Mini COP

ENQUADRAMENTO

Este é um projeto Get2C no qual as Eco-Escolas e os Jovens Repórteres para o Ambiente são parceiros.
A Mini COP é um projeto perfeito para trabalhar o tema do ano: ação climática.

OBJETIVO

Esta iniciativa, que faz parte da Viagem pelo Clima, tem como objetivo alertar os jovens para as mudanças climáticas e envolvê-los ativamente na criação de soluções sustentáveis a nível local e nacional.

QUEM PODE PARTICIPAR

O concurso é direcionado a alunos do 7º ao 12º ano de qualquer escola, a nível nacional. Podem apresentar vários projetos por escola.

METODOLOGIA

Através de uma dinâmica escolar, os jovens são desafiados a identificar ideias sustentáveis para o seu município.
Devem formar uma ou mais equipas de 2 a 5 elementos.
Cada equipa deve apresentar o seu projeto sustentável,

COMO PARTICIPAR

Devem inscrever-se até 27 de outubro, através do preenchimento de um formulário online.
Depois de uma pré-seleção das melhores ideias, as equipas selecionadas têm de criar um vídeo a explicar a ideia.

Inscrição aqui
MAIS INFORMAÇÃO

Mais  sobre a MINI COP aquiconsulte o regras de participação.
Conheça o regulamento completo aqui
da iniciativa.

• Esta ação promove a consciência ambiental incentivando os jovens a pensar em estratégias concretas que se adequem à sua implementação no país, município e/ou nas escolas (desde que possam ser replicadas por outras entidades no município). Os temas a serem abordados incluem Economia Circular, Água, Energia, Proteção dos Oceanos, Mobilidade, Resíduos e Biodiversidade. No entanto, além dos temas sugeridos, os alunos têm a liberdade de escolher o que querem desenvolver desde que respeitem a lógica de integração e estejam alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
  • A votação para a escolha das oito ideias finalistas será a nível nacional. As oito equipas, juntamente com os respetivos professores vão ter a oportunidade de apresentar as suas propostas a um júri durante um evento em Lisboa, na segunda semana de dezembro. O apuramento da equipa vencedora será deliberado por um júri que vai selecionar as três melhores ideias.
  • A Mini COP e a Viagem pelo Clima são iniciativas do Cooler World, um movimento que visa a neutralidade carbónica, criado pela Get2C, uma consultora especializada em alterações climáticas. Estas iniciativas contam com o apoio do Fundo Ambiental e de várias outras entidades, tendo como objetivo mobilizar a sociedade portuguesa para a urgente transição climática.