ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola EB Carlos Bernardes (Torres Vedras)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
Escola Básica Carlos Bernardes (Turcifal) – Torres Vedras
Escalão 1 – Jardins de Infância e Escolas do 1º ciclo
Idade do(s) autor(es) – 3 aos 6 anos

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
No âmbito do desafio “Ecolápis”, e em articulação entre a Sala 3 e a Sala 4, as crianças foram desafiadas a criar e ilustrar o “Ecolabirinto”.
Numa primeira fase, em reunião de grupo, as crianças visualizaram o filme disponibilizado pela Faber-Castell e com a ajuda das docentes compreenderam melhor a origem dos lápis e a importância da sua elaboração respeitar processos ecológicos para o Planeta. Visualizaram ainda o Cartaz com o Ciclo do Ecolápis e tomaram maior consciência das diferentes etapas para a sua construção/elaboração.
Foram apresentados às crianças os elementos necessários na composição do “Ecolabirinto”: a personagem “Ecolápis”, árvore(s) e pedra de grafite. A partir destes surgiram algumas questões por parte das crianças que foram esclarecidas com o visionamento de exemplos de labirintos, minas e pedras de grafite. Nesta fase, as crianças foram convidadas a refletir e a desenvolver a criatividade no sentido de partilharem em grande grupo ideias para a elaboração do “Ecolabirinto”, sendo relembradas da importância de se reutilizar materiais e não se desperdiçar recursos para bem do Planeta. Promoveu-se ainda a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos. As docentes registaram as sugestões/ideias das crianças para em conjunto com elas prepararem os materiais/recursos a utilizar.
Numa segunda fase, em pequenos grupos alternados, as crianças meteram mãos à obra e iniciaram a criação e ilustração do “Ecolabirinto” em tamanho A3.
Numa terceira fase, em pequenos grupos alternados, finalizaram o “Ecolabirinto” e em grande grupo visualizaram o resultado final, conjugando as ideias/sugestões de todos.
Materiais de pintura utilizados:
Para a criação e ilustração do “Ecolabirinto” foram utilizados diversos materiais de pintura assim como técnicas diversificadas e algumas delas inovadoras para as crianças.
Materiais de pintura utilizados: lápis de carvão (desenhar/colorir), lápis de cor (colorir), canetas de feltro (contornos), tintas (construção do labirinto para stencil), tinta natural elaborada a partir de terra+água (pintura com pincel), papel de mãos tingido (papel com rabiscos em canetas de feltro tingido com pulverizador de água), aguarelas (nuvens), tinta verde (relva pintada com garfo), pintura com dedos (passarinhos)…
Outros materiais utilizados: restos de cartão (tronco/ramos da árvore), aparas de lápis (colagem no tronco/ramos da árvore), bicos partidos dos lápis afiados (pedra de grafite), recortes de revistas (letras do título), cordão amarelo (colagem da moldura).
Envolvimento dos alunos:
O visionamento do filme disponibilizado pela Faber-Castell, contribuiu para o despertar da motivação das crianças para o tema. As imagens práticas, apesar de breves, das principais etapas de todo o processo desde a preparação dos solos/plantação das árvores, à montagem dos lápis em modo “sandwich” com a gravite no seu interior fez com que as crianças percebessem a origem dos lápis que encontram nas prateleiras das lojas e que utilizam diariamente nas suas construções criativas.
As questões que surgiram ao longo do visionamento do filme, no lançamento do desafio/criação e ilustração do “Ecolabirinto” e nas conversas/partilhas de grupo, demonstraram não só interesse, mas também uma crescente consciencialização para as preocupações com o Planeta e a importância de se preservar o ambiente e se reutilizar os recursos disponíveis ao nosso redor. Daí terem sugerido a reutilização dos diversos materiais que compõe o lápis: aparas de lápis e bicos de lápis partidos.
Apesar de ser um grupo composto por crianças pequenas, demonstraram capacidade de trabalhar em equipa e algum espírito de competitividade, uma vez que desde início que se aperceberam que iriam participar num concurso que lhe poderia dar prémios.