Escola Básica de Gavião (Gavião)
Espécie selecionada e respetivas ameaças:
Baleia Azul (Balaenoptera musculus).
As baleias-azuis estão, formalmente, classificadas como ameaçadas de extinção pela Lei de Espécies Ameaçadas e consideradas esgotadas e estratégicas pela Lei de Proteção ao Mamífero Marinho.
A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) listou as baleias-azuis como ameaçadas e em perigo ( EN) de extinção.
Ameaças identificadas:
As principais causas são:
- Os ataques dos navios;
- Emaranhamento das redes de pesca comercial;
- Ruído Oceânico;
- Poluentes;
- Plásticos e microplásticos;
- Óleo;
- Mudanças Climáticas.
Ação/campanha:
A turma do 3º ano da Escola Básica e Secundária de Gavião resolveu, em assembleia de turma, aceitar o desafio lançado pela professora titular. Após analisarem o regulamento verificaram que precisavam de ajuda e desafiaram a dinamizadora da AEC Empreendedorismo Educativo para colaborar com a turma.
Realizaram um estudo sobre esse animal e fizeram um cartaz que contempla a espécie selecionada, os motivos para a sua escolha e as principais ameaças.
Afixaram o Cartaz no átrio da escola e distribuíram alguns cartões de alerta para o perigo de extinção deste animal, falando individualmente com cada pessoa, dando-lhes informações detalhadas sobre os perigos reais que atingem a Baleia Azul e alertando para a importância da atitude de cada um para a proteção dos oceanos e desta espécie em concreto.
De seguida, saíram para o exterior e entregaram pequenos cartões à população, fazendo campanhas de rua.
Mais tarde os alunos irão fazer uma ação de recolha de lixo no recinto escolar, que servirá de campanha de sensibilização para a redução dos resíduos dado que existe um nº elevado de detritos que terminam nos oceanos.
No final os alunos realizarão um vídeo de toda a campanha, que irá ser colocado na página da escola.
Localização e temporalidade:
Os alunos projetaram como iriam fazer a campanha pelo animal selecionado, escolhendo o dia e horário mais adequado e que lhes permitisse abranger o maior número de pessoas possíveis.
A ação foi realizada na sua maioria durante o mês de março, no espaço interior e exterior da escola. Realizou-se também fora do espaço escolar, junto das entidades mais próximas e da população.
Público-alvo:
A ação foi dirigida a toda comunidade escolar, alunos, professores, pessoal não-docente e também à comunidade local.
Educar as gerações mais novas sobre a importância da conservação marinha ajuda a formar adultos mais conscientes e comprometidos com a proteção ambiental. Além disso, os jovens têm grande capacidade de influenciar seus círculos familiares e sociais.
Público geral (consumidores) – Justificação: O consumo consciente, a redução de plásticos e o apoio a políticas ambientais também dependem da ação de todos. A sensibilização promove a responsabilidade coletiva.
Data em que pretendem visitar o Oceanário de Lisboa:
30 de junho