Jardim-Escola João de Deus - Leiria (Leiria)
Espécie selecionada e respetivas ameaças:
Introdução
O 3.º ano do Jardim-Escola João de Deus de Leiria abraçou como temas do ano, no âmbito do Programa Eco-Escolas, o Mar, a Biodiversidade e a Poluição Marinha. Neste sentido, a organização deste relatório e a participação neste concurso acontece como um dos momentos deste trabalho de projeto que é abrangente e que se realiza ao longo de todo o ano letivo, dividido em diferentes fases.
Assim, após uma breve introdução ao tema sobre a biodiversidade e a importância da preservação da Natureza para a manutenção das espécies e o equilíbrio dos ecossistemas, os alunos foram convidados a realizar um trabalho de pesquisa sobre as espécies ameaçadas. Os alunos trabalharam em pares e cada grupo ficou responsável por elaborar um trabalho sobre uma espécie marinha ameaçada que constasse na Lista Vermelha da IUCN e que estivesse classificada como Vulnerável, Em Perigo ou Criticamente em perigo.
Cada grupo organizou o seu trabalho num PowerPoint com as seguintes informações: nome da espécie selecionada (nome comum e nome científico), estatuto de conservação, características, ameaças identificadas, consequências da sua extinção para o ecossistema e curiosidade(s) sobre a espécie. Depois de concluída a pesquisa, cada grupo apresentou o seu trabalho aos restantes elementos do 3.º ano.
Depois de realizadas as apresentações e conhecidas 9 espécies ameaçadas, os alunos criaram cartões para cada uma das espécies com as informações recolhidas e com ilustrações feitas pelos alunos e pintadas a aguarelas (o objetivo destes cartões, que funcionam como bilhetes de identidade, é utilizá-los como jogo na fase do projeto em que vamos fazer workshops de sensibilização para esta problemática nas salas de aula das outras turmas da escola). A este registo das espécies que será partilhado com a comunidade escolar, nas sessões de sensibilização através de um jogo, e através das redes sociais chamámos “Insta Life”.
Explicado o procedimento do trabalho de pesquisa, listamos as 9 espécies ameaçadas investigadas pelos alunos do 3.º ano B:
- Tartaruga-boba (Caretta caretta) - Estado Vulnerável;
- Foca-monge-do-mediterrâneo (Monachus monachus) – Estado Vulnerável;
- Carapau-do-atlântico (Trachurus trachurus) – Estado Vulnerável;
- Cachalote (Physeter macrocephalus) – Estado Vulnerável;
- Golfinho-corcunda-do-atlântico (Sousa teuszii) – Estado Criticamente ameaçado;
- Sardinha-da-Madeira (Sardinella maderensis) – Estado vulnerável;
- Tubarão-martelo-liso (Sphyrna zygaena) – Estado vulnerável;
- Arraia-manta oceânica (Mobula birostris) – Estado Em perigo;
- Baleia-azul (Balaenoptera musculus) - Estado Em perigo.
Espécie selecionada e respetivas ameaças:
Para não tornar este relatório exaustivo não vamos apresentar as informações das nove espécies investigadas, mas apenas da tartaruga-boba (Caretta caretta) e apresentar a justificação para a sua escolha.
No entanto, é importante mencionar que as nove espécies estudadas serão incluídas nas diversas fases do projeto (os folhetos informativos, a exposição criativa, os cartazes e as esculturas serão sobre as nove espécies e não apenas sobre a tartaruga-boba) uma vez que tivemos o cuidado de selecionar previamente espécies marinhas que vivem no oceano e que são afetadas pela poluição marinha e pelo excessivo lixo plástico que vai parar ao mar.
Tartaruga-boba (Caretta caretta)
Nome comum: Tartaruga-boba
Nome científico: Caretta caretta
Estatuto de conservação: Vulnerável
Características e Alimentação:
A tartaruga-boba é uma tartaruga marinha que vive em vários oceanos do mundo, incluindo o Atlântico Norte, e pode ser vista na costa de Portugal, especialmente no verão, quando as águas estão mais quentes.
A tartaruga-boba pode atingir entre 70 e 110 cm de comprimento da carapaça e pesar entre 100 e 135 kg. As fêmeas costumam ser um pouco maiores que os machos.
Embora se alimente de uma variedade de alimentos, a sua dieta inclui: águas-vivas, são confundidas com as presas naturais, o que pode ser problemático quando há lixo plástico no mar; peixes e moluscos, além de crustáceos e outros invertebrados marinhos; e, em algumas regiões, também se alimenta de algas e vegetação marinha, dependendo da disponibilidade e do estágio da vida.
