Escola Básica de Gavião (Gavião)
Espécie selecionada e respetivas ameaças:
Nome comum: Cavalo-marinho-raiado
Nome científico: Hippocampus erectus
Estatuto de conservação:
O cavalo-marinho-raiado é reconhecido como vulnerável desde 1996 e foi classificado como vulnerável na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN / IUCN) de 2003, indicando que não houve melhorias significativas nos fatores de proteção.
Ameaças identificadas:
As principais ameaças são a destruição do seu habitat, a poluição e desenvolvimento costeiro, captura acidental ou captura intencional. É uma espécie muito comum no comércio de aquários, o que também afeta a população que permanece na natureza. Também é usado para decoração ornamental e para a medicina chinesa.
Ação/campanha:
A turma do 4º ano da Escola Básica e Secundária de Gavião resolveu, em assembleia de turma, aceitar o desafio lançado pela professora titular. Após analisarem o regulamento verificaram que precisavam de ajuda e desafiaram a dinamizadora da AEC Empreendedorismo Educativo para colaborar com a turma.
Realizaram um estudo sobre esse animal e fizeram um cartaz que contempla a espécie selecionada, os motivos para a sua escolha e as principais ameaças.
Afixaram o Cartaz no átrio da escola e distribuíram alguns cartões de alerta para o perigo de extinção deste animal, falando individualmente com cada pessoa, dando-lhes informações detalhadas sobre os perigos reais que atingem o cavalo-marinho-raiado e alertando para a importância da atitude de cada um para a proteção dos oceanos.
De seguida saíram para o exterior e entregaram pequenos cartões à população.
Mais tarde os alunos irão fazer uma ação de recolha de lixo no recinto escolar, que servirá de sensibilização para a importância da redução da quantidade de resíduos produzidos individualmente.
No final os alunos realizarão um vídeo de toda a campanha, que irá ser colocado na página da escola.
Localização e temporalidade:
Os alunos projetaram como iriam fazer a campanha pelo animal selecionado, escolhendo o dia e horário mais adequado e que lhes permitisse abranger o maior número de pessoas possíveis.
A ação foi realizada na sua maioria durante o mês de março, no espaço interior e exterior da escola. Realizou-se também fora do espaço escolar, junto das entidades mais próximas e população.
Público-alvo:
A ação foi dirigida a toda comunidade escolar, alunos, professores, pessoal não-docente e também à população local.
A educação ambiental nas escolas é essencial para criar consciência desde cedo sobre a importância da biodiversidade marinha e a necessidade de proteger espécies ameaçadas como o cavalo-marinho-raiado. Os jovens também podem ser agentes de mudança nas suas famílias e comunidades.
Público em geral (especialmente consumidores de produtos do mar) - Justificação: O consumo consciente pode reduzir a pressão sobre os ecossistemas costeiros. Informar o público sobre os impactos das suas escolhas ajuda a gerar apoio a políticas de conservação e a reduzir práticas prejudiciais.
Data em que pretendem visitar o Oceanário de Lisboa:
Dia 30 de junho