Alternância - Escola Profissional (Matosinhos)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Idade do(s) autor(es):
Nailze Matos - 18
Emilene Lopes - 18
Erica Semedo - 19
Leide Furtado - 18
Ivanildo Bastos - 19
Celine Correia - 17
Melany Mendes - 18
Celdrik Lima - 18
Tiago Almeida - 19
Katiliana Santos - 19
Edson Borges - 17
Diogo Ribeiro - 17
Dionisio Monteiro - 18
Liane Conceição - 17
Mercedes Machado - 16
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Labirinto Subterrâneo - “Eco lápis”
O projeto Labirinto Subterrâneo – Ecolápis foi desenvolvido com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental e do uso consciente dos recursos naturais, através de uma atividade criativa e colaborativa. Inspirados na personagem "Ecolápis", os alunos foram desafiados a imaginar e ilustrar uma precurso subterrânea, desde a origem natural do lápis – a árvore – até à mina de grafite, reforçando a ligação entre a natureza, os materiais e o processo de fabrico. O trabalho foi desenvolvido em contexto de sala de aula, com forte envolvimento dos alunos em todas as fases, desde o planeamento até à execução do cartaz.
Objetivo: Desenvolver a criatividade e a consciência ambiental dos alunos através da criação de um cartaz ilustrativo que represente um labirinto subterrâneo, promovendo o trabalho em equipa e abordando de forma lúdica o ciclo de vida dos materiais utilizados na produção de lápis, como a madeira e o grafite.
Memória Descritiva:
Autores: Alunos do Curso Técnico Auxiliar de Saúde 1ºA
Docentes orientadores: Ana Carla Santana/Ana Raquel Martins/Tiago Martinho
Metodologia de trabalho:
O trabalho iniciou-se com uma conversa exploratória entre todos sobre o percurso do lápis, desde a árvore até à mina de grafite, com o apoio da personagem “Ecolápis”. Em seguida, foram feitas pelos Alunos pesquisas na internet para propostas de ideias e esquemas do labirinto e um brainstorming entre os Alunos. Após a definição do percurso final, os Alunos começaram a desenvolver o projeto com a realização de um cartaz em 3D, incorporando os elementos obrigatórios: árvore, pedra de grafite, mina subterrânea e o Ecolápis. Os alunos utilizaram lápis, tesouras, cartão, cola, cartolinas, lápis de cor de aguarela, tintas e folhas A3. Todo o processo foi realizado em sala de aula.
Envolvimento dos Alunos:
Os alunos participaram ativamente em todas as fases do projeto: colaboraram com ideias, (inclusive a estrutura em 3D), pintaram, cortaram, moldaram as personagens, criaram um título para o projeto e participaram na montagem do cartaz. Mostraram entusiasmo e criatividade, propondo soluções originais para representar o percurso do labirinto. O Ecolápis foi integrado como um personagem orientador. O trabalho em grupo permitiu o desenvolvimento de competências sociais, como a cooperação, a escuta ativa e a tomada de decisão conjunta.
Estratégias de melhorias:
Durante o processo, foi incentivada a autoavaliação e a revisão de ideias entre pares. Algumas estratégias de melhoria incluíram:
• Redesenhar partes do labirinto para torná-lo mais claro e funcional.
• Ajustar a disposição dos elementos para respeitar a proporção do espaço.
• Refletir em grupo sobre como tornar o cartaz mais apelativo visualmente, sem perder os elementos obrigatórios.
Conclusão:
A atividade permitiu aos alunos explorar o tema da sustentabilidade de forma criativa e significativa. O resultado foi um cartaz visualmente apelativo, educativo e construído com verdadeiro espírito de equipa. Os Alunos demonstraram grande envolvimento e orgulho no trabalho realizado, tendo desenvolvido não só competências artísticas, mas também ambientais, colaborativas e de expressão pessoal.