Ameaças identificadas:
A tartaruga-boba é uma espécie fascinante e importante para os ecossistemas marinhos, mas enfrenta uma série de ameaças que comprometem sua sobrevivência:
1) Poluição Marinha:
- Plásticos e Resíduos: a ingestão de plástico é um dos maiores problemas. Sacos plásticos, redes de pesca e outros resíduos podem ser confundidos com alimentos (como as águas-vivas), causando obstrução do sistema digestivo, desnutrição e até morte.
- Poluentes Químicos: produtos químicos e metais pesados presentes na água contaminada acumulam-se no organismo da tartaruga, prejudicando a sua saúde e a capacidade de se reproduzir.
2) Captura Acidental: muitas tartarugas acabam presas nas redes de pesca ou linhas de artesanato, o que lhes pode causar ferimentos graves ou a morte. Esta captura acidental reduz o número de indivíduos que conseguem sobreviver e contribuir para a próxima geração.
3) Destruição e Degradação do Habitat:
- Praias de Desova: a construção de infraestruturas costeiras, urbanização e turismo desordenado levam à degradação ou destruição das praias onde as tartarugas desovam. As luzes artificiais também podem desorientar as crias, que se perdem e não conseguem chegar ao mar.
- Poluição Costeira: o despejo de resíduos e a contaminação das áreas costeiras alteram a qualidade do habitat, afetando tanto a alimentação quanto os locais de descanso e desova.
4) Alterações Climáticas: a alteração das temperaturas dos oceanos e das praias pode afetar diretamente a taxa de sucesso na incubação dos ovos. Nas tartarugas, a temperatura da areia influencia o sexo dos filhotes, e as variações extremas podem causar desequilíbrios na população.
Curiosidades sobre a Tartaruga-boba:
- Longevidade: a tartaruga-boba pode viver muitas décadas, chegando a viver até 80 anos ou mais na natureza.
- Migração: estas tartarugas são grandes viajantes! Elas percorrem milhares de quilómetros entre as áreas de alimentação e as praias de desova, demonstrando uma incrível capacidade de orientação.
- Simbologia Cultural: em muitas culturas, a tartaruga simboliza sabedoria, longevidade e resiliência. Ela é frequentemente vista como um emblema da necessidade de proteção e respeito pelos oceanos.
- Importância Ecológica: ao alimentarem-se e movimentarem-se pelos oceanos, as tartarugas ajudam a manter o equilíbrio dos ecossistemas marinhos, controlando a população das suas presas e contribuindo para a saúde dos recifes e das áreas costeiras.
Consequências da extinção da Tartaruga-boba:
A extinção da tartaruga-boba (Caretta caretta) traria diversas consequências negativas tanto para os ecossistemas marinhos como para as comunidades humanas:
1) Desequilíbrio ecológico: a tartaruga-boba desempenha um papel crucial na cadeia alimentar. A sua ausência pode levar a um desequilíbrio entre as populações de presas e predadores, afetando a saúde dos recifes e de outras áreas costeiras;
2) Perda de biodiversidade: cada espécie contribui para a complexidade e resiliência dos ecossistemas. A extinção da tartaruga-boba reduziria a diversidade biológica, o que pode diminuir a capacidade dos ecossistemas de recuperarem de mudanças ou perturbações;
3) Impactos na saúde dos ecossistemas marinhos: as tartarugas ajudam a manter o equilíbrio dos habitats marinhos, controlando populações de determinadas presas (como medusas e invertebrados) e promovendo a circulação de nutrientes. Sem elas, esses sistemas podem-se tornar menos produtivos e mais suscetíveis a problemas como a proliferação de algas nocivas;
4) Consequências económicas e culturais: muitas comunidades costeiras dependem do turismo associado à observação de tartarugas e à conservação marinha. A extinção desta espécie pode afetar o turismo e, consequentemente, as economias locais. Além disso, as tartarugas-boba possuem valor cultural e simbólico em diversas culturas, sendo a perda da espécie uma diminuição também do património natural e cultural;
5) Impactos na pesquisa científica: a tartaruga-boba é objeto de numerosos estudos sobre migração, ecologia marinha e alterações climáticas. A sua extinção limitaria a capacidade dos cientistas de compreender os impactos ambientais e de desenvolver estratégias para a conservação de outras espécies ameaçadas.
