Redbridge International School - Campo de Ourique (Lisboa)
Espécie selecionada e respetivas ameaças:
A espécie selecionada é a Baleia Franca (Eubalaena glacialis). A turma do 3º ano escolheu esta espécie porque é imponente - mede mais do que um autocarro e pode ter 5 vezes o seu peso - e apresenta número muito baixos - só existem 250 a 300 baleias francas. O estatuto de conservação da baleia franca é “Criticamente em perigo”.
São quatro as principais ameaças à conservação da baleia franca: 1) colisões com navios; 2) perda de habitat; 3) poluição sonora no oceano e; 4) emaranhamento nas redes de pesca. No âmbito da perda de habitat, inclui-se a sua poluição por via de plásticos. É neste campo que a ação prática que iremos realizar se insere, ligando as nossas ações “em terra” a um “impacte no mar” e motivando todos a reduzir este impacte seguindo a política dos 3R.
Ação/campanha:
A campanha inclui as seguintes ações:
Apresentação do trabalho na Assembleia da Primária
Limpeza de praia e recolha de objetos de plástico
Criação de peças arte com o lixo, alusivo à baleia franca e exposição das peças
Incentivar toda a comunidade a reduzir, reutilizar e reciclar
Criar um artigo para o jornal da escola e propôr a divulgação deste artigo pela Junta de Freguesia.
Localização e temporalidade:
Por questões de calendário, ainda só foi realizada a primeira ação. Em 11 de Abril, a turma do 3º ano apresentou a campanha na assembleia da escola. Foi feita uma descrição da baleia franca, a localização em mapa do seu habitat, de que se alimenta e porque se encontra em vias de extinção.
A limpeza de praia será realizada após as férias da Páscoa. Seguindo as linhas de orientação do workshop realizado em 2023/2024 no âmbito do projeto “Brigada Amar o MAR”, os alunos serão convidados a fazer peças de arte com o lixo recolhido na praia, alertando para os efeitos do plástico na perda de habitat das baleias francas.
Na semana de 19 a 23 de Maio, no âmbito da exposição do Dia Marítimo Europeu (celebrado a 21 de Maio), serão expostos os trabalhos realizados com os plásticos recuperados na limpeza de praia.
Esta exposição estará aberta a todos os membros da comunidade da escola.
Iremos sugerir que esta exposição seja mostrada a toda a comunidade de Campo de Ourique, com a colaboração da Junta de Freguesia de Campo de Ourique, que integra o nosso Conselho Eco-escolas.
Em Junho será lançada a terceira edição do jornal da escola “Extra-Extra”, onde a turma irá reportar o processo de realização da campanha de sensibilização e onde o poster será publicitado.
Público-alvo:
A campanha é dirigida a todos os membros da comunidade da Escola, numa primeira fase, mas será estendida a toda a população da freguesia de Campo de Ourique.
A mensagem da exposição visa demonstrar que as nossas ações na praia podem impactar um animal que se encontra a milhas de distância, pelo que o público alvo são as crianças da nossa escola, que são os veículos mais eficazes para transmissão da informação de forma inspiracional.
Esta exposição poderá assumir uma natureza itinerante, passando pelas escolas da freguesia que integram o programa eco-escolas