimensional realizada com papel de jornal embebido em cola branca e
posteriormente pintado com guaches (cores neutras).
5. Realização da memória descritiva realizada pelo aluno e professora;
6. Avaliação do resultado final.