ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola EB 2,3 Cardoso Lopes (Amadora)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
14

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
No âmbito da disciplina de Educação Visual, os alunos do 8ºano participaram no concurso ECOLABIRINTO, promovido pela Faber-Castell 2024-2025 e pela ABAAE.
O projeto foi integrado no plano de trabalho da disciplina, articulando-se com os conteúdos programáticos e com os princípios da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, permitindo aos alunos refletir sobre o ciclo de vida dos Lápis e o impacto do consumo e a ligação entre a arte e o ambiente.
A metodologia de trabalho baseou-se numa abordagem exploratória, ativa e colaborativa, dando importância ao processo criativo e a expressão individual de cada aluno, com base na consciência ecológica. O ponto de partida foi a participação dos alunos no Webinar “Oficina de Ilustração a brochura e cartaz do Ecolápis/ Ecolabirinto”, seguindo-se: Análise dos materiais pedagógicos; Debate na turma em sala de aula sobre sustentabilidade, florestas e impacto ambiental dos materiais escolares; Elaboração de esboços e planeamento visual do labirinto; Arte Final e sempre com a orientação da professora e troca de conhecimentos entre alunos.
Os materiais utilizados na realização dos trabalhos é suporte em papel A3 conjugando desenho de Ilustração e pintura, com recurso a lápis de cor, lápis de grafite, borracha, afia e a álcool gel para a Arte Final. Os alunos exploraram técnicas mistas, conjugando texturas, profundidade e efeitos visuais, adaptando os materiais às intenções expressivas de cada trabalho.
Todos os trabalhos integraram os elementos obrigatórios definidos pelo regulamento do concurso: a personagem “Ecolápis”, uma ou mais árvores, uma mina e pedras de grafite e elementos criativos adicionais, como raízes, estruturas subterrâneas “labirinto”, permitindo o equilíbrio sustentável do ambiente.
O envolvimento dos alunos foi profundamente positivo. Demonstraram bastante empenho, criatividade e o respeito pelas florestas e o equilíbrio sustentável do ambiente. A atividade teve ainda como objetivos o desenvolvimento da consciência crítica sobre o consumo e desperdício de materiais, compreender o processo de extração do grafite e o ciclo de vida do lápis e a sensibilização para os impactos ambientais da produção de objetos de uso quotidiano.
Este trabalho foi elaborado pela autora da ilustração: Ana Guo do 8ºC
Título: Do berço da arvore á Ponta do Lápis a essencial contribuição da Natureza.
Tomei conhecimento deste desafio na aula de Educação Visual através da minha professora enquanto coordenadora de Eco-Escolas na minha escola, que considera fundamental a participação dos alunos em iniciativas de sustentabilidade ambiental, e como achei interessante o tema e utilizo sempre material da Faber-Castell porque faz toda a diferença, decidi participar. A ideia por trás deste desenho de ilustração nasce de uma apreciação profunda, de onde vêm os lápis que utilizamos nos nossos trabalhos, foi um trabalho gratificante, que me deu uma enorme satisfação desde imaginar uma casa na arvore sustentável para os animais no seu habita permitindo o equilíbrio no meio ambiente e o labirinto do Ecolápis no meio envolvente e o meu objetivo foi representar a ideia pedida, desde as raízes da árvore até à mina onde as grafites são extraídas, e pelos seus processos naturais de transformação que, com o tempo, vai dar origem ao tão familiar que é os nossos lápis.
Agradeço de coração a oportunidade de participar neste desafio. Este desenho de ilustração permitiu-me pensar com mais profundidade sobre os materiais que nos rodeiam e dar-lhes voz através da pintura.