Escola Básica e Secundária Campo Aberto, Beiriz (Póvoa de Varzim)
Espécie selecionada e respetivas ameaças:
Salmão do Atlântico (Salmo salar): O salmão selvagem do Atlântico, que tem importância histórica e ecológica, está em grave perigo devido à degradação dos rios, poluição, construção de barragens e a introdução de doenças vindas da aquicultura. A população de salmões tem diminuído ao longo das últimas décadas.
Ação/campanha:
No projeto "O Mar Começa Aqui" carrega consigo um significado profundo e simbólico. Esta expressão remete à ideia de que, apesar da vastidão do oceano, ele começa nas pequenas ações e lugares — seja no cuidado com as praias, na preservação das águas e habitats marinhos, ou até no incentivo ao respeito pela natureza nas nossas próprias Escolas. Cada gesto que temos em relação ao mar tem um impacto direto ou indireto na sua preservação e nos recursos que ele nos oferece. Começamos esta ação do cuidado com a Poluição do Mar com, uma sessão de sensibilização de toda a comunidade Escolar e de seguida, concurso de desenhos imagens relacionados com o tema.
A proposta da competição para a escolha da imagem tem como objetivo estimular a participação ativa da comunidade escolar, convidando todos a pintarem como gostariam de ver o Mar da Póvoa de Varzim. Este gesto simboliza a nossa preocupação com a destruição do nosso planeta.
os desenhos selecionadas para o concurso não só representarão a diversidade do oceano e as suas cores, mas também irão evocar os sentimentos que ele desperta: desde o encanto e a admiração até a urgência de ação face às questões ambientais que o afetam.
Num mundo em constante transformação, é essencial que a mensagem do concurso vá além daquilo que se vê. "O Mar Começa Aqui" é um apelo para que todos nós reflitamos sobre como podemos preservar as águas que, muitas vezes, parecem distantes, mas que começam bem ao nosso redor.
Desenhos dos alunos do 5º D realizados na aula Educação Visual e Tecnológica
Localização e temporalidade:
Mês de Maio na Escola
Público-alvo:
5ª D - 20 alunos
Data em que pretendem visitar o Oceanário de Lisboa:
Até final do ano letivo a qualquer dia