Conclusão:
A tartaruga-boba é uma espécie notável e vital para o equilíbrio marinho, mas que sofre com os impactos ambientais causados principalmente pela ação humana. Proteger esta espécie significa também cuidar dos oceanos e garantir um ambiente saudável para todos os seres vivos que dependem dele pois, a extinção da tartaruga-boba não afetaria apenas a espécie em si, mas provocaria uma série de efeitos em cascata que comprometeriam a saúde dos oceanos e o equilíbrio dos ecossistemas, além de impactar negativamente as comunidades humanas que dependem destes ambientes.
Justificação da escolha:
A tartaruga-boba (Caretta caretta) vive no mar e enfrenta ameaças importantes, como a poluição marinha (particularmente o lixo plástico) e a captura acidental, o que a torna um excelente foco para uma campanha de sensibilização.
Visto que só podíamos apresentar uma espécie considerámos que esta era bastante adequada para um projeto escolar, especialmente para alunos do 3º ano, pelos seguintes motivos:
- Presença na costa portuguesa: A tartaruga-boba é frequentemente avistada nas praias e águas da costa portuguesa, facilitando a ligação dos alunos com a espécie e permitindo que vejam o tema como significativo;
- Familiaridade e visibilidade: É uma espécie que, apesar de estar ameaçada, ainda é relativamente conhecida e pode ser encontrada em diversas fontes de informação e material visual, o que facilita a criação de atividades educativas;
- Relevância educativa: O ciclo de vida e os desafios enfrentados pela tartaruga-boba, como a poluição marinha (especialmente o lixo plástico) e a captura acidental, são temas que podem ser trabalhados de forma simples e prática com crianças, despertando o interesse e a consciencialização ambiental;
- Acessibilidade para ações práticas: atividades como limpezas de praia, criação de cartazes e elaboração de folhetos podem ser mais impactantes quando se relacionam com uma espécie que os alunos podem reconhecer e, eventualmente, ver no seu ambiente, incentivando o envolvimento direto com a conservação.
Ação/campanha:
Ação/campanha: "Preserve o Mar, Proteja a Vida!"
A campanha de sensibilização envolve diferentes atividades que estão a ser realizadas faseadamente. Após o levantamento das espécies ameaçadas, os alunos elaboraram os cartões “Insta Life” e agora estão a criar folhetos com as ilustrações realizadas e com as informações recolhidas para distribuir pela população.
1 - Elaboração de Folhetos Informativos
Os alunos estão a criar folhetos com informações sobre as espécies estudadas, as ameaças à biodiversidade e dicas práticas para ajudar a proteger os oceanos. Estes folhetos contêm desenhos dos alunos, dados sobre a espécie, curiosidades, ameaças, e recomendações de ações individuais e coletivas que devem ser adotadas para a preservação da vida marinha.
2 – Ação prática: Limpeza de Praia e distribuição de folhetos – 21 de maio
No dia 21 de maio, em parceria com a Câmara Municipal de Leiria, os alunos irão para a Praia do Pedrógão (praia do concelho de Leiria) fazer a limpeza da praia para recolher lixo, com ênfase em plásticos e resíduos que impactam a vida marinha.
O objetivo desta ação é a redução de resíduos na praia e a recolha de plásticos leves como sacos, palhinhas, tampas, cordas, etc. que serão posteriormente reutilizados.
Nesta ação, para além dos alunos e professores do 3.º ano irão participar elementos do Centro de Interpretação Ambiental de Leiria e os Encarregados de Educação dos alunos.
A Limpeza da praia acontecerá entre as 9h 30min e as 12h. Terminada esta ação, os alunos e os encarregados de educação irão distribuir os folhetos informativos, elaborados pelos alunos na fase anterior, a toda a população que encontrarem na praia e na zona circundante da Praia do Pedrógão, alertando os locais e os turistas para a importância da sua ação e colaboração na redução do lixo plástico nas praias, esperando assim conseguir uma ampla disseminação de informações na comunidade e áreas de lazer próximas à praia, sensibilizando para os perigos do plástico no oceano. Mostrar como o lixo humano vai parar ao mar e pode afetar a vida marinha e explicar a importância de manter os ambientes aquáticos limpos é também o objetivo deste contacto direto com a população.
3 – Exposição criativa
Após a limpeza, os alunos irão preparar uma exposição interativa e criativa na escola. Para esta exposição irão elaborar:
- Cartazes informativos sobre as espécies ameaçadas estudadas e os perigos do lixo marinho;
- Esculturas das espécies com os resíduos recolhidos;
- Gráficos sobre a quantidade e tipologia do lixo recolhido na limpeza de praia;
- Jogos interativos com as ações a adotar para reduzir o uso do plástico e os cuidados a ter para que este não chegue ao mar.
