Muros Com Vida – Municípios: Trabalhos a Concurso 2024/2025

Município de Soure

N.º de muros pintados:
11

Memória descritiva:

I) Como motivou à participação das suas escolas?
O projeto "Muros com vida" é uma atividade que, em conjunto com outras que desenvolvemos e apoiamos, nos estabelecimentos escolares do concelho de Soure, permite-nos garantir uma valiosa colaboração na dinamização dos valores ambientais, cada vez mais urgentes para a sustentabilidade do nosso planeta e da vida de todas as espécies na Terra. Neste sentido, além do projeto ter sido apresentado nos conselhos Eco-Escolas foi enviado um convite, via e-mail, a todas as Eco-Escolas do concelho.

Ii) Apoiou as escolas com recursos (humanos e/ou materiais)? Quais?
O Município de Soure foi responsável pela monitorização do projeto - apelou aos contributos dos seus recursos humanos afetos às escolas, ofereceu os materiais necessários para a execução das pinturas, nomeadamente, as tintas, os pincéis e luvas, e, paralelamente, articulou com as Juntas de Freguesia a limpeza dos espaços a pintar.

Iii) Organizou, na qualidade de promotor ou parceiro, formações/workshops sobre a fauna, flora e ecossistemas concelhios ou até mesmo sobre arte urbana e técnicas de pinturas de exterior?
Sim. Numa parceria entre os Serviços Educativos e os Serviços Municipais de Defesa da Floresta e Proteção Civil, e no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Floresta Autóctone e do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, foram dinamizadas sessões de informação e sensibilização para a importância da floresta autóctone e foi distribuído a cada criança um pequeno pinheiro manso (900 unidades), sendo este um exemplar de espécie autóctone do nosso país. A ideia é que as crianças se responsabilizem pela sua árvore, plantando-a, cuidando dela e observando a sua evolução.
Esta ação teve como objetivo consciencializar para a necessidade de ordenamento da floresta e alertar para a importância das espécies autóctones. Pretendeu-se promover uma floresta sustentável e diversificada nas suas caraterísticas produtivas e biológicas, com base na proteção e continuidade das florestas autóctones
- No âmbito do projeto “BeeFood”, financiado pelo Fundo Ambiental e liderado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, o Município de Soure promoveu uma ação de sementeira num terreno propriedade da Freguesia de Vila Nova de Anços, que colaborou na iniciativa.
O projeto “BeeFood”, liderado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, visa converter áreas atualmente dominadas por espécies exóticas invasoras em campos de alimento para polinizadores, com particular atenção às abelhas melíferas.
Esta transformação será alcançada através da rearborização com espécies autóctones e da sementeira de plantas herbáceas perenes. Os objetivos do projeto incluem a criação de campos de alimento para polinizadores, a redução da área de regeneração natural de Eucalyptus spp, a recuperação de áreas atualmente dominadas por espécies exóticas invasoras, o aumento da biodiversidade em áreas de monocultura e a promoção da transformação da paisagem, visando a redução da perigosidade e do risco de incêndio rural.
A atividade centrou-se no semeio de Serradela Bio, Tremocilha Azul, Ervilhaca comum, Trevo Encarnado, Trevo da Pérsia, Coentros, Damas-do-bosque e Erva-da-vaca-branca, contando com a participação de um grupo de alunos do 11.º ano do Agrupamento de Escolas Martinho Árias de Soure, acompanhados por duas docentes, que têm participado ativamente e com grande empenho em várias ações de preservação ambiental.
O projeto “BeeFood” enquadra-se no conjunto de investimentos realizados pela CIM Região de Coimbra e pelo Município de Soure nesta área, nomeadamente nos projetos de combate às espécies exóticas invasoras, de forma a proteger a natureza e o património natural, impulsionando assim a nossa floresta autóctone e melhorando os ecossistemas.

Iv) Acompanhou a pintura das suas escolas? De que forma?
A exemplo dos anos anteriores, as pinturas foram acompanhadas desde o início atá ao final pelos Serviços Educativos, estando atentos ao cumprimento dos prazos bem como às eventuais necessidades levantadas pelos coordenadores a fim de conseguirmos respostas atempadas.

Convite

Fotografias:

Fotografias do Município:

Fotografias das Escolas:

Outras informações (opcional):

Outras observações:
A forma como a atividade decorreu e os resultados finais deram-nos a convicção de que esta iniciativa ficará na memória coletiva do concelho de Soure, quer pela sua importância, quer pelo respetivo impacto na comunidade, não apenas pelo facto de estarmos a apostar numa consciencialização dos mais novos para as problemáticas ambientais, mas sobretudo por termos responsabilidades acrescidas na luta contra a poluição e, paralelamente, na educação da adoção de comportamentos mais amigos do ambiente.
Por último, resta-nos agradecer às nossas entidades parceiras, à ABAAE, ao Agrupamento de Escolas Martinho Árias de Soure, às Juntas de Freguesia, aos/às professores/as, auxiliares de educação e, em particular, aos alunos pela dedicação ao projeto e pelos excelentes trabalhos realizados.