Depois de concluídos os produtos para a exposição esta será montada na zona de entrada da escola com os desenhos e trabalhos produzidos pelos alunos, fotografias da ação de limpeza, esculturas e cartazes realizados com parte do lixo recolhido e os gráficos elaborados para que toda a comunidade escolar e os Pais de todos os alunos a possam consultar e participar neste espaço interativo que educa e consciencializa os visitantes sobre a importância de manter o mar limpo.
4 – Colocação de Cartazes na Praia
Terminada a exposição, os cartazes elaborados com o lixo marinho recolhido serão colocados na Praia do Pedrógão, no mês de junho, para que as mensagens visuais impactantes incentivem a reflexão e o cuidado com o ambiente marinho para a proteção da biodiversidade, durante toda a época balnear.
Os cartazes serão colocados em pontos estratégicos de acesso à praia e áreas de grande circulação de banhistas, em parceria com a Câmara Municipal de Leiria e o Centro de Interpretação Ambiental (esta ação está prevista no Plano de Ação do programa Eco-Escolas e foi aprovada por todos os parceiros no 1º Conselho Eco-Escolas que se realizou no dia 17 de fevereiro).
5 – Workshops de Sensibilização
Paralelamente a todas estas ações práticas e relacionadas com a limpeza de praia e a recolha do lixo, os alunos do 3º ano B irão dinamizar workshops em todas as salas do 1.º Ciclo do Ensino Básico da escola (7 turmas do 1.º ao 4.º ano) com os seguintes objetivos:
- Partilhar as informações sobre as espécies ameaçadas através do jogo “Insta Life”;
- Sensibilizar para a importância da proteção e da conservação da biodiversidade;
- Identificar os impactos da poluição marinha;
- Indicar ações importantes que todos devemos ter para reduzir o consumo do plástico em casa e para não deixar lixo nas praias.
No final de cada sessão, os alunos das outras turmas irão preencher um inquérito de satisfação e avaliação sobre o workshop promovido pelos alunos do 3º ano B.
Localização e temporalidade:
Localização e temporalidade :
Como a campanha de sensibilização acontece em diferentes fases, partilhamos a calendarização das atividades. Os locais envolvidos neste projeto são o espaço escolar, a Praia do Pedrógão (concelho de Leiria) e a sua área envolvente.
Calendarização:
A – Trabalho de pesquisa sobre espécies ameaçadas – março de 2025
B – Ação/campanha de sensibilização (decorre em diferentes fases):
1 - Elaboração de Folhetos informativos – abril de 2025
2 – Ação prática: Limpeza de Praia e distribuição dos folhetos informativos – 21 de maio
3 – Exposição criativa:
a) elaboração dos cartazes e das esculturas com o lixo recolhido – 22 a 30 de maio
b) exposição no recinto escolar para ser visitada por toda a comunidade – 2 a 6 de junho No dia 5 de junho será feita uma apresentação online da exposição e partilhado um vídeo sobre este projeto nas redes sociais da escola (Facebook e Instagram) como forma de abranger uma comunidade mais abrangente e como celebração do Dia Mundial do Ambiente.
4 – Colocação de Cartazes na Praia – 8 de junho (Dia Mundial dos Oceanos)
5 – Workshops de Sensibilização – 2 a 13 de junho (de acordo com a disponibilidade de cada turma)
Público-alvo:
Público-alvo:
O grande objetivo de organizar o projeto em diferentes fases é conseguir atingir diferente públicos. Assim, na fase de pesquisa e de elaboração dos folhetos informativos o público-alvo são os alunos do 3º ano do Jardim-Escola João de Deus de Leiria.
No entanto, depois desta fase e dos alunos já estarem sensibilizados para a problemática serão eles os transmissores do conhecimento, o que acreditamos terá mais impacto junto da comunidade escolar e da população local.
Relativamente à ação/campanha propriamente dita, o público-alvo são todos os alunos, professores e auxiliares da escola, os pais e encarregados de educação que terão também um papel ativo na limpeza da praia e na distribuição dos folhetos, e a população residente e visitante da Praia do Pedrógão, uma vez que para além da nossa presença no dia 21 de maio, terão durante toda a época balnear os cartazes elaborados com o lixo marinho disponíveis em pontos estratégicos de acesso à praia e nas áreas de grande circulação de banhistas.
Por fim, e de forma a tentar chegar ainda a um maior número de pessoas, a exposição e o projeto será divulgado nas redes sociais da escola e nos jornais do concelho, tornando assim a campanha com uma área de abrangência a toda a população do concelho e às ONG ambientais.